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Wing Commander Cosme Lockwood Gomm DSO, DFC, RAF
N.E: Já existe um texto sobre Cosme Lockwwod Gomm aqui. Algumas informações contidas neste, inclusive, são também de , que escreve esse texto. Ao invés de juntar as informações em um único texto, Decidi manter dois textos distintos, pelas diferenças na forma de apresentação, ainda que haja informações redundantes. Cosme Lockwood Gomm nasceu em 15.11.1913, em Curitiba, filho de Harry Herbert Gomm e Isabel Whiters Gomm, cidadãos britânicos residentes em nosso país. Em 1932, Cosme Gomm residia em São Paulo e vivenciou a Revolução Constitucionalista que eclodiu na capital com repercussão nacional. Decidiu transferir-se para a Inglaterra e ingressar na Royal Air Force, já que possuía também a cidadania inglesa. Em 07.11.33 é comissionado como Oficial Aviador e recebeu a matrícula militar RAF 34123.
Sua primeira designação foi em 01.10.34 para o 45o Esquadrão de bombardeio, estacionado no Oriente Médio e voando o Fairey IIIF em destacamentos em Amã na Jordânia, Gaza na Palestina, Ismaília no Egito, Hinaidi, Shaibah e Mosul no Iraque e Eastleigh no Quênia. Em 07.08.36 foi promovido a Flying Officer. O Esquadrão mudou de equipamento para os biplanos de observação Hawker Hart e para os biplanos de bombardeiros Vickers Vincent em 1935, usando-os simultaneamente até trocá-los pelos biplanos Fairey Gordon em 1936, agora com base somente em Eastleigh.
Em 30 de março de 1937 o Flying Officer Gomm foi transferido para o 14o Esquadrão de bombardeio, voando os biplanos Fairey Gordon desde Amã, Jordânia. Em 07.08.37 foi comissionado Flying Lieutenant em exercício. A efetivação da promoção ocorreu um ano depois em 07.08.38. O Esquadrão havia trocado de equipamento para o monoplano Vickers Wellesley desde março de 1938 e continuou baseado em Amã.
Após esse período no oriente, o F/L Gomm retornou à Inglaterra em 15.02.39 para servir como instrutor na 10a Escola de Treinamento Aéreo (10 SFTS), deslocando-se em 15.01.40 para o Canadá, para um período como instrutor na 1a Escola de Treinamento Aéreo daquele país. No retorno à Inglaterra foi alocado ao 77o Esquadrão em 08.07.40, subordinado ao 4o Grupo do Comando de Bombardeiros. O Esquadrão utilizava o bimotor de bombardeio Armstrong Withworth Whitley V, que portavam o código KN, a partir da base de Driffield, passando para a base de Linton-on-Ouse em 28 de agosto, após Driffield ter sido atacada por bombardeiros Ju 88s da KG 3O da Luftwaffe, ficando seriamente danificada. Foi para a base de Topcliffe em 05 de outubro. Gomm foi desligado desse esquadrão, indo para a 54a Unidade de Treinamento Operacional (54 OTU).
Em 17.03.41 O W/C Gomm foi transferido para o 604o Esquadrão (County of Middlesex), sob o comando do já famoso Wing Commander John "Cat Eyes" Cunningham, baseado em Middle Wallop e subordinado ao 10o Grupo do Comando de Caças, voando o bimotor Bristol Beaufighter 1F. Essa versão do Beaufighter estava equipada para a função de caça noturno com radar A. I. Mk.IV, 4 canhões Hispano de 20 mm no ventre e 6 metralhadoras Browning .303 nas asas. Usavam pintura inteiramente preta fosca com códigos em cinza azulado. Nesse Esquadrão Gomm completou seu primeiro turno de missões que havia começado no 77o Esquadrão e abateu 3 Heinkel He 111 em missões noturnas. No dia 18 de abril, o W/C Gomm foi agraciado com a Distinguished Flying Cross - DFC.
