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Revell Mikoyan-Gurevich Mig21MF Fishbed 1/32

ETAPA 12: "ACABAMENTO FINAL"

Nesta fase chega o grande momento de finalizar o modelo, objetivando o "visual" mais realista possível.

Não sou grande coisa nisso, mas vou tentar mostrar os passos de acabamento que emergem o resultado final.

Quem leu a fase 08 deste "Work in Progress" deve lembrar dos detalhes mais precisos que geralmente faço em forma de decais. Agora é a hora de usá-los!

Os mísseis AA-2-2C "Advanced Atoll" recebem decais em pontos estratégicos, visando estrutura-los. Somente seu cone dianteiro recebe pintura fosca.


Incorporei "Torvelinhos" direcionais feitos com chapa de alumínio e pintados de preto fosco.


Os decais do bocal de exaustão do míssel e suas identificações em Russo ajudam a compor a peça...


Os números de série do míssel são em algarismos arábicos e não em egípcio, pois são de fabricação Russa!


Os pods de foguetes UV-16-57 recebem um tratamento de pré-shadding em preto fosco posteriormente recebendo o azul para reduzir o impacto de cores, perfazendo a fuligem característica deste dispositivo (lembrem-se que o objetivo é "desgastar" o modelo).


Decais com o serial do avião e modelo dos pods são aplicados...



O tanque externo de combustível recebe igualmente seus detalhes em decais...



Agora é envernizar tudo. Usei pela primeira vez a técnica da cera líquida aplicada sem diluição, com aerógrafo de mistura externa. Utilizei a "Inglesa Max Johnson Incolor e sem perfume" levando em conta que é o mesmo fabricante da "Future" americana... (quem tiver acesso à "Future", recomendo usar!).




Peças devidamente enceradas...

Agora é hora de envernizar também o modelo. Fiz várias aplicações com demãos curtas e espaçadas para evitar acúmulo. Quando isso ocorria, usava um papel toalha para absorver o excesso de cera líquida.


Resultado após processo de envernizar...

O bocal de exaustão recebeu (antes do verniz) um jato de tinta preto fosco, objetivando criar um efeito de desgaste por uso excessivo. Os egípcios geralmente pintam o bocal acompanhando a camuflagem, porém, as altas temperaturas dilatam o material, fazendo com que a tinta não "segure" (daí o aspecto metálico nos bocais dos MIG-21).





Bocal de exaustão devidamente detalhado (talvez eu tenha carregado demais na fuligem)...

Aspecto final após o verniz (resultados satisfatórios com a cera).








A fase de verniz continua agora na parte inferior do modelo. Não tente envernizar tudo de uma vez (parte superior e inferior) sob pena de ter suas digitais como "lembrança" na pintura.


Isolei as rodas com pequenos sacos plásticos e apliquei o "verniz"...


Agora é deixar o bichinho secando mais um dia...





Com tudo envernizado, agora é aplicar os decais da versão egípcia. Aguardei secar bem (24 hs no mínimo) para começar a aplicar os decais.

Na folha de decais, criei rebites suficientes para quase tudo (o modelo Revell é bem fraco neste aspecto). Apliquei os decais maiores e comecei o processo de rebites por toda a aeronave...




O resultado dos rebites em decal é muito satisfatório...


Notem que ainda não removi os pequenos sacos plásticos das rodas. Estes ainda são necessários para proteger uma nova aplicação de verniz após finalizar o processo de decalcar o modelo.


Os decais são utilizados para fazer uma pequena placa de identificação...


O pára-quedas de freio recebe seu detalhamento em decal (as instruções de uso)...

Rebites prontos...





Gostei demais do acabamento proporcionado pelos rebites em decal (muito realista).


O próximo passo é envernizar novamente a pintura, para selar os decais (isso evita que se soltem quando tocados). Comecei pela parte inferior com camadas bem suaves de cera...


Em seguida envernizei a parte superior (cuidado com as digitais!)...



Detalhes em decal: kits com baixo nível de detalhamento são "renovados" com esta técnica...



Processo de verniz sobre os decais encerrado...




