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Revell/Scratchbuilt IAI LAVI 1/32

ALETAS CANARD:

Além das superfícies de controle, o manche do LAVI também comanda as aletas canard laterais, situados ligeiramente atrás e abaixo do piloto, onde causariam uma obstrução mínima da visão. A empresa Grumman era responsável pelo projeto e desenvolvimento das asas e das aletas canard, produzindo pelo menos as primeiras 20 asas e aletas.



Os Canards (de movimentação independente) prejudicavam a visão lateral do navegador, porém o vôo por instrumentos sanava este problema, caso o navegador precisasse pilotar..

Previsivelmente, a estabilidade a baixa velocidade e controles Fly-By-Wire Quadruplex (sem apoio mecânico) foram empregados. Estando ligados a nove superfícies de controle diferentes, visavam proporcionar um verdadeiro controle de veículo configurado. Em comparação ao F-16, o LAVI é muito instável (de 10 a 12%). As superfícies foram programadas para dar um arrasto mínimo em todos os regimes de vôo, fornecendo estabilidade de situação ótima e plena agilidade. Existem indícios de que o LAVI teria capacidade inerente de controle somente com o elevon direto operante, porém, isso nunca pôde ser demonstrado.


Baseado nas fotos que dispunha, desenhei os canards e sua texturização...


Os profundadores do F-16 (que vieram no kit) foram cortados para atender ao tamanho dos canards...


Bem mais espessos, receberam muita lixa até se adequarem à espessura pretendida. Usando gabaritos, apliquei perfurações destinadas à texturização da peça...


Bem como o trabalho de scribbing, resultando num agradável conjunto visual...






Os montantes dos canards presentes no LAVI são de um desenho pouco característico...


Avaliando diversas fotos, desenhei as peças para uma montagem tridimensional do conjunto...


Recortadas e dobradas em papel comum, os testes do conjunto foram satisfatórios e revelaram uma mudança na fuselagem...




As peças são recortadas em chapa de alumínio e dobradas com o auxílio de uma mini-morsa...



A mudança que me refiro é a diminuição da distância da camada limite de entrada do bocal coletor, onde no F-16, este é bem mais comprido...


Com o auxílio da massa putty, cobri o excesso de distância e refiz a camada limite dentro do que mostravam as fotos do avião real...




Fotos da camada limite refeita, faltando o acabamento com lixa fina...

Um pequeno pino metálico é introduzido para acionar os canards que serão móveis no modelo...


Por serem peças modulares, o alinhamento do conjunto é relativamente simples...




E proporciona um acabamento bem realista...





Reparem o conjunto dos acionadores visto por trás...


Um pequeno teste de encaixe dos canards mostra que aparentemente está tudo ok...


Visão superior dos canards...

CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Texto e Fotos:

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