A quem se destina Escolhendo seu kit Antes de começar Montando a cabine Cockpit em 8 passos Os Canopies Fazendo Canopis Re-Scribbing Rebites Estais Metal Fatigado Shading Giz Pastel Wash Envelhecimento Em Andamento... Especiais Walk-Arounds Downloads Referências Sites de Aviões Outros Sites <<Voltar |
Wolfgang Ortmann
Alguns anos atrás, após o artigo sobre Egon Albrecht ter sido publicado na revista da Luftwaffe Verband, o pesquisador e escritor inglês Francis Marshall encontrou, durante suas pesquisas, informações sobre o piloto brasileiro Wolfgang Ortmann. Enquanto aguardava o envio das cópias desta documentação, solicitei ao Deutsche Dienstelle em Berlin uma pesquisa em seus arquivos. As informações recebidas da Alemanha forneceram alguns dados importantes, mas também criou uma certa confusão. Wolfgang Ortmann nascera em 25 de maio de 1917 na Cidade de São Bento, não havendo registro de quando ocorreu seu ingresso no serviço militar. Seu treinamento realizou-se no 4./Fl.Ausb.Rgt 14 ( Quarto Staffel do Fliegerausbildungsregimentern 14 ) onde permaneceu até 6 de outubro de 1939. O Fl.Ausb.Rgt 14 estava localizado na cidade de Klagenfurt, na área da 4 Luftwaffen Felddivision, sendo na ocasião seu Kommandeur o Oberst Friedrich Leesemann. Ainda de acordo com os dados fornecidos, em 9 de abril de 1941 estava no III./ZG 76 (3º Gruppe do Zerstörergeschwader 76). Ao falecer em combate, no dia 3 de fevereiro de 1942," estava atuando na segunda formação do II Gruppenstab do ZG 1 (Formado à partir do III./ZG76), baseado em Brijanak, Rússia. Um fato que a princípio causou confusão, foi a informação de que o falecimento ocorrera em Sassari, Africa, onde o II./ZG1 não combateu. Após uma longa espera, a chegada de novos documentos sobre Ortmann pode esclarecer finalmente este mistério. Pesquisas realizadas em São Bento do Sul por Hilário Rank (Presidente da Fundação Cultural de São Bento do Sul) forneceram dados interessantes sobre o nascimento de Wolfgang Ortmann.
No Têrmo lavrado em 31 de maio de 1917, seu nome aparece como Carlos Christiano Wolfgang, filho de Eduardo Ortmann e Fanny Ortmann. Chama a atenção o "aportuguêsamento" de alguns nomes, visto que seu pai, mesmo sendo identificado como Eduardo Ortmann assina o Têrmo como Eduard Ortmann. Wolfgang Ortmann foi batizado na Paróquia Evangélica Luterana de São Bento do Sul, no dia 8 de julho de 1917. A declaração recebida diz "Wolfgang Karl Christian Ortmann (a sequencia pode estar alterada) filho de ...(ilegível)...Ortmann e de Fanny Creuz, nascido no dia(...)". O Ato Batismal foi realizado pelo Pastor Eduard Ortmann, que trabalhou na comunidade entre 1912 e 1924. (Poderia ser seu pai ou seu avô) Um cruzamento entre os registros nos fornece o seguinte quadro: Wolfgang Karl Christian Ortmann (ou Karl Christian Wolfgang Ortmann) nasceu em 25 de maio de 1917 na Cidade de São Bento do Sul. Filho de Eduard Ortmann e Fanny Kreuz Ortmann, sendo seus avós paternos Eduard Ortmann e Bertha Ortmann e maternos, Oscar Kreuz e Augusta Kreuz. Seu falecimento em 3 de fevereiro de 1942 ocorreu durante um ataque ao campo de Basary, nas proximidades de Toropeytz, no Front Russo, como conta o relatório do Feldw. Tamm, participante da missão: Abaixo a versão em português tendo por base a tradução publicada no livro "Sting of the Luftwaffe" de John Vasco.
C ó p i a de cópia ! II./Zerstörergeschwader 1 Pôsto de Comando, 5/2/42 C ó p i a T a m m, Feldw, II./ZG 1 4/2/42 R e l a t ó r i o Eu estava voando como o terceiro homem na Rotte do Hptm. Kaldrack no ataque ao campo aéreo de Basary (17683) em 3/2/42. No campo um R-5 fizera um pouso forçado e foi incendiado durante o segundo ataque do Hptm. Kaldrack, Hptm. Kaldrack então retirou-se seguido de perto pelo Oblt. Ortmann. Eu seguia um pouco atrás. Repentinamente meu rádio- operador avisou: Caças atrás! Eu olhei ao redor e vi o aparelho cerca de 100 metros ao lado e atrás de mim e o identifiquei como um J-18. Por causa disso imediatamente fiz uma curva. Após três círculos de 360 graus o aparelho veio em uma meia curva para a direita. Eu falei pelo rádio: Estou em combate com um J-18! Como resultado ambos os aparelhos se aproximaram imediatamente. Hptm. Kaldrack curvou dentro da trajetória do J-18 com o Oblt. Ortmann seguindo-o muito próximo. O J-18 fêz círculos mais fechados. Quando Hptm. Kaldrack estava se posicionando atrás dêle, vi que o aparelho do Oblt. Ortmann colidiu contra o dêle na altura do pôsto do rádio-operador. Eu vi então chamas e peças de ambos os aviões espalhados. Eu não vi quaisquer pára-quedas abrirem. A partir daí não pude ver mais nada, pois coloquei-me em uma posição favorável atrás de um J-18 e o derrubei mas acabei sendo atacado por trás por outro J-18 e no combate que se seguiu eu deixei a área da queda. F.d.R.d.A .: ass. G l u t h Oberleutnant e Adjudant ass. T a m m Pela exatidão da cópia: (assinatura) Leutnant e Adjudant Notas:
Oblt. Wolfgang Ortmann, Obergefr. Josef Milichowsky, Hptm. Rolf Kaldrack e Uffz. Martin Enke estão entre os milhares de combatentes cujos corpos ainda encontram-se perdidos na imensidão russa. É possível imaginar que Egon Albrecht e Wolfgang Ortmann tenham se conhecido, pois além do fato de serem brasileiros, ambos combateram no II./ZG 1 no Front Russo na mesma época.
Meus agradecimentos à Francis Marshall, Deutsche Dienstelle, Fernando Estanislau, Martin Bach, John Vasco, Hilário Rank, Norbert Schuchbauer, Christer Bergström, Marcelo Ribeiro e à IPMS Curitiba pelo valioso espaço concedido.
Texto:
|
|