O resultado do verniz agrada bem (quem gosta de uma finalização brilhante pode parar por aqui), mas como já mencionei, o objetivo desta montagem é apresentar um visual bem "desgastado", por isso, parti para o processo de "sujar" o modelo.

Começo com um "wash" à base de tinta guache com diluição em água. Esta tinta não agride a cera e pode ser lavada se exceder na quantidade.

Misturei verde com vermelho para obter um tom marrom...


Usando a ponta do dedo, molho na tinta e encosto de leve na área destinada à "sujeira". Depois passo outro dedo para espalhar (isso na direção de avanço da aeronave).



"Sujeira" nas superfícies móveis...


"Sujeira" na parte dianteira...


"Sujeira" em pontos estratégicos da asa...


...nas saídas de ar, tanques e freio de ar...


"Sujeira" na parte superior do modelo...


... nas laterais...


"Sujeira" nos cabides de armas...


B O próximo passo é aplicar o verniz fosco para quebrar o excesso de brilho e dar uma aparência mais desgastada ao modelo. Usei o verniz da Hobby-CoresĀ© ("Flat-Base"). Cuidado com este verniz: aplique pouquíssima quantidade, pois fica realmente fosco por qualquer excesso. Por ser à base de álcool, apliquei com o aerógrafo de ação dupla, dosando bem as cargas.

Se acontecer algum exagero na carga de verniz, o excesso pode ser retirado com um "cotonete" embebido em álcool, passando e enxugando o local.


Com o verniz seco, o passo seguinte é remover a máscara que protegia os "vidros" do canopy...


Efetuo a retirada da máscara usando uma pinça e posteriormente efetuo uma limpeza do local com "cotonete" embebido em álcool (para retirar pequenos resíduos de cola e tinta).



Canopy limpo...


Avaliação de itens de detalhamento (para ver se não me esqueci de nada)...

Os últimos decais são as instruções do assento ejetor soviético KM-1. Primeiramente aplico cera e espero secar. Depois posiciono os decais em seus devidos lugares...


Em seguida aplico uma camada de verniz (cera para selar os decais) e posiciono o assento ejetor na cabine do piloto...



Assento ejetor no lugar: mais detalhes para o conjunto geral...


O resultado "Scratch" da cabine do piloto ficou muito bom...


Notem que o excesso de brilho acabou...

As luzes de navegação haviam recebido verniz brilhante. Isso ajuda no brilho, mas não na "vitricidade" delas. Utilizando "Clear" (ou mesmo cera líquida incolor) com algumas gotas de anilina vermelha, consegui um resultado satisfatório (pena que as fotos não ajudam)...


Agora as fotos do resultado final. Espero que gostem do resultado!























CONCLUSÃO:

Foi um projeto extenso, cheio de contratempos naturais, sejam na concepção como na execução. Utilizei técnicas não muito usuais, mas que provaram ser igualmente eficientes na confecção de peças e recursos de detalhamento.

O objetivo sempre foi utilizar materiais recicláveis, visando poucos gastos, mas obtendo resultados igualmente positivos quanto comparados a materiais próprios do Hobby (Photo-Erthechs e kits auxiliares de resina, por exemplo). "Não existe kit ruim": com paciência e perseverança você consegue resultados surpreendentes!

Dedico esta montagem aos amigos do Hobby e principalmente aos novatos que, como eu, começaram sem acesso a recursos e necessitaram da experiência e dicas de veteranos no assunto.

Adquirimos uma adaptabilidade incrível para com o Plastimodelismo, inovando, criando, mas principalmente compartilhando técnicas e conhecimentos adquiridos ao longo desta "estrada de experiência" que se chama "Aprendizado".

Espero ter atendido às expectativas de todos que acompanharam este singelo tutorial e ter contribuído com um pouco de meu conhecimento sobre o MIG-21.

Abraços e até a próxima montagem!

AGRADECIMENTOS:

Copiadora Brasileira: Sr.Charles (por quebrar algumas "regras" ao imprimir decais);
Icaro Valença: Pela ajuda "Internacional";
Minha Esposa: Pela paciência com este "velho"...
Minha pequena Heleninha: Filha, este trabalho é uma homenagem a você!

Texto e Fotos:

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