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Revell Mikoyan-Gurevich Mig21MF Fishbed 1/32
ETAPA 04: "ASAS E REBAIXAMENTO DE PAINÉIS" As asas do MIG-21 versão “MF” são ligeiramente diferentes das asas dos modelos anteriores (MIG-21 F, PF, FL, PFM). Pelo fato deste kit herdar uma fôrma de versões anteriores (as asas apresentam detalhes da versão PF), foi preciso corrigir alguns pontos para adequar à versão correta deste trabalho. Comecei removendo o atuador do flap presente na parte inferior das asas. Sua localização correta na versão MF é no centro do próprio flap e não ao seu lado (como era na versão PF).
Ailerons e flaps são montados, lixados e moldados conforme as fotos do original. Como pretendo mantê-los móveis, usei pequenos eixos feitos de pedaços de alfinetes de costura aquecidos no fogo, fincados nas laterais destas superfícies de comando. Estas peças são encaixadas (sem colar) entre as duas metades das asas no momento de uni-las. As duas metades das asas recebem um pequeno corte (“chanfro”) feito com estilete, para formar o local de fixação/atuação dos eixos (repito: sem cola).
Já é hora de colarmos as metades das asas encaixando nelas as partes móveis (as superfícies de comando). Neste momento, senti a necessidade de efetuar um “rebaixamento de painéis” no modelo, pois o resultado ainda estava deixando a desejar. Isso gera mais trabalho, pois o recomendado para o rebaixamento de painéis (mais conhecido como “Scribbing” ou “re-scribbing”) é que ele deve ser feito ANTES de se colar as partes do modelo, mas, como decidi fazer isso agora... Paciência! Mãos a obra! O rebaixamento de painéis para este kit foi feito com a ponta seca de uma ferramenta própria de relojoeiros e com o auxílio de uma régua maleável. Como todo o kit já possui os painéis em alto relevo, então, bastou usá-los como guia, passando a ponta seca com certa firmeza, criando assim um “sulco” que forma o baixo relevo na peça (depois é só lixar a antiga e dar acabamento). Com umas três noites de trabalho, efetuei o improvisado “Scribbing” nas asas e na fuselagem já pronta (sempre como base nas fotos dos Walkarounds). Alguns cortes arredondados precisaram de certa destreza e não ficarão “100%”, mas o resultado ficou bem melhor que deixar o kit com aqueles “alto relevo” originais. Conforme o modelo do avião, eu prefiro deixar alguns pontos em alto relevo, pois os aviões reais têm diferenças entre painéis mais altos ou baixos (o MIG-21 é um caso destes). Aqui vale uma dica: não confie muito em desenhos. Por mais que sejam bem feitos, eles sempre apresentam informações divergentes, se comparados ao modelo original. Fotos do aparelho real são sua melhor referência para evitar erros no detalhamento de um kit. Uma vez coladas as metades das asas, suas superfícies de comando e efetuado o “Scribbing”, podemos colar os detalhes das asas.
Na versão MF, as pontas das asas são dotadas de sensores IFF (identificação amigo-inimigo) que funcionam também como descarregadores de estática. Confeccionei estes detalhes nas pontas das asas usando uma pequena chapa de alumínio e um pequeno pedaço de linha de Nylon com uma gota de isocianoacrilato na ponta (para formar o detalhe arredondado na ponta do sensor). O resultado ficou bacana, bem similar ao verdadeiro e com a vantagem de ser maleável (estes detalhes são danados para se acidentar durante o manuseio do kit).
No kit Revell, as luzes de navegação das asas estão ausentes. Por isso, moldei ambas com putty em seu devido local. Elas serão pintadas posteriormente.
Não acabou ainda. Falta a finalização de detalhamento dos faróis de pouso, e detalhes gerais das asas onde utilizo “Photo-Etcheds” improvisados em alumínio. Se observarmos as asas do MIG-21 MF, veremos vários detalhes de chapas de inspeção totalmente ausentes no kit Revell. Usando as chapas de alumínio e com o auxílio do computador para calcular o tamanho destes, confeccionei estes pontos de inspeção cortando-os diretamente na chapa de alumínio. As peças (iguais a um Photo-Etched) recebem rebites feitos um a um, no verso das mesmas, com o auxílio de uma punção. Bem trabalhoso, mas com resultados satisfatórios, pois o quase imperceptível relevo elevado personaliza o kit em realismo. Este improvisados “Photo-Etcheds” são colados com isocianoacrilato, antes da pintura da camuflagem.
Novamente continuando com os faróis de pouso/inspeção, cortei dois aros em alumínio e detalhei seus rebites com a punção. Cortei duas peças redondas (em chapa de acetado transparente) para montar os “vidros” dos faróis de pouso. Aqueci a ponta de uma linha de nylon (levemente) para formar a lâmpada. Cortei e colei antes de colar os aros e “vidros”. Com tudo montado diretamente nos furos já prontos, o resultado para estes faróis ficou interessante e mais realista.
Para finalizar esta etapa, os atuadores dos flaps (agora móveis), precisam ser fechados com placas, exatamente em suas junções de atuação. Nos aviões franceses, este tipo de junção é uma espécie de borracha que se comprime e estica conforme o movimento, porém, nos MIG-21, são usadas chapas de metal mesmo. Usando chapas de alumínio, cortei três peças que, coladas nas referidas junções, atuam como se fossem as originais (o funcionamento ficou semelhante). Confiram nas fotos a seguir.
Dois ângulos diferentes das asas (vista inferior), já com seus detalhes prontos. Texto e Fotos:
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