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Revell/Scratchbuilt IAI LAVI 1/32

COMPARTIMENTO DO MOTOR:

Com o motor pronto o próximo passo é preparar o local onde ele atua. Diferente do F-16, cuja remoção do motor necessita desmontar a parte inferior traseira da fuselagem, no Lavi a retirada da PW-1120 é feita de forma simples, destacando a turbina pela traseira do avião, sem desmontar nada na fuselagem. A parte traseira do aparelho tem "grimpas" tencionáveis que permite a retirada da turbina diretamente para um carro com guindaste próprio (quase igual ao usado no F-16). Existem trilhos internos (superior e inferior) para auxiliar o correto engate / desengate do motor.


Estava esquecendo um detalhe importante quanto à turbina PW-1120: O protetor de entrada do compressor. Pelo fato desta turbina não haver entrado em produção, suas fotos são poucas e raras. Na foto abaixo, observei o detalhe do protetor...



Detalhe do protetor de entrada do compressor: Aparentemente uma versão simples similar ao da família F-100-PW220.

Para retratar esse detalhe o desenho em computador novamente se faz necessário. O conjunto é composto de 8 aletas dispostas 15º na circunferência de 360º. Um pequeno cone de choque é apresentado na frente da peça.


O pequeno cone de choque é moldado em chapa de alumínio com pequenos furos para simular os parafusos. O gabarito é o guia para o tamanho correto...



Com o gabarito ajudando na angulação, recorto as peças em plast-card (cartão de crédito usado), pois a espessura atende ao propósito...


O resultado após pintura finaliza a turbina PW-1120. O compressor apenas foi aprofundado um pouco mais para receber o protetor (agora o conjunto atende em termos de realismo final).




Voltando ao compartimento do motor, o mesmo tem aspecto tubular com estrutura similar a do F-16, com diferenças básicas em componentes simplificados (claro, o LAVI ainda é um protótipo). Comecei fechando o duto de entrada de ar. O material utilizado foi o "cartão de telefone público", pois seu plástico é fino e atende em flexibilidade e rigidez (muitos plastimodelistas usam nos trabalhos scratch). Usar o alumínio aqui não atenderia às "curvaturas" necessárias ao duto. Apenas recortei o tamanho correto e colei com isocianoacrilato.


"PlastCard" aplicado para simular o duto de condução do ar do compressor.

Em seguida, desenhei alguns componentes estruturais que vão compor a continuação do compartimento do motor. As paredes estruturais vão receber furos de 0,6 mm para simular os rebites próprios desse tipo de revestimento...


As pequenas chapas dissipadoras de calor foram cortadas em alumínio. Com uma pequena broca 0,6 mm fiz os detalhes dos furos para parafusar...


Usando plástico de cartão de crédito (maior espessura), confeccionei os "trilhos" inferiores para encaixe do motor. Aproveitei para testar o encaixe das placas dissipadoras de calor inferiores...



As peças que compõem os conduítes foram feitas com arame bem fino presas por chapas de alumínio. Tudo colado com isocianoacrilato.


Teste de encaixe dos conduítes e dissipadores de calor.


"Zoom" nos detalhes...

Notaram que tenho muitos furos para fazer" Realmente é um trabalho manual bem cansativo, por isso, resolvi criar uma "mini-dremel" para fazer os furos com mais rapidez e conforto...


Trata-se de uma adaptação usando um pequeno motor de CD-ROM desmontado, presilhas de alumínio de chapas de disquete 3¹/² (mais resistentes), um parafuso, engrenagens de redução de um brinquedo velho e o corpo de uma caneta marca-texto. Os eixos foram feitos com palitos de pirulito infantil. Usando um eliminador de pilhas (12 V), tenho uma pequena e silenciosa furadeira. Agora é só furar a peça usando o gabarito sobreposto...


Efetuando os furos... O corpo da caneta marca-texto é onde fico segurando a ferramenta.

Retiro o gabarito para conferir o resultado...


Em menos de 30 minutos os quase 200 furos dessa peça foram feitos!


Uma prévia de como ficou internamente...



Uma vez pintados vão se parecer com rebites...


As placas dissipadoras de calor recebem pintura em alumínio...


A peça que retrata os sensores de conexão motor / compartimento do motor é moldada com peças em alumínio, plástico e arame...



Peça bem trabalhosa...

Aplico pintura definitiva para depois colar (fazer uma peça presa a um painel é uma tática para se trabalhar sem ter que se preocupar com pouco espaço físico. Depois de pronta é só pintar da mesma cor do painel e fixar com cola)...


Agora um "dry-fit" para ver como vai ficar...


Em seguida aplico o fundo na cor final e um novo "dry-fit" dos conduítes e painéis inferiores dissipadores de calor...



Por fim, a colagem definitiva...


Falta complementar o duto. A chapa confeccionada com cartão telefônico recebe pintura interna e detalhamento apropriado nos "rebites". Usando cola e a devida curvatura, a mesma é presa no conjunto finalizando o compartimento do motor para meu LAVI...


As chapas dissipadoras de calor superiores são coladas no topo do duto já pronto...



Reparem o resultado dos rebites. Gostei muito! O resultado final do compartimento do motor...


CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Texto e Fotos:

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