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Revell/Scratchbuilt IAI LAVI 1/32

RADAR ELTA 2032/2035 - PARTE 02:

Integrado ao radar, o sistema de alarme eletrônico (IFF) do LAVI foi projetado pelas empresas Elta e Elistra. Foi baseado em um sistema de computador de medidas eletrônicas de sustentação integrada ativa e passiva bem como medidas eletrônicas defensivas (ESM/ECM). Era capaz de uma identificação rápida de ameaças, detecção e bloqueio automático de estações de radar inimigas. Este princípio podia ser igualmente empregado contra os sistemas de radar inimigos mais sofisticados. O LAVI podia interferir, "grampear" e eventualmente até carregar ruídos de despiste.



Em continuidade ao radar desenvolvido em scratch para o modelo, apliquei a pintura necessária para incorporar o conjunto...



Como já comentei anteriormente, a manutenção do radar era feita por painéis laterais e sua substituição provavelmente seria pela frente...



Exemplo de uma substituição de radar (na foto um F-18)...
Tudo ia bem até descobrir que o nariz do avião tinha que ser alongado em 05 mm...


Para alongar um ponto na fuselagem a técnica de isolamento por plástico e massa putty é perfeitamente aceitável. Primeiro corto uma tira de alumínio e colo por dentro da circunferência da abertura destinada ao radar, de forma a gerar os 05 mm que necessito "para fora" da estrutura. Posteriormente isolo o bico do modelo (radome) com plástico bem fino (esses usados para selar alimentos que vão para a geladeira) e uno bico + fuselagem por meio de finas tiras de fita "Durex" comum, alinhando tudo e aplicando massa putty para "soldar" as partes...


Reparem que na foto usei papel alumínio de culinária em substituição ao plástico que tinha acabado (por ser fino funciona do mesmo modo)...

Notem que a fina película plástica (aqui o filme de alumínio) isola a peça da massa putty, evitando a fusão de ambas no processo de secagem. Lembrem-se de que o objetivo é que o radome seja funcional para abrir e mostrar o radar do modelo...


Neste ponto aplico mais uma generosa camada de massa putty bem diluída e espero secar por 24 horas...


Após estar bem seco, começo a lixar vagarosamente em um único sentido removendo o excesso de massa seca...


Até o papel alumínio começar a "descascar"...


E o radome do modelo começa a se soltar aos poucos...


Até finalmente se desprender sem maiores problemas...


Com essa técnica temos o nariz do modelo devidamente alongado e perfeitamente alinhado ao bico...


Por causa da "parede" feita em chapa de alumínio, o acabamento interno também fica muito bom...


Nas fotos abaixo podemos notar que o radome do avião real é dotado de "nervuras" que são ausentes na peça que o modelo apresenta...




Usando sprue esticado no fogo de vela (bem fininho), deixei a peça com uma aparência melhor, agregando tal detalhe em 08 pontos distintos...



Usando arame e alumínio, confeccionei uma pequena dobradiça para o radome agora detalhado externamente...


Radome fechado...


Radome semi-aberto...


Radome totalmente aberto... Agora novos detalhes internos ao radome e habitáculo do radar são confeccionados. Fios, sensores e aviônicos são preparados usando cartão de telefone público usado, alumínio, fios e borracha de papelaria...




A parte interna do radome e habitáculo do radar recebem pintura na cor apropriada...



E começo agregando algumas peças internamente...



Até finalmente adicionar todos os detalhes no radome e o conjunto do radar em seu habitáculo...





Não fiquei muito satisfeito com o resultado da lâmina do explorador do radar (em amarelo), daí resolvi criar um decalque que, depois de aplicado, vai melhorar o aspecto desta peça...


Decalque da lâmina do explorador de radar (decalque amarelo)...

Finalizando esta etapa, pintei o radome externamente com tinta preta brilhante. O resultado agradou muito!






CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Texto e Fotos:

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