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Revell/Scratchbuilt IAI LAVI 1/32

FREIOS DE AR (PARTE 2):

Os três primeiros protótipos do LAVI receberam freios de ar laterais acionados por pistões hidráulicos unitários que abriam sincronizadamente para frear o avião quando necessário.



Após o cancelamento do projeto LAVI, a Israel Aircraft Industries investiu capital próprio no terceiro protótipo (B-03) efetuando testes de vôo que resultaram em incorporar mudanças no sistema de freios de ar, desativando os atuais freios e idealizando um sistema semelhante ao que o F-16 usa...


Freio de ar lateral traseiro do F-16...

O protótipo B-03 posteriormente evoluiu para a versão "TD" (Tecnology Demonstrator) incorporando o que parece ser uma versão simples deste dispositivo (as fotos abaixo mostram a diferença)...



Os freios de ar do modelo precisavam ser finalizados. Baseados em fotos reais, confeccionei um desenho contendo a parte estrutural do conjunto que incorpora um pistão hidráulico acionador de cada freio de ar...


Uma vez recortados em plástico de cartão telefônico aplico os detalhes...


A peça pronta ainda precisa de uma curvatura adequada...


Que é obtida por dobras e pressão da peça em estruturas tubulares...


O cilindro hidráulico é confeccionado com carga de caneta bem fina e arame de clips com detalhes em chapa de alumínio...


Montados os conjuntos, temos uma estrutura funcional que possibilita abrir e fechar os freios de ar de ambos os lados...




O resultado é de um realismo convincente...


O modelo agora pode ser exposto com os freios abertos...


Ou fechados...



Para finalizar, o conjunto recebe pintura adequada. Outros refinamentos (fiação, por exemplo) serão posteriormente agregados.



Os mais céticos que me perdoem, mas embora esteja construindo uma versão "TD", optei por manter os freios laterais do modelo, pois não achei referências de que os freios traseiros sejam realmente funcionais ou simples aletas para testes de um futuro dispositivo.

CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Texto e Fotos:

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