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Revell/Scratchbuilt IAI LAVI 1/32
CABINE DE PILOTAGEM (PARTE 3): A fase completa de desenvolvimento do LAVI começou em outubro de 1982. Originalmente, o peso de decolagem máximo foi projetado para 17.000 kg, mas estudos mostraram que algumas mudanças no projeto levariam a um ligeiro aumento no peso transportado, fazendo com que o LAVI pudesse carregar mais armamentos. Seguiram especificações da IDF/AF inicialmente com um pedido de 300 aviões (que incluem 60 biplaces com capacidade plena para combate). Inicialmente, a fase completa do desenvolvimento era criar cinco protótipos (B-01 a B-05) sendo que dois, B-01 e B-02, seriam biplaces e três, B-03, B-04, e B-05, monoplaces. Curiosamente, em 1985, o primeiro LAVI a ficar pronto foi o B-02. O LAVI B-01 demandou mais tempo, porque estava atravessando os estágios finais de construção para o primeiro vôo. O LAVI B-02 finalizou toda sua parte externa, mas estava desprovido de aviônica e alguns componentes, impedindo-o de voar primeiro.
O LAVI (B-01) finalmente voou em 30 de dezembro de 1986, pilotado pelo principal piloto de testes da IAI: Menachem Shimol. O vôo foi descrito como excelente, com alto nível de estabilidade e aterragens com vento lateral. O programa de vôos de teste prosseguiu com o tempo.
O segundo LAVI (B-02) voou em 30 de março de 1987. Ambos os LAVI B-01 e LAVI B-02 eram biplaces com assentos em tandem e cabine traseira do piloto ocupada pelo equipamento de testes, porém, ainda assim sem o equipamento completo de aviônica.
Os testes eram principalmente destinados à aerodinâmica. Os protótipos B-01 e B-02 efetuarem mais de 80 vôos antes do programa LAVI ser cancelado em 30 de agosto de 1987. Nos testes, os dois protótipos tinham voado em velocidades de 204 km/h até Mach 1,45 em ângulos de ataque de até 23º. Muitos dos sistemas, incluindo o controle de vôo digital, foram testados dentro deste escopo.
O terceiro LAVI (B-03) e os protótipos subseqüentes (B-04 e B-05) seriam providos com a asa definitiva, com a corda aumentada do elevon. Estes últimos três protótipos receberiam igualmente o sistema de "missão-adaptável" completo na aviônica. Os LAVI B-04 e B-05 estavam a ponto de receber a asa definitiva quando o programa foi cancelado (o B-03 chegou a ser finalizado dois anos mais tarde, mas com recursos próprios da IAI " Hoje o "TD"). Os primeiros aviões da produção seriam entregues em 1990 e a capacidade inicial para produção foi planejada para 1992. No auge da produção, um total de doze aviões seria produzido por mês. O LAVI seria o avião mais importante da IDF/AF nos anos 90.
Para que a cabine do modelo possa "caber" na estrutura recortada do kit, primeiro tenho que verificar as "paredes" laterais que vão compor a parte que foi recortada.
O ideal é usar o mínimo de putty possível, sendo assim aproveitei os restos recortados do modelo para adaptar aos buracos existentes nas junções da fuselagem. Um gabarito de papel é o suficiente para recortar os restos e adaptar o melhor possível ao "buraco"...
Novos dry-fits são necessários para achar qualquer anomalia que possa interferir após a colagem final...
Pode parecer desnecessário, mas a avaliação visual desta "pré-montagem" ajuda muito a detectar anomalias. Os itens de cabine também são testados nos seus devidos locais. O objetivo é igualmente a visualização de anomalias...
Fabriquei a cor cinza 15% para aplicar no interior da cabine (piso e painéis). Aproveitei e usei o excedente como primer nas outras peças...
Os itens são agregados sem colar para comparações de alinhamento e teor de luz e sombra. Porque isso? Detalhamentos de fiação do painel sobre os pedais serão agregados e preciso ver se serão visíveis como no avião real...
Os assentos também contam neste teste visual...
A foto acima mostra os pedais e seu habitáculo livre para receber os detalhamentos de fiação presentes na próxima foto...
CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA... Texto e Fotos:
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