A quem se destina

  Escolhendo seu kit

  Antes de começar

  Montando a cabine

  Cockpit em 8 passos

  Os Canopies

  Fazendo Canopis

  Re-Scribbing

  Rebites

  Estais

  Metal Fatigado

  Shading

  Giz Pastel

  Wash

  Envelhecimento

  Em Andamento...

  Especiais

  Walk-Arounds

  Downloads

  Referências

  Sites de Aviões

  Outros Sites

 <<Voltar
O Cockpit em oito passos

A montagem do cockpit, usando-se as várias técnicas descritas e outros truques de envelhecimento, pode ser feita em 8 passos. Abaixo, uma descrição dos passos. Eles valem tanto para cockpits incluídos no kit, quanto para detail-sets. A diferença é que no segundo caso, os detalhes são melhores.

cor da resinaInício: O cockpit em questão trata-se de um cockpit para HellCat 1/48 da Aires. Além disso, foram comprados photo-etcheds para o mesmo avião de modo a melhorar ainda mais o detalhamento. A figura mostra a resina em sua cor natural.

cor de fundoPasso 1: Primeiramente, passe a cor de fundo do cockpit em todas as peças. É importante lembrar que nem todos os cockpits são "preto" ou "alumínio" como descrito nas instruções. Muitos aviões tinham o cockpit pintados de acordo com padrões de sua força aérea, apenas com a pintura de fundo (primmer) ou até mesmo a liga metálica do avião. Esse cockpit foi pintado com "Cromato de Zinco", que dá essa cor amarelada.

Passo 2: Pinte os detalhes em sua cor própria. Cintos, extintores, etc. As caixas de instrumentos são uma exceção. Mesmo que elas sejam pretas no avião real, não pinte de preto. Use um cinza escuro, ou preto clareado com branco. O detalhamento posterior será mais fácil assim. Também dá um efeito melhor se os paineis tiverem pequenas variações nos tons de cinza.

Passo 3: Faça um Wash com cores marrons ou escuras. Isso irá dar a impressão de uso do cockpit. Isso deve ser feito principalmente nas laterais e no fundo do cockpit, partes onde o desgaste é maior.

Passo 4: Use a técnica do Dry Brush e pinte os botões e painéis. Geralmente é pintado de branco, mas em painéis modernos, pode ser usado também o verde, para simular os instrumentos luminosos.

Passo 5: Com a ponta de um pincel, pinte os botões coloridos (azuis, amarelos e vermelhos). Se preferir siga alguma foto de referência, mas também pode ser feito aleatoriamente, de modo a dar mais vida ao painel. No entanto, é importante não exagerar nas cores. Os painéis tem poucos botões coloridos e deve-se evitar que o painel fique espalhafatoso.

Passo 6: Após isso, é necessário diminuir o colorido do passo anterior. Use giz pastel com vários tons de cinza e passe sobre os paineis. Isso irá deixá-lo menos luminoso.

Passe verniz fosco sobre todo o cockpit e espere secar bem. Após isso, faça outro Dry Brush com cores metálicas (alumínio, steel, metal gray), mas cuidado para não exagerar.

Passo 8: Aplique um pouco de cola branca, crystal clear ou bonder nos instrumentos analógicos. Ápos secar, ele ficará com o efeito de vidro que esses instrumentos possuem.

Matias Schweizer


Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1366 x 768
Eventos Agendados
Maio
S T Q Q S S D
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
             

Junho
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30