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Revell Mikoyan-Gurevich Mig21MF Fishbed 1/32

Work in Progress: MIG-21 MF – Revell 1:32

ETAPA 08: "DECAIS"

Por causa da Guerra Fria ocorrida nos anos 60/70, e pelo fato dos Estados Unidos apoiarem Israel belicamente, a União Soviética revidava fornecendo material bélico ao Egito e a países agregados. Não raro, equipes de manutenção soviética residiam nos esquadrões destes países para ensinar e efetuar manutenção nas aeronaves adquiridas. O MIG-21 não é uma exceção. Estas aeronaves (vindas da União Soviética) recebiam pintura camuflada e marcações dos esquadrões egípcios, mas as balizagens de manutenção permaneciam no idioma russo.

As marcações de uma aeronave egípcia não são complexas. Elas combinam letras e/ou números para definir o registro da aeronave no esquadrão (normalmente com 4 algarismos), pintam o "mascote" do esquadrão ao lado (isso quando existe um mascote), colocam a bandeira do Egito na deriva e o brasão com as cores da bandeira é pintado nas pontas das asas (parte superior e inferior) e nas laterais da fuselagem.

Pessoalmente, gosto de desenhar meus próprios decais (isso quando decido não usar os que vêm no kit). Para isso, uso o programa de desenho COREL DRAW 11 que tenho (mas você pode usar outro que melhor lhe convier: PHOTO-SHOP, maxSTATION, etc.).

Normalmente, a etapa de decais é a última coisa em que pensamos quando estamos montando um kit, porém, neste trabalho do MIG-21 Revell, em especial, é imperativo providenciá-los agora, pois alguns itens de detalhamento serão necessários ainda no processo de montagem.

Adotei por trabalhar assim: vou criando os detalhes em alumínio (os improvisados "Photo-Etched"), os rebaixamentos de painéis, peças em alumínio complementares ou substitutivas e decais que vão compor detalhes extremamente pequenos, mas igualmente enriquecedores ao modelo.

Desenhar decais não é tão difícil. O mais complicado é aprender a mexer com sua ferramenta de desenho preferida. Aqueles plastimodelistas que tem total "aversão" ao computador, têm a opção de comprar decais prontos, feitos por empresas especializadas. Para esta versão do MIG-21 MF Egípcio, temos a alternativa do decal da "Cutting Edge" (o CED32022) que apresenta, além de marcações russas, as marcações egípcias de dois esquadrões como alternativa deste país.

Minha crítica a este decal é apenas para a "cabeça do demônio" apresentada. Minha opinião é que ela difere muito da silhueta da original utilizada nos aviões deste esquadrão, mas para quem não estiver disposto a desenhar uma melhor, esta servirá muito bem.


Durante o processo de desenho, para ficar mais personalizado, verifiquei a numeração de 0 a 9 no idioma árabe e escolhi uma matrícula para uso na minha "aeronave" (personalizar seu modelo assim é válido, desde que não cometa anacronismos ou exageros).


Números de 0 a 9 em árabe.

O processo consiste em desenhar a matriz (respeitando a escala desejada), imprimir em papel comum, recortar e efetuar uma espécie de "dry-fit" dos recortes, diretamente no modelo. Este processo simula o resultado e mostra as correções que devem ser efetuadas antes da impressão final em papel decal.




Testes "dry-fit" de decal diretamente na fuselagem.

Pode parecer exagero, mas todos os detalhes que pude ver nas fotos do avião real, tentei reproduzir para a folha de decais. Acredito que valeu a pena o esforço. Como em qualquer fase de construção de um kit, todo detalhamento é bem vindo.

Depois de umas cinco alterações, os decais ficaram prontos para a impressão definitiva.


Decais na versão definitiva, feitos em Corel Draw 11 e dimensionados para escala 1:32

Para se ter uma idéia, até as instruções de manutenção do trem de pouso (presentes na tampa da caixa de rodas) foram reproduzidas para um melhor acabamento.


Detalhes de uma porta da caixa de rodas do MIG-21 MF

O próximo passo é a impressão em papel decal. Pessoalmente, gosto do papel transparente da MICROMARK©. A folha é cara, mas compensa por ser resistente e de boa qualidade na aplicação (recomendo inclusive). Existe na cor branca também, mas gosto da transparente. Como a maioria das impressoras não imprime a cor branca, aplico um fundo desta cor numa parte da folha transparente (via aerógrafo com tinta acrílica), selo com verniz, recorto no tamanho correto (depois de seco) e aplico no modelo para somente então aplicar o decal que está com a parte branca transparente. Esta técnica funciona muito bem e não deixa marca de dupla exposição ou relevo excessivo.

É conveniente mencionar que a impressão que uso é a laser colorida. Levo o arquivo e uma folha de decal em uma Copiadora de grande porte e pago por uma impressão. É simples, barato e o resultado é perfeito.

CONTINUA NA ETAPA 09...

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