Martin PBM-5A Mariner (Academy 1/72)
Construção do Mariner 74-P-5
Em 2016 eu soube pelo Coronel Fontana, que um senhor em Florianópolis, possuidor de um museu militar, queria fazer um diorama na escala 1/72 sobre o afundamento do submarino alemão U513 do Kapitänleutnant Friedrich-Fritz Guggenberger em 19.07.1943. Este foi o U-boat afundado mais ao sul do oceano Atlântico, não muito distante do litoral de Santa Catarina. O Coronel Fontana se prontificou a montar o submarino e eu a aeronave que o afundou, o Martin PBM-3C Mariner matrícula 74-P-5 e batizado de "Nickle Boat", comandado pelo Lieutenant da Reserva Roy S. Whitcomb da U.S. Navy, baseado no Galeão.
Possuidor do recém lançado kit 11669 da Minicraft para a versão PBM-5A do pós guerra, fui atrás de conversões para o PBM-3C e me deparei com o excelente conjunto RRR7251 da REDROO MODELS, uma empresa australiana que produziu todos os itens necessários para corrigir os erros do kit da Minicraft e ainda transformar a aeroave de dash 5A para o dash 3C necessário.
Adicionalmente obtive os conjuntos de photo-etched 72581 e 73499 da Eduard e desenhei os decais específicos para a aeronave em questão.
A aeronave a ser representada pelo kit montado para o diorama de guerra.
A enorme caixa do kit da Minicraft.
O conjunto da REDROO contém todas as peças e as instruções para modificar o kit da Minicraft e ainda converter para a versão bote-voador sem trem de pouso.
Os photo-etched melhoram a apresentação das baias de bombas que se localizam nas partes traseiras das naceles dos motores e tem todo o necessário para o interior da fuselagem, a maioria invisível depois de fechar a fuselagem. Mas sei que estão lá.
Os decais foram impressos numa impressora ALPS.
Parte do interior já instalado e pintado, torre do nariz, piso da cabine de pilotagem, divisória, alguns photo-etched's e partes para vedar o trem de pouso principal, inexistente na versão barco-voador. A torre de nariz tem que ser colocada antes de fechar a fuselagem, senão causará problemas sérios. Ainda faltam o piso do deck inferior, a escada entre os decks e peças menores
Três fotos colhidas na internet para mostrar a quantidade e qualidade dos photo-etched's, já que esqueci de fotografar a montagem desde o início.
As laterais da fuselagem com as aberturas das rodas obturadas, uma porta lateral no nariz aberta (será substituída por peças de photo-etched), e a pintura iniciada.
Para aceitar as hélices, motores e capôs do kit REDROO, é necessário aparar as naceles do kit. Aqui a parte inferior da asa, com os bombays já adiantados e tomadas de ar novas já instaladas.
A parte superior da central da asa também foi aparada. A fita Tamiya protege uma transparência que já foi instalada.
As peças foram calibradas com esse gabarito e receberam novos cortes e lixa até ficarem do tamanho exato. Discos de resina obturaram os cortes e deram o acabamento necessário.
Também veio um gabarito para reinscrever as linhas dos compensadores dos lemes.
Essas 5 peças de resina acertaram a geometria da cauda.
O estabilizador pronto para ser colado com ajuda de um gabarito de madeira feito em casa.
Aproveitei o gabarito para colar a parte central da asa. Note que nesta etapa são coladas a parte inferior da asa completa e apenas a seção central da parte superior da asa. Se mudar a ordem teríamos outro problema. A instalação da asa na fuselagem requereu alguns ajustes internos, mas as instruções são precisas.
Note a porta na lateral do nariz do avião, já recortada e aguardando as substitutas de photo-etched.
As pontas da metade superior da asa foram coladas agora sem problemas. Os motores e as naceles instaladas receberam um pouco de puty. Mais partes pintadas.
Consertando erros. O radar já havia sido colado e teve que ser retirado porque interferiu com a transparência da cabine. Esta por sua vez teve que ter sua parte dianteira aparada para caber no lugar.
As novas hélices são perfeitas, mas devem ser montadas com a ajuda desse gabarito de resina. Tudo do conjunto da REDROO.
Bacana.Só falta pintar as pontas de amarelo.
Só testando as hélices. O novo radar foi instalado, os flutuadores das pontas das asas foram instalados depois de eliminar as carenagens das pontas dos montantes, só existente nos dash 5A.
Transparência da cabine pintada e instalada, Alguns decais colocados. Note que faltam os canos das metralhadoras na torre do nariz. Serão instaladas no final da montagem com outras peças pequenas, antenas e pitots para evitar acidentes.
O lado esquerdo acompanhou os trabalhos.
Os demais decais instalados. A pintura externa em 3 tons é Dark Sea Blue, Intermediate Blue e White e foram usadas tintas das marcas Xtracrylics e Poly's.
Todo pronto. A aeronave ficou uns dias exposta no museu do clube Superkits, aguardando a ida para Florianópolis e recebeu uma camada de verniz fosco aplicado com aerógrafo pelo Dr. Nelsinho.
O Mariner se encontra hoje exposto no Museu Militar Anspeçada João Mendes Fraga, administrado pelo Pelotão Pégasus Viaturas Militares, Vargem Pequena, Florianópolis. Os curadores são TELMO FORTES (whatsapp 48-9971-8049) e LORECI LÚCIA CALLEGAR FORTES, membros do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil.
O Mariner no museu militar de Florianópolis está exposto diante do U-boat.
O submarino U513 na escala 1/72 montado pelo Coronel Fontana.
O cartaz explicativo do diorama.
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