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Savoia-Marchetti SM.79T (Italeri 1/72)

Depois da confirmação da cor das faixas no bordo de ataque, assunto discutido com vários especialistas, demos seguimento à construção do Savoia S.79T da Aviação Militar. A unanimidade dos pesquisadores deu como alumínio a cor das faixas, inclusive nas laterais da fuselagem, onde supúnhamos que fossem brancas. Como o meu modelo já teve os decais brancos para essas faixas aplicados e cobertos com cera Future, vou deixar assim para não comprometer o trabalho feito até agora.


O início da pintura do bordo de ataque em alumínio com tinta Testors 1146, visto por baixo.


A parte de cima pintada.


Este detalhe de uma foto do I-MONI nos Afonsos mostra que as faixas alumínio se estendiam dos bordos de ataque das asas para baixo da fuselagem até perto da roda da bequilha, com o centro em verde.


Então, fizemos o mesmo.



Foi aberta uma canaleta para embutir o escapamento em cada nacele (em azul) conforme a foto da aeronave real, à direita, e revestida com pequenos retângulos de alumínio (em verde), arredondados em torno de palitos (em rosa). Também foi feito um recorte na parede traseira do motor (em vermelho). Diferente dos Savoias 79 usados em combate, os Ratos Verdes tinham o escapamento do motor direito também do lado esquerdo das naceles, como pode ser visto na foto acima. Por meio dessa foto e de muitas outras, pudemos comprovar ainda que a parte afunilada da fuselagem, atrás do motor central, é pintada em verde como todo o nariz da aeronave, além de comprovar que foi mantida a nacele normal desse motor, contrariando alguns pesquisadores que achavam que essa peça teria sido encompridada nas aeronaves modificadas para corrida.


Foto do escapamento em um SM. 79 em um museu italiano.


As três naceles quase prontas, com a parte frontal (coletor do escapamento) pintada em bronze e o corpo revestido com Bare Metal. Faltam somente as pontas dos escapamentos nos rasgos criados nas laterais das naceles.


Como ficará o conjunto.


Para a montagem das hélices em resina, desenhei no Corel um gabarito que servirá para dar o ângulo correto das pás. Os spinners e hélices dos Savoia Transatlânticos eram da marca francesa Ratier, bem representados pelas peças fornecidas no kit de conversão da Paula Models.


O I-MONI quando chegou ao Brasil, portando distintivos nas naceles dos motores e com as cores italianas no leme.


O mesmo aparelho já operando na Aviação Militar, sem os distintivos nas naceles e com o leme pintado presumivelmente em verde e amarelo.


O I-MONI com todos os decais aplicados, faltando o trem de pouso, as superfícies traseiras de comando, porta e antena do ADF.


Fotos do I-MONI pronto.


Os eixos das rodas são ocos.


O escape do motor direito foi passado para o lado esquerdo




Os estais superiores da deriva são dois cabos gêmeos encapados em uma só direção. Foi feito scratch.







Texto e Fotos:

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