Macchi Mc202 Folgore
INTRODUÇÃO
Na segunda metade dos anos 30 apontava no horizonte da Europa uma nova guerra, e a Regia Aeronautica (RA) - como era chamada a força aérea italiana - percebeu que tinha sérios problemas. Mais ou menos nesta época os projetos dos caças Hawker Hurricane (inglês) e do Messerschmitt Me 109 (alemão) já estavam avançados e a RA não possuía um caça moderno. Ainda vivia as glórias do passado, detentora de vários recordes mundias de altitude, distância e até 1939 de velocidade. Na Guerra Civil Espanhola a RA aparentou ser uma força de sucesso com seus aviões biplanos Fiat CR.32 e bombardeiros trimotores SM.79 e SM.81. Em 1939 a RA recebia os novos - porém já obsoletos - Fiat CR.42, Fiat G.50 e o Macchi C.200, todos motorizados com um radial Fiat A74 R.C. 38 de 800hp.
E é com o Macchi C.200 que inicia a história do Macchi 202.
O C.200 começou a ser projetado nos primeiros meses de 1935. Era algo novo, um caça monoplano de asa baixa e trem de pouso retrátil. Inicado como projeto privado da Aeronautica Macchi sob a liderança do engenheiro Mario Castoldi, um ano depois transformou-se em projeto do governo para defesa do território italiano. Em 24 de Setembro de 1937 o primeiro MC 200 (Matricola Militare - MM336) fazia seu vôo teste, para logo em seguida concorrer na licitação com o Caproni-Vizzola F.5, Reggiane Re.2000, AUT.18 e Meridionali Ro.51. De nada adiantou esta concorrência, sendo iniciada ao mesmo tempo a produção dos caças Macchi C.200, Fiat CR.42, Fiat G.50 e Reggiane Re.2000.
O Mc 200 - conhecido também como Saetta (flecha) tinha as seguintes características técnicas básicas:
- Motor RA.1000 RC.41-1 Monsone, 1175hp;
- Velocidade máxima de 595 km/h;
- Quatro metralhadoras de 12,7 mm;
- 295 kg de bombas poderiam ser carregados.
- Comprimento: 8,85 m
- Altura: 3,04 m
- Envergadura: 10,58 m
- Superfície alar: 16,80 m²
- Peso vazio: 2.350 kg
- Peso máximo na decolagem: 3.010 kg
- Teto de serviço: 11.500 m
- Alcance operacional: 765 km
Foram construídos cerca de 1000 Mc 200 por 3 fábricas (Macchi, Breda e Ambrosini) em 25 séries.
A necessidade fez com que a AerMacchi desenvolvesse um aperfeiçoamento do Folgore, resultando no Mc 205 Veltro. Mas isto é uma outra história...
FOLGORE
Em 1940 a Macchi importou da Alemanha um motor DB 601 para que a Alfa Romeu elaborasse os planos de sua produção sob licença. Com este novo motor a Macchi iniciou o desenvolvimento de um caça partindo do Mc 200. Em 10 de Agosto de 1940 voava o protótipo (MM445) do Mc 202 e apenas 1 ano depois o Folgore (relâmpago) - como era conhecido - estava em plena produção pela AerMacchi, Breda e Ambrosini. As alterações principais, além do motor e conseqüente alongamento do nariz, foram: canopi alongado e fechado, radiador alinhado com o bordo de fuga das asas, acrécimo de duas metralhadaras de 7 mm das asas a partir da série VI, cerca de 100km/h de aumento de velocidade. Foram fabricadas as seguintes séries do Folgore:
SÉRIE FABRICANTE QTD Nº DE SÉRIE
I Breda, de 07/1941 a 03/1942 100 MM 7859 a 7958
II Macchi, 05 e 06/1941 10 MM 7709 a 7718
III Macchi, de 06/1941 a 04/1942 140 MM 7719 a 7858
IV Ambrosini, 05, 06 e 07 de 1942 50 MM 7959 a 8008
V Breda, de 11/1941 a 04/1942 50 MM 7409 a 7458
VI Breda, de 03/1942 a 07/1942 50 MM 8339 a 8388
VII Macchi, de 04/1942 a 07/1942 100 MM 9025 a 9124
VIII Breda, 1942 50 MM 8081 a 8130
IX Macchi, 1942 100 MM 9389 a 9488
X Breda, de 07/1942 a 09/1942 100 MM 9500 a 9599
XI Breda, 1942/43 200 MM 6550 a 6609
MM 9602 a 9751
XII Breda, de 04/1943 a 08/1943 150 MM 91803 a 99952
XIII Macchi, de 04/1943 a 08/1943 50 MM 91953 a 92002
XIV Ambrosini 50 MM 92003 a 92052
XV Breda 100 MM 92053 a 92152
Total 1300
O Folgore serviu na Itália, Norte da África e Frente Soviética (12 aviões apenas). No final do verão de 1943 o Folgore já estava totalmente obsoleto frente aos Spitfire Mk. IX, P-40 Warhawk e P-38.
Abaixo alguns dados de interesse para o modelista:
- Diferença de bequilha entre o Mc 202 Folgore e o Mc 205 Veltro:
- Diferença básica visual entre os 3 caças da Macchi:
- Marcações do fabricante nas pás das hélices:
- Detalhe do motor e parte do cockpit:
Alguns perfis (as imagens tendem a ser mais escuras):
1. Série 3, 91ª Squadriglia, 4º Stormo - Campoformido (Itália), iniício de 1942.
2. Série 7, 369ª Squadriglia, 53º Stormo - Capodichino (Itália), Junho de 1943.
3. 369ª Squadriglia, 22º Gruppo Autonomo.
4. 396ª Squadriglia, 154º Gruppo - Rhodes, Verão de 1943.
5. 84ª Squadriglia, 4º Stormo - Sicília, Primavera de 1942.
6. 80ª Squadriglia, 1º Stormo - Itália, final de 1941.
7. 378ª Squadriglia, 51º Stormo - Sicília, Verão de 1942.
8. 378ª Squadriglia, 1551º Gruppo, 51º Stormo (Saiba mais)
9. Série 3 (MM7834), 151ª Squadriglia, 51º Stormo.
10. ???
11. Série 8, 361ª Squadriglia, 21º Stormo - Rússia, Outono de 1942.
12. Série 1 (MM7948), 168ª Squadriglia, 54º Stormo.
13. 73ª Squadriglia, 9º Gruppo, 4º Stormo.
Texto:
Mais:
Referências:
- Aeronaves Famosas - Ed. Altaya
- Great Scale Modeling 2002 - Kalmbach Publishing Co.
- Macchi C.202 In Action - Squadron/Signals Publications
- IPMS-Itália
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