Em 01.06.41, Gomm foi promovido provisoriamente a Squadron Leader (Major) e transferido para o Quartel General do 10o Grupo (Caça), onde assumiu no dia 20. No dia 28 ainda de junho foi nomeado comandante da Base Aérea de Colerne. Função que desempenhou até 17 de setembro quando foi alocado à 51o Unidade de Treinamento Operacional (51 OTU) para um curso de qualificação em quadrimotores. Em 17 de novembro foi comissionado como piloto de provas de quadrimotores, ligado ao QG da RAF. Foi temporariamente nomeado Wing Commander (posto equivalente a Tenente Coronel) em 01.06.42 e em 1o de setembro teve efetivada sua promoção a Squadron Leader. Em 07.11.42, já no posto de Wing Commander temporário e condecorado com a Distinguished Flying Cross, Cosme Gomm ofereceu-se como voluntário para um segundo turno de operações. Aceito, foi nomeado comandante do 467o Esquadrão (Australiano), formado em Scampton com pessoal australiano e subordinado ao 5o Grupo do Comando de Bombardeiros. Em 24.11.42 o esquadrão mudou sua base para Bottesford, Nottinghamshire, Midlands, equipado com bombardeiros quadrimotores Avro Lancaster B.I e B.III, aparelhos que o usou até sua desativação em 30.09.45. O comandante Gomm foi condecorado com a Distinguished Service Order - DSO em 11.6.43.
Sobre o raid da noite de 20/21.06.43, transcrevemos o seguinte tópico do livro Bomber Command War Diaries: 60 Lancasters foram alocados para o ataque à empresa Zeppelin, na cidade de Friedrichshaven, às margens do Lago Constance (Bodensee). Essa fábrica produzia conjuntos de radar Würzburg, parte importante do sistema de controle dos caças noturnos alemães, através do qual o Bomber Command tinha que voar cada vez que atacava um objetivo na Alemanha. Esse foi um raid especial com novas e interessantes táticas. Como no recente Dam Raid (refere-se ao muito famoso raid do Esquadrão 617o às represas Möhne, Eder e Sorpe na noite de 16/17.05.43), o ataque deveria ser controlado pelo piloto de um dos Lancasters. Essa modalidade viria a ser conhecida como a técnica do "Master Bomber". O planejamento foi efetuado pelo 5o Grupo que forneceu o Master Bomber - Group Captain (Coronel) L. C. Slee e quase todos os bombardeiros envolvidos; o 8o Grupo Pathfinder enviou 4 Lancasters marcadores de alvo do 97o Esquadrão. O aparelho do Group Captain Slee apresentou falhas nos motores e a função de Master Bomber foi passada ao segundo em comando, Wing Commander C. L. Gomm do 467o Esquadrão. O ataque, como no recente raid a Le Creusot, França, deveria se desenvolver entre 5.000 a 10.000 pés em noite de lua clara. Como a artilharia antiaérea e os holofotes estavam muito ativos, o W/C Gomm ordenou à força de bombardeiros que subisse mais 5.000 pés. Infelizmente o vento a essa nova altitude estava mais forte que o previsto, causando dificuldades. O bombardeio foi em duas partes. As primeiras bombas foram miradas nos indicadores de alvo lançados por um dos aviões dos Pathfinders. A segunda fase foi uma corrida de bombardeio cronometrada a partir de um ponto às margens do lago e até o ponto da posição estimada da fábrica. Esta era uma técnica em desenvolvimento pelo 5o Grupo. O reconhecimento fotográfico mostrou que cerca de 10 por cento das bombas atingiu a pequena fábrica onde muito estrago foi causado. Outras fábricas nas proximidades também foram atingidas. Sabe-se que 44 pessoas foram mortas em Friedrichshaven nessa noite. A força de bombardeiros iludiu os caças noturnos alemães que esperavam seu retorno sobre a França, ao efetuar o primeiro raid com pouso na África. Nenhum Lancaster foi perdido. Na volta da África para as bases na Inglaterra na noite de 23/24 de junho, a força bombardeou o porto de La Spezia, na Itália, atingindo depósitos de armas e combustível, novamente sem sofrer baixas.
