A quem se destina

  Escolhendo seu kit

  Antes de começar

  Montando a cabine

  Cockpit em 8 passos

  Os Canopies

  Fazendo Canopis

  Re-Scribbing

  Rebites

  Estais

  Metal Fatigado

  Shading

  Giz Pastel

  Wash

  Envelhecimento

  Em Andamento...

  Especiais

  Walk-Arounds

  Downloads

  Referências

  Sites de Aviões

  Outros Sites

 <<Voltar
Envelhecimento com Giz Pastel

Às vezes, simples técnicas podem trazer resultados incríveis. Se a técnica não pode ser realizada porque os resultados são fracos, então esta é a técnica perfeita para mim...à prova de idiotas. Esta técnica usa giz pastel seco... As ferramentas e ingredientes necessários são baratos e disponíveis.

ATENÇÃO: O giz pastel pode ser vendido nas opções seca e oleosa. Para essa técnica, deve-se usar o giz seco!

Esta técnica será utilizada após a colagem dos decalques e pode ser feita antes ou depois do uso de verniz. Se você utilizar antes do verniz no modelo, o verniz selará (deixará permanente) o pó de giz. Para efeitos de demonstração, o modelo usado (DML Me 262 1/48) foi pintado apenas com primer.

MateriaisEm primeiro lugar você precisa adquirir giz pastel seco, que pode ser encontrado nas casas que vendem materiais para artes plásticas. Suas matizes podem ser preto, cinza e marrons. Você também vai precisar de um estilete, um vasilhame pequeno (tipo copo de cafezinho), pincel (compre um barato, pois estraga o pincel) e detergente de lavar louças e ainda um pouco de água.

De posse desses ingredientes, vamos começar a preparação do material e do modelo a ser envelhecido por “wash”.

Inicialmente, raspe uma quantidade pequena do giz com o estilete. Você poderá faze-lo também com uma lixa d’água (360 ou 500), mas tenha em mente que uma boa quantidade ficará retida na lixa, causando um certo desperdício. Com estilete, o desperdício será bem menor.

Após a raspagem, coloque todo o pó no copo de cafezinho e reserve.

Adicione uma pequena quantidade de água para dissolver o pó. Entretanto, esta mistura ainda não estará boa, pois o pó não dissolve muito, devido à tensão superficial da água.

Neste caso é só adicionar algumas gotas do lava-louças para que a mistura fique homogênea e faz a quebra da tensão superficial da água. Costuma funcionar muito bem.

Raspe o giz Reserve Acrescente Agua Acrescente Detergente Misture tudo

O detergente lava-louça costuma agir como uma “cola” para ajudar o pó de giz grudar no modelo, então não seja pão-duro adicionando apenas uma gota de detergente, pois o objetivo é mais do que quebrar a tensão superficial da água.

Uma vez que o giz estiver totalmente dissolvido na mistura água/sabão, é hora de “pintar” a mistura no modelo. Para que a demonstração ficasse bem clara neste artigo, eu usei giz negro. Na maioria dos casos , uma análise cuidadosa de fotos de referência, indicará a cor de giz pastel mais apropriada para uso...tons de marrom ou cinza costumam ser as escolhas mais comuns. È possível misturar 02 ou mais cores para produzir uma cor personalizada, entretanto, costuma ser uma opção muito trabalhosa.

“Pintar” a mistura é simples. aplique aonde você precise escurecer as reentrâncias, painéis metálicos, etc. Você pode aplicar sem preocupação, porque qualquer lambança pode ser corrigida ou removida.

Passe a Mistura

O giz deverá grudar muito bem devido ao detergente que secou. Então, passe um lenço de papel umedecido (não molhado) e esfregue nas áreas internas das asas. Você pode tentar limpar pelas linhas dos painéis, mas se as linhas dos painéis são rasas, como as deste Me-262, você poderá acabar limpando completamente o painel. Se isto acontecer, a mistura poderá ser aplicada mais e mais vezes.

Remova com papel umido

Parte da mistura poderá ser reaplicada, pois as linhas do painel são muito finas ou rasas e a limpeza removeu totalmente a mistura. Não jogue fora a sua mistura até seu serviço estar completamente terminado. Você provavelmente retocará o serviço algumas vezes.

Deixe a nova camada secar por algum tempo.

O lenço de papel deve ser usado com o lado limpo e trocando de lado sempre, tomando o cuidado de remover apenas o excesso, sem retirar o conteúdo das linhas do painel.

A limpeza continua pelo lado de baixo das asas, entretanto, o resultado final já pode ser vislumbrado como na foto. O efeito aqui é muito bom. O giz pode ser removido totalmente do modelo utilizando uma escova de dentes tipo macia umedecida em água morna ou detergente.

Antes Depois

Trabalho Acabado

Texto: Steve Bamford
Tradução e Adaptação:



Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1366 x 768
Eventos Agendados
Julho
S T Q Q S S D
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          

Agosto
S T Q Q S S D
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 1819
20 21 2223242526
27 28 29 30 31