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Revell/Scratchbuilt IAI LAVI 1/32

DECAIS LAVI - VERSÃO "TD" (PARTE 1):

Sempre que atinjo determinada fase no projeto de construção de um kit convertido, me preocupo antecipadamente com a customização final do modelo.

Neste não poderia ser diferente: Os decais para a versão que pretendo montar (LAVI TD) foram desenhados no CorelDraw¬© já dimensionados para a escala...


Observando a imagem contendo desenhos do painel de instrumentos em decais vocês devem estar pensando: "- Ele vai usar decais para retratar os instrumentos de um avião escala 1/32" - Não fica ruim?

Sim, vou usar decais! Mas o uso não será da forma tradicional. Os decais serão uma base para a técnica de sobreposição de chapas, onde geralmente as partes finais da sobreposição precisam de um acabamento mais preciso. Na "Parte 02" dos decais essa técnica não muito usual será explicada com detalhes.

Agora um fato interessante que aconteceu: Desde que comecei o projeto, sempre renovo minha fonte de dados via pesquisa, vasculhando a WEB para achar mais referências sobre o avião retratado.

Numa dessas pesquisas, descobri o "Sr. Bekim". Um plastimodelista alemão que também está montando um IAI LAVI TD, usando o mesmo kit Revell do F-16 1/32. Na verdade, ele me descobriu primeiro e fez contato. A montagem do seu IAI LAVI TD está bem avançada. Pude colher muitas imagens de sua montagem e "babar" no equipamento CADIA 2000 que ele usa para desenhar e gerar certas peças. Coisa de primeiro mundo mesmo! Maiores detalhes vocês podem acessar o link abaixo e acompanhar a montagem que, segundo ele, iniciou em 2006!

http://forum.largescaleplanes.com/index.php?showtopic=13162&st=0

Realmente inspirador o trabalho deste plastimodelista. Como ele já está quase na hora de pintar o modelo, enviei a ele como cortesia, o arquivo com os decais...


Decais do LAVI TD destinado ao Sr. Bekim. Como ele já criou seu painel de instrumentos, não mandei os desenhos dos mesmos...


Referências para aplicação dos decais...

A troca de experiências é mesmo incrível! Mesmo estando do outro lado do mundo, Bekim ficou muito grato e me mandou pelo correio um "presente" que chegou no dia 27 de abril (quase um mês para chegar)...



Na fase atual, ele já está criando os artefatos externos ao modelo. Recebi de presente o POD de EW utilizado nas demonstrações do LAVI TD...

É excelente a qualidade do trabalho! O POD parece ser feito com algum tipo de resina e traz detalhes minúsculos e uma precisão incrível quanto ao tamanho (inclusive ele é bem pesado!)...


No presente, ele enviou os testes de vácuo-form do pára-brisa do modelo, o POD de EW semi-acabado, 15 displays de LCD que ele mesmo mandou fazer em Photo-Etches (com minúsculos botões e muito bem detalhados) e um pedaço de fita metálica autocolante que ele usa para fazer os detalhamentos (fiquei impressionado com essa fita. Não conhecia e achei extremamente simples e útil de se aplicar :))...


Parece que ele conseguiu algum material sobre o LAVI diretamente com a IAI em Israel e compartilhou algumas informações comigo sob a promessa de não divulgar fotos na WEB. Quanto a isso não vou quebrar o "pacto" de informações, respeitando assim o seu pedido.

O trabalho dele é bacana e de certa forma diferente do que estou executando no meu modelo, porém o final de ambos parece que vai resultar em um IAI LAVI :).


LAVI "TD" do plastimodelista Bekim (ele é conhecido nos Fóruns que atua como "O Mestre do LAVI").

Segundo Bekim, somente 03 pessoas no planeta estão montando um LAVI 1/32 convertendo um kit do F-16: Um no Brasil, Um na Alemanha e Um em Israel.

Falta entrar em contato com o cara de Israel para conhecermos o trabalho dele...

Agora continuemos com a montagem "Made in Brasil"...

CABINE DE PILOTAGEM (PARTE 2):

Como eu já havia comentado anteriormente, a coluna de comando em forma de joystick lateral ("sidestick") utilizada no F-16 foi descartada pela IAI quando projetou o LAVI. No F-16 este sidestick é posicionado no lado direito da cabine, recebendo dos pilotos israelenses críticas em três pontos:

  1. Neutralizou virtualmente o espaço estibordo (lado direito) do console;
  2. . Em treinamento, era difícil para o instrutor do piloto saber precisamente o que o novato estava tentando fazer;
  3. No caso do piloto ser ferido no braço direito, o mesmo não poderia recuperar o LAVI para levá-lo de volta a sua base. Com uma coluna de comando central, o LAVI podia ser controlado com o outro braço do piloto, com pouca dificuldade, mantendo uma aceleração contínua e segura até a base.

