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Revell Mikoyan-Gurevich Mig21MF Fishbed 1/32
ETAPA 03: "FECHANDO A FUSELAGEM" Neste ponto já podemos testar os encaixes e colar as duas metades da fuselagem. O habitáculo do piloto, cone difusor, caixa de rodas e fixador da turbina já estão no lugar e as duas peças da fuselagem estão devidamente pintadas por dentro na cor preta. Testei os encaixes e colei com a cola de fusão própria dos kits. Após secar, apliquei uma camada de putty e lixei depois de seca. Esta fase de lixa exige o cuidado de se isolar a cabine do piloto para que esta não receba “poeira” do lixamento.
Teste de encaixe das duas metades da fuselagem. Uma vez coladas e lixados os encaixes das metades da fuselagem, o próximo passo é unir a este conjunto alguns acessórios. Notem que, na cabine do piloto, ficou faltando colar a parte superior do painel de instrumentos. O fato é que esta peça é colada agora, valendo-se da trava interna (confeccionada em alumínio) para apoio ao conjunto superior do painel. Sem ela, o painel cairia para dentro do kit.
Este conjunto do painel foi detalhado usando sprue derretido, tiras de alumínio e fios elétricos desmontados. A montagem fica sobre a chapa fixadora e dentro da peça transparente (pára-brisa do avião). Esta operação exige que o pára-brisa seja colado nesta fase. Estando no lugar e devidamente colado, nova camada de putty foi aplicada com o devido processo de lixa (depois de seca, é claro).
O canopy deve ser afixado para completar o conjunto. As partes transparentes deste kit são boas. Pintei internamente o espelho retrovisor que compõe esta peça e colei no lugar antes de afixar a capota à fuselagem. Avaliando as fotos do avião original, confeccionei, em alumínio e pedaços de alfinete de costura, as dobradiças para a fixação e abertura do canopy. Trabalho minucioso que ficou semelhante à dobradiça do avião real. Uma vez colada no lugar, possibilitou a abertura da capota no ângulo correto e com pressão suficiente para não ficar abrindo ou fechando sozinha. Através de fotos, detalhei internamente o canopy e apliquei pintura interna com a tinta Tamiya XF-25 (igual a da cabine). As quatro portas destinadas à sangria de ar foram coladas nos “buracos” abertos na fuselagem (vide Etapa 01) Apliquei tinta escura para ver o “efeito”. Aparentemente, ficou mais realista em relação ao que era antes de furar.
A carenagem dorsal característica do MIG-21 MF é dividida no kit em duas partes. A que se integra ao anteparo traseiro da cabine do piloto e sua extensão que vai até a empenagem vertical. O MIG-21 possui uma junção a 2/3 da fuselagem para remoção da turbina Tumansky R-13-300. Esta junção foi proposta no kit Revell, bem semelhante ao verdadeiro. Porém, o recurso utilizado pela Revell para manter a “carenagem dorsal” no lugar não condiz com o original, por isso, fiz um corte na peça (bem no ponto onde atua a junção do original), corrigindo assim este impasse.
Detalhei a carenagem dorsal com alguns furos e colei as duas peças diretamente na fuselagem. Agora o conjunto apresenta um aspecto melhorado.
A parte superior do anteparo traseiro da cabine (em alumínio) é levemente dobrada e colada na peça plástica da carenagem dorsal, finalizando assim, a cabine do piloto totalmente modificada neste kit.
As caixas de rodas do trem de pouso principal receberam dois furos (cada) para incorporar detalhes previstos nas fotos obtidas na Internet. Agora elas possuem profundidade real se comparadas ao modelo original (você consegue até encaixar a roda do kit dentro delas). Ao contrário do que se possa pensar, o detalhamento das caixas de rodas deve ser feito depois de coladas as asas do modelo à fuselagem, pois existe uma integração delas quanto aos detalhes internos. Encaixo o assento ejetor dentro da cabine para finalizar os passos de acabamento interno: “sujeira”, desgastes, e o cabo elétrico que aquece o espelho retrovisor (para não embaçar quando em vôo); Este cabo foi feito com fio de nylon no diâmetro adequado. Já podemos fechar a capota e continuar com o trabalho.
Texto e Fotos:
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