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Revell Mikoyan-Gurevich Mig21MF Fishbed 1/32

ETAPA 07: "TREM DE POUSO"

O trem de pouso principal do MIG-21 é particularmente uma obra de arte em detalhes. Ele possui guias articuladas para inclinar o cubo da roda à medida que esta é recolhida, ficando na mesma disposição em relação à posição de pouso. Com isto, é possível encaixar-se na fuselagem verticalmente, pois na fina asa não seria possível comportar uma roda tão grande e larga. Os grandes pneus foram desenhados para trabalhar em pistas semi-preparadas, suportando grandes impactos e peso excessivo.

No kit Revell, as soluções de detalhamento são bem restritas, mas não fogem à idéia de funcionamento. Entretanto, as modificações são grandes, visando um resultado mais realista.

Primeiramente, os pneus (moldados com as rodas) devem ser colados e lixados com lixa 100, somente na banda de rolagem. Isso faz com que a banda fique mais áspera neste ponto e pareça com a borracha desgastada de um pneu usado (lembrando que o objetivo desta montagem é deixar o kit com aparência de desgastado).

As portas do trem de pouso principal vêm em uma única peça. No original, as portas são compostas de duas peças distintas. Separei as partes e efetuei modificações em sua curvatura e forma.

As pernas são razoavelmente detalhadas, mas apresentam o cubo/tambor de freio com “dentes” desproporcionais ao real. Reduzi o tamanho destes “dentes” com lixa.

O regulador de pressão hidráulica do freio a tambor foi confeccionado com fio de telefone e pedaços de sprue. Este é o primeiro detalhe agregado. A pintura fica a cargo do alumínio e verde médio fosco FS-34102. As rodas recebem a pintura clássica com cores foscas e brilhantes para melhor efeito visual.

Uni o conjunto e apliquei o envelhecimento à base de preto fosco (técnica do pincel seco). Os aros recebem nova camada de tinta para contraste de tons.

Usando pedaços de fios elétricos, montei os condutores do sistema hidráulico/freio, colando-os no local apropriado. Usando pequenos pedaços de alumínio de latas de cerveja, confeccionei o entrave articulado que movimenta o cubo da roda quando em processo de recolhimento. Nesta fase, os “Walkarounds” são essenciais para o detalhamento correto da peça. As portas do trem de pouso recebem o rebaixamento de painéis internamente e são pintadas de alumínio.

Todo o conjunto é colado e recebe o acabamento de “sujeira”.

O trem principal está pronto. O resultado final impressiona pela quantidade de detalhes.


O trem de pouso dianteiro proposto pela Revell é convincente no aspecto estrutural. Bem melhor que muitos de escala 1:48 de outros fabricantes famosos, que são bonitos, bem detalhados, mas não tem nada de parecido com o verdadeiro.

A peça necessita de uma verdadeira remodelagem com brocas amoladas e estilete. O aspecto grosseiro é desbastado no “garfo” deixando o espaço correto para a roda.


Meu objetivo é tornar o trem de pouso dianteiro móvel, por isso, eliminei o ponto de fixação superior e introduzi um pedaço de canudinho plástico (daqueles mais resistentes) para servir de corpo onde a peça vai girar. O efeito é imperceptível quando pintado.

Confeccionei os condutores hidráulicos com pedaços de fio de telefone e alumínio. Criei uma junção em “T” para fixar o conjunto à fuselagem de forma que a peça ficará colada, mas terá ângulo de giro suficiente para simular uma pose de “taxiamento”.

A roda recebe a pintura clássica de preto fosco e verde médio com contraste de tons.

O resultado final apresenta-se bem próximo ao real e muito mais elegante ao kit.


CONTINUA NA ETAPA 08...

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