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Revell/Scratchbuilt IAI LAVI 1/32
CAIXA DE RODAS (PARTE 01): Estruturalmente, a caixa de rodas do LAVI difere bem da caixa do F-16. Se repararmos bem, a estrutura é mais simples e ocupa menos espaço lateral...
Os engenheiros da IAI proporam um trem de pouso acionado hidraulicamente e abaixado via gravidade (como no F-16), mas que deixasse mais espaço na "barriga" do avião, ficando o mais longe possível de um tanque ou armamento central eventualmente pendurado. Curiosamente, a distância entre as rodas do trem de pouso principal era de 2,10 m enquanto que no F-16 a distância é de 2,36 m (no LAVI tínhamos mais espaço central com menor distância entre as rodas).
No LAVI as pernas do trem de pouso principal ficavam menos inclinadas (se comparadas as do F-16). Essa concepção permitia o aparelho ficar mais alto (maior distância das asas ao chão) com conseqüente melhor distância para tanques externos ou armamento central combinado.
No início da construção do modelo LAVI, fui montar a caixa de rodas do trem de pouso principal e percebi que seria "perda de tempo"...
A adaptação para aumentar a distância da área central (barriga) do avião consistia em criar dois anteparos laterais por cima das vigas de reforço e outros dois para as extremidades. Usando o CorelDraw©, desenhei as peças com seus devidos detalhes estruturais...
Aproveitando chapas plásticas retiradas dos cortes da fuselagem do kit, confeccionei as laterais revestidas por alumínio, que foram agregadas a dois dos reforços estruturais já existentes...
Testes de encaixe são efetuados e uma das vigas estruturais é recortada em duas partes para traçar o contorno curvo da junção fuselagem/asa...
A peça central proveniente do kit do F-16 é lixada e adaptada para reforçar o centro do conjunto, possibilitando mais rigidez e a futura fixação do cabide central de armamentos...
Notem que o detalhe estrutural feito na chapa de alumínio, via punção, se destaca e é o ponto inicial de todo o detalhamento interno da caixa de rodas do modelo...
Antes de colar tudo, uma simulação do chapeamento é feita com papel para vislumbrar se a curvatura do conjunto está correta...
Satisfeito com o alinhamento e curvatura, colo tudo e aplico o revestimento com chapa de alumínio...
Chapas de concatenação são confeccionadas com plástico de cartão telefônico usado e coladas para unificar as junções internas...
O resultado me agradou bastante...
A próxima seqüência é preparar as portas do trem de pouso, bem como trabalhar no conjunto dianteiro. Baseado nas peças desenhadas com a ajuda do computador, corto em chapa de alumínio as portas do trem de pouso principal e uso as portas do kit do F-16 (devidamente reduzidas via corte) para compor as peças necessárias ao modelo do LAVI...
A chapa de alumínio é curvada para atender ao desenho das portas do trem de pouso do LAVI bem como o detalhe apontado na foto abaixo...
Aproveitando o sulco já existente na peça, pressiono com uma chave...
E obtenho o relevo necessário...
Simples mas eficiente...
Os testes de encaixe são satisfatórios...
Por fim, os testes são finalizados e as peças oficiais que simulam as portas do trem de pouso principal ficam prontas...
CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...
Texto e Fotos:
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