A quem se destina Escolhendo seu kit Antes de começar Montando a cabine Cockpit em 8 passos Os Canopies Fazendo Canopis Re-Scribbing Rebites Estais Metal Fatigado Shading Giz Pastel Wash Envelhecimento Em Andamento... Especiais Walk-Arounds Downloads Referências Sites de Aviões Outros Sites <<Voltar |
Revell/Scratchbuilt IAI LAVI 1/32
RADAR ELTA 2032/2035 - PARTE 01: A aviônica do LAVI era modular: poderiam ser carregados novos softwares no computador de missão Elbit ACE-4 conforme a finalidade. A fuselagem não exigiria muitas modificações durante sua vida, logo, a série da aviônica foi indicada para ser quase a mesma durante a evolução do projeto israelense. A flexibilidade e o identificador situacional foram enfatizados para reduzir ao mínimo a carga de trabalho do piloto em números "g" elevados e em densos ambientes de ameaça. O computador de dados do ar era o mesmo empregado na Astronáutica! A maioria da aviônica do LAVI já tinha sido testada em vôo por um avião Boeing 727 da IAI (avião de testes para Guerra Eletrônica e afins).
O computador de missão Elbit ACE-4 foi selecionado para o IAI LAVI. Era compatível com o MIL-STD-1750A e padrões de MIL-STD-1553B. Podia ser usado para a exposição, radar digital, até gerência de integração (futura) da aviônica. Tinha memória de 128 K.
O radar multi-modo Elta EL/M-2032/2035 Pulso-Doppler era um desenvolvimento do radar multi-modo Elta EL/M-2021B Doppler utilizado no IAI Kfir-C2. O radar era muito avançado contendo um transmissor coerente e um receptor multi-canal estável para desempenho look-down trabalhando com largas faixas de freqüência e com traços de alta resolução. Um processador de sinal programável Elta, suportado por rede distribuída, agregou a rede de informática, fornecendo o melhor em poder de computação e grande flexibilidade para crescimento e atualização de algoritmos, além da expansão dos sistemas. O radar poderia fornecer velocidade e posição dos alvos no ar e em terra, e poderia fornecer ao piloto um mapa do terreno em que o LAVI sobrevoava. Poderia seguir diversos alvos a uma distância de 46 quilômetros, em cinco modalidades "ar-ar" (aquisição de alvos automática, linha de mira, olhar para baixo, olhar para acima e seguir em varredura). O radar tinha, no mínimo, duas modalidades "ar-terra" (busca feixe-agudo no mar e traço solo/terreno). Após o cancelamento do programa LAVI, este radar foi oferecido para a empresa Retrofits multi-role utilizar em diversas aeronaves, incluindo o Denel CHEETAH-E.
Para retratar este detalhe no modelo Revell, aproveitei o habitáculo vazio que fica na frente do cockpit, removendo a frente das metades de junção da fuselagem. Os painéis de acesso à manutenção são laterais (como no F-16), porém pretendo apresentar meu LAVI com um radar Elta bem definido. De posse de uma foto real do radar Elta M-2032, desenhei no CorelDraw© as peças necessárias para representar este equipamento...
Efetuo testes recortando e montando as peças em papel comum, visando conferir o resultado 3D e aplicar as correções necessárias...
Após o processo de correção, recorto as peças no material definitivo. Algumas serão no plástico de cartão usado de telefone público e outras que exigirem espessura menor, na chapa de alumínio...
O conjunto após montado e colado ficou convincente...
Em seguida, alguns detalhes são incorporados para fidelizar com a foto do radar original...
Finalmente o "equipamento" fica pronto. Gostei do resultado!
Em comparação com o modelo em papel, vemos que a técnica é simples, mas funciona.
Desenvolvi, usando chapa de alumínio, uma espécie de "trilho" para encaixar o radar...
O objetivo é fazer com que o radomo abra e o mesmo possa ser exibido, após correr em seus trilhos. Provavelmente, o sistema para retirada do radar (visando substituição do equipamento) deve ser bem similar. Lembrando que a manutenção seria feita por acesso lateral, desparafusando painéis de acesso (como é feito no F-16)...
CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA... Texto e Fotos:
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links Melhor visualizado em resolução 1366 x 768 |