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Revell/Scratchbuilt IAI LAVI 1/32

CANOPY E COLUNA DE CONTROLE:

Trabalhar a parte de baixo do modelo exige que o mesmo já esteja finalizado e protegido na parte superior. Isso evita acidentes e conseqüente retrabalho. Neste ponto da montagem já posso iniciar a construção do canopy que será em duas peças: O pára-brisa dianteiro e a cobertura da cabine. Como mostrado na fase anterior, o canopy será móvel, permitindo abertura e fechamentos similares ao LAVI real.

PÁRA-BRISA DIANTEIRO:

O pára-brisa foi muito fácil. Bastou usar a peça que o alemão Bekim me enviou e fazer uma matriz por cima usando o processo de "vácuo-form" manual...


Pára-brisa do LAVI feito com plástico de embalagens de brinquedos já com a dobra e formato necessários para adequação ao modelo...

A fixação do pára-brisa na fuselagem exige um sistema simples de travas feitas com chapa de alumínio devidamente cortadas e dobradas...


Chapas de alumínio: uma na frente...


... e duas laterais.


Conjunto pronto e devidamente lixado. Notem que o pára-brisa será encaixado no sulco entre as peças de alumínio e a fuselagem de plástico...

Inserido no local (ainda sem colar) o resultado fica muito bom...


Reparem na qualidade da transparência se comparado a uma transparência que normalmente vem num kit 1/32...



O reflexo é tanto que parece vidro de verdade...



A visualização dos componentes internos é quase 90% de transparência...



Os detalhes dessa peça virão em paralelo com a cobertura da cabine, devido aos testes de alinhamento necessários para adequar ambas as peças.

COBERTURA DA CABINE (PARTE 01):

O Kit do F-16 tomado como base para esse trabalho scratch apresenta uma cobertura de canopy até bem feita, porém muito densa e o "monoplace". Por mais que se decidisse cortá-la e aproveitá-la, não seria viável. Avaliando a situação, desde o início já estava convicto que teria que criar uma matriz rígida (talvez talhada em madeira) no tamanho, curvatura e largura que atendesse ao propósito. Sem uma matriz para o processo de moldagem seria muito difícil fazer o canopy que ficasse pelo menos razoável aos observadores.


Dizem que o plastimodelista tem que ter "sorte" também. Recentemente minha esposa comprou um sabonete liquido para uso diário em nosso banheiro e toda vez que eu ia usá-lo ficava observando sua embalagem digamos "não tradicional". Aproveitei um dia de folga e requisitei a ajuda da minha esposa para segurar tal embalagem na horizontal e apliquei sobre a embalagem o processo de vácuo-form usando plástico proveniente de embalagens de brinquedo da minha filha (que guardo de reserva)...


Desacoplado de seu molde, pude observar que obtive a peça na curvatura exata que precisava (e acertei de primeira a moldagem)...


Devidamente cortado, obtive a peça na sua forma "bruta"...


Reparem que o efeito transparente também ficou bem superior se comparado a um canopy "original"...


Usando uma tesoura comum, vou ajustando a peça sempre efetuando dry-fits para acerto do encaixe. Uma dobra é feita nas laterais...





Dry-fit teste de encaixe. Uma tira de alumínio é usada para simular a armação do canopy (apenas um teste)...

À medida que vou adequando a peça para encaixar por cima da cabine, vou confeccionando no COREL DRAW© os detalhes necessários para compor em detalhes o canopy do LAVI...


Cortados em plástico de cartão telefônico, obtenho a peça em "3D"...


O LAVI TD possui antenas internas a cabine, diretamente presas ao canopy...


Essas antenas internas são confeccionadas em sprue esticado em fogo de vela e a peça que representa o reforço central do canopy recebe tinta preta...



Testes com pouquíssima cola vão juntando os detalhes...




Detalhe interno. Não se assustem com o alinhamento e sujeira do plástico. No manuseio isso é normal. Depois limpo tudo...


As alças internas do canopy são confeccionadas usando alfinetes de costura devidamente cortados e dobrados...


Juntando tudo chegamos ao resultado mostrado nas próximas fotos...







A parte interna do canopy ainda não terminou. Depois de finalizada, o próximo passo é o detalhamento externo do canopy, pois não haverá mascaramento para a pintura final (pelo menos é o que pretendo).

CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Texto e Fotos:

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