![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Envelhecimento com Giz Pastel
Às vezes, simples técnicas podem trazer resultados incríveis. Se a técnica não pode ser realizada porque os resultados são fracos, então esta é a técnica perfeita para mim...à prova de idiotas. Esta técnica usa giz pastel seco... As ferramentas e ingredientes necessários são baratos e disponíveis. ATENÇÃO: O giz pastel pode ser vendido nas opções seca e oleosa. Para essa técnica, deve-se usar o giz seco! Esta técnica será utilizada após a colagem dos decalques e pode ser feita antes ou depois do uso de verniz. Se você utilizar antes do verniz no modelo, o verniz selará (deixará permanente) o pó de giz. Para efeitos de demonstração, o modelo usado (DML Me 262 1/48) foi pintado apenas com primer.
De posse desses ingredientes, vamos começar a preparação do material e do modelo a ser envelhecido por “wash”. Inicialmente, raspe uma quantidade pequena do giz com o estilete. Você poderá faze-lo também com uma lixa d’água (360 ou 500), mas tenha em mente que uma boa quantidade ficará retida na lixa, causando um certo desperdício. Com estilete, o desperdício será bem menor. Após a raspagem, coloque todo o pó no copo de cafezinho e reserve. Adicione uma pequena quantidade de água para dissolver o pó. Entretanto, esta mistura ainda não estará boa, pois o pó não dissolve muito, devido à tensão superficial da água. Neste caso é só adicionar algumas gotas do lava-louças para que a mistura fique homogênea e faz a quebra da tensão superficial da água. Costuma funcionar muito bem.
O detergente lava-louça costuma agir como uma “cola” para ajudar o pó de giz grudar no modelo, então não seja pão-duro adicionando apenas uma gota de detergente, pois o objetivo é mais do que quebrar a tensão superficial da água. Uma vez que o giz estiver totalmente dissolvido na mistura água/sabão, é hora de “pintar” a mistura no modelo. Para que a demonstração ficasse bem clara neste artigo, eu usei giz negro. Na maioria dos casos , uma análise cuidadosa de fotos de referência, indicará a cor de giz pastel mais apropriada para uso...tons de marrom ou cinza costumam ser as escolhas mais comuns. È possível misturar 02 ou mais cores para produzir uma cor personalizada, entretanto, costuma ser uma opção muito trabalhosa. “Pintar” a mistura é simples. aplique aonde você precise escurecer as reentrâncias, painéis metálicos, etc. Você pode aplicar sem preocupação, porque qualquer lambança pode ser corrigida ou removida.
O giz deverá grudar muito bem devido ao detergente que secou. Então, passe um lenço de papel umedecido (não molhado) e esfregue nas áreas internas das asas. Você pode tentar limpar pelas linhas dos painéis, mas se as linhas dos painéis são rasas, como as deste Me-262, você poderá acabar limpando completamente o painel. Se isto acontecer, a mistura poderá ser aplicada mais e mais vezes.
Parte da mistura poderá ser reaplicada, pois as linhas do painel são muito finas ou rasas e a limpeza removeu totalmente a mistura. Não jogue fora a sua mistura até seu serviço estar completamente terminado. Você provavelmente retocará o serviço algumas vezes. Deixe a nova camada secar por algum tempo. O lenço de papel deve ser usado com o lado limpo e trocando de lado sempre, tomando o cuidado de remover apenas o excesso, sem retirar o conteúdo das linhas do painel. A limpeza continua pelo lado de baixo das asas, entretanto, o resultado final já pode ser vislumbrado como na foto. O efeito aqui é muito bom. O giz pode ser removido totalmente do modelo utilizando uma escova de dentes tipo macia umedecida em água morna ou detergente.
Texto: Steve Bamford Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links Melhor visualizado em resolução 1366 x 768 |
|