A quem se destina Escolhendo seu kit Antes de começar Montando a cabine Cockpit em 8 passos Os Canopies Fazendo Canopis Re-Scribbing Rebites Estais Metal Fatigado Shading Giz Pastel Wash Envelhecimento Em Andamento... Especiais Walk-Arounds Downloads Referências Sites de Aviões Outros Sites <<Voltar |
Revell Martin B57B Canberra 1/72
TREM DE POUSO (PARTE 2): O trem de pouso dianteiro agora já pode ser finalizado. Primeiro fiz um esquema de como funciona o sistema de recolhimento, baseado no modelo real...
Toda a estrutura feita com palitos de dente esculpidos recebe adendos feitos em plástico de cartão telefônico, visando os testes de movimento bem como os de encaixe na caixa de rodas...
O conjunto recebe pintura e é montado...
E os testes de encaixe começam no modelo...
Estes testes permitem observar como vai ficar o resultado visual, porém, são mais voltados para o foco da funcionalidade. Neste caso, o sistema de recolhimento tipo ?tesoura? necessitou de mais espaço no habitáculo, tornando ineficaz o conjunto que fiz. Achei bom reportar isso aos que estão acompanhando, pois incrementar um trem de pouso retrátil nesta escala não é uma tarefa muito fácil e aprendemos muito com nossos erros. Refiz o sistema usando sprue esticado no fogo de vela para simular o cilindro retrátil (como no verdadeiro), onde o mesmo passa a correr dentro de um micro duto feito em alumínio, possibilitando ?poupar? espaço na caixa de rodas e efetuar assim a retração das rodas. Anteriormente, meu erro foi tentar facilitar o trabalho, porém agora, o sistema ficou melhor e mais parecido com o verdadeiro.
Ficou bacana! As rodas recolhem e descem com precisão e bom alinhamento...
Agora outro erro que vale informar: As portas da caixa de rodas ocuparam 01 mm para dentro quando fechadas. Na verdade, foi um erro de cálculo na profundidade da caixa de rodas, fazendo com que as portas não fechassem por completo. Tive que resolver o problema substituindo as portas por outras mais finas. O sacrifício do detalhamento das portas foi necessário, senão, teria que abrir toda a fuselagem para substituição da atual caixa de rodas por outra mais profunda. Finalmente, o resultado do trem de pouso dianteiro, na sua forma "retrátil" ficou assim:
As fotos a seguir mostram como ficou o recolhimento das rodas...
No B-57 existem dois pontos com protuberâncias salientes comportando equipamento eletrônico para antena e navegação...
Retratei estes detalhes com plástico de cartão telefônico devidamente cortado e colado no lugar...
Após a montagem das asas (quando for efetuar a pintura geral) vou acrescentar o acabamento e as antenas que compõem este detalhe. As diferenças (frestas) presentes no porta-bombas são sanadas colando finas longarinas em alumínio. Após pintura, o efeito de alinhamento fica muito melhor...
CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA... Texto e Fotos:
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links Melhor visualizado em resolução 1366 x 768 |