A disposição da cabina do piloto é de projeto avançado, com HOTAS (Hands On Throttle and Stick " Mãos no Acelerador e Coluna de Comando) sendo no projeto biplace o sistema HOCAS (Hands On Collective and Stick - Mãos coletivas na Coluna de Comando) incorporado (duplo comando para controle do avião).


Existe um sistema HUD (Visor à Altura da Cabeça) mais largo, angulado e ótico-sensitivo, monitorando (se necessário) em uma única tela, a maioria dos sistemas operados. Além disso, a cabine do piloto tem indicadores do motor em tecnologia HDD, com precisão muito mais apurada em relação ao sistema mecânico.


Exemplo de diversos componentes tecnológicos destinados inclusive à exportação...

Computadores da empresa Elbit foram selecionados para os principais sistemas de exposição integrada, que incluíram o HUD, três displays "HDD" (dois deles apresentavam telas coloridas e o terceiro em preto e branco), os computadores de exposição de dados e o controlador de comunicações (que incluiu um sistema de rádio de bordo inteiramente computadorizado e de freqüência ultra-elevada "Elta ARC-740"). O compartilhamento de dados entre os HDD"s assegurava a redundância das informações. O sistema de navegação incluiu o "LATAS 1700" da empresa Tuman (um avançado sistema de navegação por inércia). A coluna de controle, o regulador de pressão (acelerador) e o teclado da tela principal foram codificados nos computadores com exposição dos dados em tempo real, e com função alternativa de redirecionar o comando ao computador principal do avião: o Elbit ACE-4.


Painel traseiro do IAI LAVI em construção e testes...

A empresa IAI criou um simulador de vôo para o LAVI, onde a maioria das fotos dos instrumentos, disponíveis na WEB são dele...


Simulador de vôo IAI LAVI...


Painel principal dianteiro...


Painel principal e consoles laterais do simulador IAI LAVI...

Nesta conversão do kit do F-16 para o LAVI existe a necessidade de se fazer tudo relacionado à cabine em scratch. Praticamente nada do F-16 pudera ser aproveitado para retratar esta cabine biplace.

Comecei desenhando os painéis, consoles e instrumentos no CorelDraw¬© visando chegar a quase 90% de fidelidade com as fotos que obtive na WEB (creio que existam diferenças do simulador para o modelo real, porém não muito significativas a ponto de condenar a réplica que vou fazer).

No final, obtive o resultado mostrado nas figuras abaixo:


Painel dianteiro do IAI LAVI...


Consoles laterais da parte dianteira do IAI LAVI (imagem com cor)...


Painel traseiro do IAI LAVI...


Consoles laterais da parte traseira do IAI LAVI (imagem com cor)...

Para dar continuidade à montagem, o segundo assento MK10L foi terminado...


A título de curiosidade, reparem que os assentos têm duas peças pontudas no encosto de cabeça, destinadas a quebrar o canopy numa ejeção. As ponteiras do assento dianteiro são maiores que as do assento traseiro...


Sendo assim, tentei retratar o melhor possível este detalhe!

Os pedais do leme direcional foram feitos usando chapa de alumínio e sprue esticado em fogo de vela, tudo colado com isocianoacrilato...



Seqüencialmente, a estrutura lateral interna do cockpit e adendos foram desenhados para posterior recorte em plástico de cartão telefônico e/ou chapa de alumínio...


As laterais foram recortadas em plástico de cartão telefônico usado...


Em seguida coladas no devido local...


E lixadas para se adequar à forma da parte superior...


A parte traseira do habitáculo necessita de modificações, onde as peças recortadas no plástico e chapa de alumínio vão montando as formas necessárias...




Para os painéis de instrumentos, a idéia é dar "profundidade" aos mesmos. O desenho base é impresso em papel comum...


A matriz em papel é presa sobre a chapa de alumínio e os furos são feitos com micro-broca...


O resultado após furado e cortado gera o visual inicial do painel...


Painel dianteiro...


Painel traseiro... Já arrisco um dry-fit para ver como está ficando...


E é claro, o alinhamento não conta agora (são só testes de encaixe)...





Agrupando em um teste todo o conjunto, o cockpit já começa a aparecer...



Parece que vai atender ao propósito...


CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Texto e Fotos:

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