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Método para Destacar Linhas Rebaixadas

Quando você vê aqueles modelos com o painel uniformemente acentuados com linhas e interiores perfeitamente sombreados, você se pergunta: Como aqueles "caras" fazem isso?

Há diversas maneiras de acentuar as linhas de painel e sombrear interiores. Para acentuar linhas de painel, alguns plastimodelistas usam uma caneta de ponta fina para riscar cada linha. Não é difícil de fazer, mas é demorado e exige destreza. Já que a maioria das linhas de marcação do painel são levemente gravadas, a caneta tem que ter a ponta bem fina para caber dentro das linhas demarcadas.

Para o sombreamento, a caneta não é muito eficaz. Alguns plastimodelistas preferem usar uma "lavagem" com tinta escura e rala, que inunde as linhas e os rebaixos do painel. Isto funciona bem, mas pode ser difícil de aplicar-se sem causar sujeira. Também, você tem que usar um diluente que não afete a pintura abaixo dela.

Embora acentuadas, o destaque das linhas de painel não são muito populares a todos os plastimodelistas, eu aprecio muito quando elas são bem feitas. A chave é evitar retocar o efeito (isso faz as linhas ficarem tortas). Por exemplo, recentemente, em um clube de plastimodelismo, encontrei um par de modelos escala 1/48 de aviões russos camuflados que atraíram muito a minha atenção. Todas as linhas do painel foram escurecidas e os suportes do trem de pouso, caixa de rodas e cabine do piloto foram sombreados perfeitamente. Eu perguntei ao construtor, Randy Dieck, como ele fez: "Eu tive a idéia de um modelo na FineScale! Estava em um artigo da dicas da Hawkey", disse.

Assim, procurei nos arquivos desta revista e encontrei o artigo da dica "Irresistíveis aviões modelo" na edição de fevereiro 1999. A técnica da lavagem foi mostrada em duas fotos nas dicas de wash geral em B-25s, mas procurei adaptar uma forma fácil para aplicar a técnica às linhas e rebaixamentos de painéis. Usei o método de Hawkey (dicas do autor da FSM) e os conselhos de Randy para terminar minha réplica Tamiya 1/48 do A-1H Skyraider que construí para o artigo "Camuflagem fácil - a delicada história das máscaras" no FSM de julho 2001. Os leitores queriam saber mais...

Há dois elementos chaves para o sucesso desta técnica. Primeiramente, o modelo deve ser lustroso - a lavagem fica melhor e a aplicação fica mais fácil quando a pintura é lisa. Em segundo, a lavagem deve ser feita com água ensaboada - o sabão reduz a adesão da pintura e espalha melhor.

O bacana desta técnica é que ela pode ser feita com qualquer cor (até mesmo com o branco!) Primeiramente, misture cinco porções de água e duas porções de tinta acrílica diluída em água. Considerando o esquema de cores do modelo, determinar que cor usar para o Wash. Por exemplo, em um tanque onde a cor "TAN" predomina, poderá usar um Wash castanho chocolate e a cor preta para as linhas de painel em um avião todo branco seriam demasiadamente fortes, por isso, neste caso, use o cinza médio. Os tons cinza-médio são bons para aviões negros. Para meu A-1, usei o "cinza neutro" para a parte de baixo, cabine do piloto, caixa de rodas e suporte do trem de pouso e preto para a camuflagem superior e restante da superfície. Na mistura, adicione três gotas de detergente (aquele usado para lavar louça). Misture pouco (senão vai criar muita espuma). O resultado da mistura será um denso e escorregadio líquido o qual batizei de "lama de Wash". A mistura tinta/sabão/água não é abrasiva, e você pode ajustá-la como quiser. Se você achar difícil a remoção da lavagem inicial, então você precisa de mais sabão na mistura.

Uma vez que o modelo está pintado, limpo e seco, está pronto para a "lama"! Eu uso um velho pincel chato de 1?8 para aplicar a lama. Não preciso ser cuidadoso porque eu posso remover o excesso. Entretanto, quanto mais lama aplicar, mais terá que trabalhar para remover excesso, então, tente "dosar".

Passo a "lama" ao longo de todo o painel linha-a-linha, depois, passo nas caixas de rodas, cabine do piloto e trem de pouso. Em seguida, nos cabides e rodas, tudo com movimentos diretos para não criar bolhas de ar.

O líquido seca entre 15 e 30 minutos. Os pontos ainda molhados ficam brilhantes, e secam mais rápido nas áreas lisas. Um secador de cabelo apressa a secagem, mas não exagere no calor. Uma vez a lavagem apresentar-se seca, o excesso pode ser removido. A Lama pode ser removida com um pano, mas prefiro usar cotonetes de algodão secos para uma melhor qualidade e controle. Apenas pouca pressão é necessária, giro o cotonete ao limpar, evitando o acúmulo da substância no algodão. Acabo usando muitos cotonetes, mas acho o resultado melhor que o pano.

Para remover a lama das áreas mais difíceis (tais como suporte do trem de pouso), uso a ponta da agulha de um aerógrafo. A lavagem cria o efeito de profundidade e definição aos suportes e às rodas. Uma vez que todo o excesso é removido, a substância fica dentro das linhas do painel e nos cantos de baixo relevo. Inspecione o resultado e reaplique o processo, caso necessário. Se não ficar satisfeito com a lavagem (talvez a cor não caia bem), poderá removê-la com água e sabão. Seque e comece tudo de novo. A última etapa é (com tudo seco e limpo), selar a lavagem e os decalques com verniz apropriado. Espero que vocês achem a lavagem da lama um método tão fácil e eficaz como eu acho. É divertido, mas no começo é bem sujo!

Resumo dos Passos:

1. Detergente, água e tinta acrílica são misturadas para fazer a "lama de Wash";

2. Depois que o modelo estiver pintado, selado e seco, aplicar a lavagem de lama em todas as linhas rebaixadas do modelo;

3. A "lama" deve ser usada na cabine do piloto, caixas de rodas, e em outras depressões profundas para simular sombras;

4. Faça o mesmo para o trem de pouso: lembre-se que o cinza trabalha melhor que o branco;

5. Aplique a "lama" nas rodas, cubos e parafusos do modelo;

6. Uma vez que a "lama" estiver seca, o excesso pode ser removido com cotonetes de algodão secos;

7. Para remover a lama dos rebaixos mais profundos, use a ponta de uma agulha de aerógrafo e limpe a ponta com papel absorvente;

8. Comparem o trem de pouso principal limpo (à esquerda) e outro "lavado" (à direita).

Texto original de Paul Boyer
Fotos originais de William Zuback e Jim Forbes
Artigo publicado na revista Fine Scale Models - Novembro de 2001
Tradução/adaptação:

Texto: Steve Bamford



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