Foto aérea tirada por avião de reconhecimento após o raid à Friedrichshaven, mostrando os danos causados em torno do grande hangar da fábrica Zeppelin. Na noite de 15 para 16.08.43, o 467o fez parte de um raid de 199 quadrimotores dos 1o, 5o e 8o Grupos que atacaram Milão e Turim a partir de suas bases na Inglaterra. Foi a 24a missão do segundo turno de operações do Wing Commander Gomm. Sete bombardeiros foram perdidos nesse raid, a maioria na viagem de retorno, sobre a França. O Lancaster B.III ED998, código PO-Y do Wing Commander decolou de Bottesford às 20:34 horas e foi um dos abatidos. Caiu perto da cidade de Chartres às 23:30 horas. Dos 7 tripulantes, salvou-se apenas o Sargento J. R. Lee que foi feito prisioneiro pelos alemães e levado para o campo de concentração da Luftwaffe em Sagan. Além do piloto e do Sargento Lee, faziam parte da tripulação o Pilot Officer K. Gibson, Flying Officer T. J. Phillips, F/O A. H. Reardon RAAF, P/O H. N. Pritchard e Warrant Officer L. L. McKenny RAAF. Os mortos foram sepultados no cemitério da cidade de Chartres. Seus despojos foram transferidos depois da guerra para o Cemitério Militar de Saint Desir nos Calvados, França. Gomm tinha 29 anos de idade e seu corpo encontra-se na sepultura 7-G-C-6. O livro Luftwaffe Night Fighters Combat Claims relaciona 4 pilotos do 2. Staffel da Jagdgeschwader 2 que relataram vitórias contra 3 Lancaster e um Halifax sobre a França naquela noite. O 2./JG 2 estava baseado em St. André e equipado com caças diurnos Fw 190A-5. Os pilotos vitoriosos eram:
Os outros bombardeiros perdidos nesse raid foram:
Em 20.08.43, o Ministério do Ar britânico informou a família no Brasil sobre o desaparecimento em combate do Wing Commander Gomm. A confirmação de seu falecimento foi feita pela Cruz Vermelha Internacional dias depois. A Câmara Municipal de Curitiba homenageou o aviador dando seu nome a uma rua no bairro do Bigorrilho. O Esquadrão 467o efetuou 3.833 surtidas com bombardeiros Lancaster e perdeu 104 aparelhos em 299 raids de bombardeio e 15 raids de lançamento de minas marítimas. Outros 14 Lancasters foram perdidos em acidentes. O Lancaster B.I, R5868, preservado no Museu da RAF, em Hendon, Londres, ostenta o código do 467o. Trata-se de um aparelho utilizado a partir de junho de 1942 pelo 83o Esquadrão como OL-Q, depois transferido ao 467o, onde recebeu o código PO-S. Após a guerra, foi mantido até 1971 na entrada da base de Scamton e hoje perpetua a memória de um dos mais famosos esquadrões do Bomber Command durante a Segunda Guerra Mundial. Sob a janela do piloto foi pintado o perfil de 137 bombas amarelas - representando as missões cumpridas pelo bombardeio - e a frase: "Nunca um avião inimigo sobrevoará o território do Reich. Hermann Goering".
Também no Imperial War Museum, Lambeth, Londres, encontra-se em exposição permanente a fuselagem dianteira de outro bombardeiro do 467o, o Lancaster B.I DV372 código PO F, "Old Fred", ostentando símbolos representativos de 49 missões executadas com o Esquadrão.
Cópia da página do Diário de Operações do Esquadrão 467 correspondente à missão do W/C Gomm no dia 15/16 de agosto de 1943:
Missões do Wing Commander Gomm com o Esquadrão 467 (2o turno de operações)
Notas:
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