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Revell Mikoyan-Gurevich Mig21MF Fishbed 1/32
ETAPA 05: "ITENS DA CAUDA" A parte traseira do MIG-21 é historicamente uma combinação quase perfeita dos conceitos de aerodinâmica propostos pela MIKOYAN, nos meados dos anos 50: empenagens verticais e horizontais com formato enflechado, separadas das asas em delta. Isso melhorava consideravelmente a manobrabilidade do avião em combate, se comparados aos conceitos do delta “puro” da época. Outra característica interessante no MIG-21 MF é a sua parte traseira “destacável” de seu conjunto asa/fuselagem, possibilitando a manutenção da turbina Tumansky R-13-300 e até a sua retirada para troca. No kit Revell, esta funcionalidade foi incluída: a parte traseira se separa da fuselagem possibilitando mostrar a turbina. A junção é sob pressão de encaixe, mas deixa a desejar quanto à segurança (no manuseio do kit ela se solta com muita facilidade). Neste caso, para evitar acidentes, ou você monta colando tudo ou mantém seu modelo em “pose” de manutenção com a parte traseira separada do kit, expondo a bela turbina R-13. Neste kit, meu objetivo foi possibilitar ambas as situações de apresentação. Usando uma broca amolada, efetuei dois pequenos furos nas junções das duas seções, possibilitando a inserção de dois pequenos parafusos (aqueles bem pequenos usados em relógios de pulso), ambos instalados longitudinalmente na junção fuselagem/cauda. Através deste artifício, o modelo pode ser mantido montado e, se necessário, mostrando a turbina R-13 sem risco de acidentes.
O kit apresenta o estabilizador vertical fixo. Para melhor realismo, recortei-o de sua empenagem e reinstalei-o com o auxílio de pedaços de alfinete de costura, estrategicamente fixados em cima e em baixo da peça. Por conseqüência, o movimento do leme direcional foi possível e alguns detalhes em alumínio reforçaram seu aspecto, tornando-o ainda mais realista.
Montei toda a parte traseira do kit colando suas peças: a empenagem vertical, as entradas de refrigeração do pós-combustor (duas pequenas peças fixadas uma de cada lado na raiz da empenagem vertical) faltando apenas os profundadores. Nesta etapa, o rebaixamento de painéis foi aplicado em todo o conjunto e detalhes “grosseiros” foram retirados/modificados: o descarregador de estática abaixo do radar de aviso de cauda foi substituído por um mais fino, feito em Nylon com uma gota de isocianoacrilato na ponta e as luzes de formação localizadas no topo da empenagem vertical (no kit totalmente ausentes) foram moldadas em Nylon do lacre de roupas de lojas de departamento.
O kit Revell apresenta os estabilizadores horizontais com encaixes que os tornam fixos. Optei por deixar também estes estabilizadores móveis. Para isso, copiei o mesmo sistema usado pelo avião original (atuadores dos profundadores separados e instalados em um ângulo aproximado de 100º em relação ao eixo longitudinal e fixação nas superfícies de atuação no centro das mesmas). Estes “atuadores” foram confeccionados usando pinos de metal gentilmente cedidos por minha filha (de seus prendedores de cabelo quebrados). Estes pinos são introduzidos em um pequeno tubo de plástico rígido (aqueles de spray lubrificante) com travas feitas em alumínio, fixadas de modo a evitar o recuo do eixo e possibilitar a rotação do pino em seu interior.
Furei a parte traseira do Kit em ambos os lados, bem ao centro de atuação dos profundadores, permitindo a fixação (com cola isocianoacrilato) dos atuadores confeccionados.
Com seus atuadores prontos, bastou efetuar um furo em cada profundador e colar diretamente no eixo destes (já fixados na parte traseira da fuselagem). Nesta fase, observar o alinhamento dos lemes é essencial.
Uma vez colados nos seus respectivos eixos, os profundadores podem ser posicionados em ângulos diferentes, dando mais realismo ao modelo quando pronto.
Outro detalhe incorporado foi o compartimento do pára-quedas de freio (no kit Revell esta parte é fixa e sem movimento). Separei-o da empenagem vertical com o auxílio de um estilete e preparei todo o conjunto usando alumínio de latinhas de cerveja. São 16 pequenas peças que refizeram este detalhe tão importante no MIG-21 MF (tudo baseado nas fotos dos Walkarounds disponíveis). Depois de prontas, as peças abrem e fecham com o auxílio de míni-dobradiças (estrutura bem semelhante ao modelo real).
Continuando com o detalhamento, moldei em linha de Nylon e chapa de alumínio os descarregadores de estática usados nos lemes de profundidade. Foram fixados com cola isocianoacrilato.
No conjunto, notei que faltava mais “realismo”. Nas entradas de ar para refrigeração do pós-combustor, efetuei furos com brocas e agreguei um pequeno pedaço curvo de chapa de alumínio em cada uma destas entradas. Este detalhe criou um efeito de profundidade nas peças e por conseqüência um chapeamento menos grosseiro (o tal aspecto de “brinquedão” desaparece). A técnica é simples e apresenta um ótimo resultado.
Para finalizar, o tratamento do conjunto com os improvisados “Photo-Etcheds” feitos em chapa de alumínio, devidamente lixados e com seus rebites em evidência.
Os conjuntos: fuselagem, asas e cauda já podem ser unidos.
Texto e Fotos:
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