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Revell Mikoyan-Gurevich Mig21MF Fishbed 1/32
ETAPA 02: "PEÇAS INTERNAS DA FUSELAGEM" O kit apresenta o conjunto interno da fuselagem composto pelo módulo da cabine do piloto (contendo “habitáculo” principal, painel de instrumentos central, assento ejetor, “head-up display” e um anteparo traseiro para a cabine), o cone de choque e um anteparo vazado para fixação da turbina. Quando montado, à primeira vista, este conjunto “aparenta” ser fiel, mas é só reparar mais de perto e ver que o resultado difere bem da cabine de um MIG-21 MF real. Na minha avaliação, praticamente 80% das peças da cabine teriam que ser refeitas ou sofrer alguma modificação. Aqui começa talvez a parte mais atraente de uma montagem, para a maioria dos plastimodelistas: “o painel de instrumentos / detalhes do cockpit”. O cockpit do MIG-21 é particularmente muito complexo. Pelo fato de seu projeto ser dos anos 50, muitos são os instrumentos dispostos numa ergonomia não muito atual, misturando mostradores da década de 50 com mostradores mais modernos, anacronicamente distantes. De qualquer forma, o conjunto painel de instrumentos, assento ejetor e demais detalhes do kit, são bem fracos se comparados a uma cabine real do MIG-21 MF. Neste caso, apliquei várias modificações aproveitando algumas peças do kit como base. Efetuei melhorias com diversos materiais: cabos elétricos desmontados, sprues, tiras de alumínio cortadas (bem finas), esparadrapo, alfinetes, cartelas vazias de comprimidos, etc. Parece um depósito de lixo? Sim, mas depois de efetuado o acabamento, estes materiais enriquecem em demasia o seu kit. Os painéis laterais do habitáculo do piloto foram removidos e suas paredes redesenhadas em chapas de alumínio. Eliminei tudo que era irreal na peça e incorporei as modificações colando tudo com isocianoacrilato. Usando fotos obtidas na internet (Walkarounds), tive uma base razoavelmente boa para confeccionar corretamente esta peça. Peças da cabine/painel prontas para receber a pintura base. Note que estão no “alumínio puro” apenas com alguns detalhes agregados. Todas as partes “forradas” do habitáculo do piloto foram feitas usando cartelas vazias de comprimidos, devidamente cortadas no tamanho apropriado. Este material apresenta vários tipos de texturas, onde algumas imitam o forro usado na cabine deste avião. O resultado final (devidamente pintado) ficou muito bom.
“Habitáculo” da cabine do piloto já pintado com a cor base. Os detalhes incorporados dão um efeito “alto relevo” que se destacam no visual e beneficiam o resultado final. A parte de trás deste conjunto merece uma atenção especial nos detalhes. Existem cabos e espoletas de detonação das cargas do assento ejetor presas ao anteparo traseiro, cuja peça fornecida pelo kit não apresenta detalhes e tamanho corretos se comparada ao original. Simplesmente descartei esta peça e elaborei o anteparo traseiro em chapa de alumínio com detalhes incorporados através do uso de sprue, cabos de fios elétricos, tiras de alumínio, cola e muita paciência. Comparem o resultado na foto.
Os cintos de segurança foram confeccionados com esparadrapo, as fivelas feitas com cabos de fios elétricos desmontados, os detalhes laterais em chapa de alumínio, sprue derretido, cola, putty, pintura e “sujeira” adequados. Os trilhos onde o assento é instalado (e desliza, numa eventual ejeção), são ausentes no kit e foram confeccionados usando chapa de alumínio devidamente cortada e dobrada. O KM-1 apresenta diversas alças auxiliares, as quais confeccionei usando fios de nylon de proporções apropriadas. Acredito que o resultado final não deixou a desejar para nenhum kit de detalhamento em resina. Avaliem as fotos e tirem suas conclusões.
O painel de instrumentos principal foi todo feito à mão. Cortei uma chapa de alumínio em suas devidas proporções e fiz a base e cobertura do painel principal. Nelas, diversos detalhes foram acrescidos. Cada relógio elaborado separadamente, cada botão e também cada detalhe obtido nas fotos. Tudo usando alumínio, cola, chapas de acetado transparentes, cabos de fios elétricos desmontados, etc. Cada relógio tem um fundo negro (em papel) com suas marcações desenhadas com tinta branca, um “vidro” (feito em plástico acetado transparente bem fino) e um anteparo quadrado (vazado) em alumino, para recobrir o conjunto perfazendo assim, um instrumento único. Muito trabalhoso, mas com um resultado final surpreendente. As cores utilizadas para a cabine foram medidas para um grau de “desgaste” mais acentuado, tendo em vista que os MIG-21 Egípcios sofriam com as variações de calor excessivo, características deste país. Neste modelo, pretendo não deixar nada “novinho”, caracterizando assim um aspecto mais desgastado. Para o painel, a cor base foi o XF-25 “Light Sea Gray” da Tamiya©. Os painéis laterais foram confeccionados aproveitando algumas peças recortadas do painel lateral do kit original. Os pedais de leme e coluna de controle, por exemplo, foram aproveitados com mínimas modificações. O acelerador, alguns relógios e comandos foram elaborados com sprue, cola, restos de painéis recortados de outros kits 1:32, etc. Tudo adaptado para montar o visual lateral deste cockpit (sempre com base nas fotos do painel lateral original).
Uma visão geral do painel de instrumentos (principal e laterais) finalizado. Note a profundidade das peças e o resultado geral. O cone de choque do kit é bem feito e de bom encaixe também. Nele, a única modificação necessária é acrescentar um peso (internamente) para que o modelo possa ficar com o nariz no chão quando pronto. Usei chumbo de pescaria colado dentro do cone de choque para resolver o problema (a peça é oca). Esta etapa deve ser lembrada antes de montar qualquer kit do MIG-21, seja qual fabricante for. Diferente de outros kits 1:32 do MIG-21, no Revell, o cone de choque deve ser colado antes de unir as duas metades da fuselagem. O anteparo traseiro destinado a alojar a turbina não precisa de modificação alguma. Basta colar esta peça no devido lugar antes de unir as duas partes da fuselagem. Temos também a caixa de rodas do trem de pouso dianteiro. Essa já vem pronta no kit, bastando colar internamente em uma das partes da fuselagem. Seu detalhamento não é ruim. Apenas alguns acessórios devem ser acrescidos, por isso, apenas colei-a no lugar para, posteriormente, efetuar melhorias nela. Pelo fato de furar as entradas de ar auxiliares, não ficaria legal se víssemos o “buraco” da peça olhando através da outra, então, providenciei uma chapa de alumínio curvada para agregar-se a caixa de rodas dianteira, proporcionando o efeito da parede da “camada limite” do duto de alimentação de ar para a turbina. Realmente ficou parecido com o local onde alguns aviônicos ficam alojados. Com todos os conjuntos internos prontos, basta colá-los em seu devido lugar (internamente na fuselagem) e pintar o interior das duas metades com tinta preta (usei a cor HCF-45 “NATO Black OTAN” da Hobby Cores® que é um preto mais para o tom de fuligem – um tom “esfumaçado”).
As duas fotos são idênticas, porém, na segunda foto, delineei as áreas confeccionadas em alumínio para “fechar” as caixas de rodas dianteira e traseiras (vide destaque). Note o anteparo para fixar a turbina (original do kit) e o conjunto da cabine do piloto já no lugar. Neste ponto, já podemos juntar as duas metades da fuselagem, lembrando de colar o cone de choque primeiro. Texto e Fotos:
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