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Revell Mikoyan-Gurevich Mig21MF Fishbed 1/32
ETAPA 03: "FECHANDO A FUSELAGEM" Neste ponto já podemos testar os encaixes e colar as duas metades da fuselagem. O habitáculo do piloto, cone difusor, caixa de rodas e fixador da turbina já estão no lugar e as duas peças da fuselagem estão devidamente pintadas por dentro na cor preta. Testei os encaixes e colei com a cola de fusão própria dos kits. Após secar, apliquei uma camada de putty e lixei depois de seca. Esta fase de lixa exige o cuidado de se isolar a cabine do piloto para que esta não receba “poeira” do lixamento.
Teste de encaixe das duas metades da fuselagem. Uma vez coladas e lixados os encaixes das metades da fuselagem, o próximo passo é unir a este conjunto alguns acessórios. Notem que, na cabine do piloto, ficou faltando colar a parte superior do painel de instrumentos. O fato é que esta peça é colada agora, valendo-se da trava interna (confeccionada em alumínio) para apoio ao conjunto superior do painel. Sem ela, o painel cairia para dentro do kit.
Este conjunto do painel foi detalhado usando sprue derretido, tiras de alumínio e fios elétricos desmontados. A montagem fica sobre a chapa fixadora e dentro da peça transparente (pára-brisa do avião). Esta operação exige que o pára-brisa seja colado nesta fase. Estando no lugar e devidamente colado, nova camada de putty foi aplicada com o devido processo de lixa (depois de seca, é claro).
O canopy deve ser afixado para completar o conjunto. As partes transparentes deste kit são boas. Pintei internamente o espelho retrovisor que compõe esta peça e colei no lugar antes de afixar a capota à fuselagem. Avaliando as fotos do avião original, confeccionei, em alumínio e pedaços de alfinete de costura, as dobradiças para a fixação e abertura do canopy. Trabalho minucioso que ficou semelhante à dobradiça do avião real. Uma vez colada no lugar, possibilitou a abertura da capota no ângulo correto e com pressão suficiente para não ficar abrindo ou fechando sozinha. Através de fotos, detalhei internamente o canopy e apliquei pintura interna com a tinta Tamiya XF-25 (igual a da cabine). As quatro portas destinadas à sangria de ar foram coladas nos “buracos” abertos na fuselagem (vide Etapa 01) Apliquei tinta escura para ver o “efeito”. Aparentemente, ficou mais realista em relação ao que era antes de furar.
A carenagem dorsal característica do MIG-21 MF é dividida no kit em duas partes. A que se integra ao anteparo traseiro da cabine do piloto e sua extensão que vai até a empenagem vertical. O MIG-21 possui uma junção a 2/3 da fuselagem para remoção da turbina Tumansky R-13-300. Esta junção foi proposta no kit Revell, bem semelhante ao verdadeiro. Porém, o recurso utilizado pela Revell para manter a “carenagem dorsal” no lugar não condiz com o original, por isso, fiz um corte na peça (bem no ponto onde atua a junção do original), corrigindo assim este impasse.
Detalhei a carenagem dorsal com alguns furos e colei as duas peças diretamente na fuselagem. Agora o conjunto apresenta um aspecto melhorado.
Encaixo o assento ejetor dentro da cabine para finalizar os passos de acabamento interno: “sujeira”, desgastes, e o cabo elétrico que aquece o espelho retrovisor (para não embaçar quando em vôo); Este cabo foi feito com fio de nylon no diâmetro adequado. Já podemos fechar a capota e continuar com o trabalho.
Texto e Fotos:
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