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Revell/Scratchbuilt IAI LAVI 1/32
ASAS (1): Desde o início do projeto, as asas foram uma preocupação que perturbava minha mente. Eu ficava pensando como seria a conexão asas/fuselagem e observando as peças do kit, não chegava a uma conclusão que atendesse ao quesito de rigidez, estrutura e alinhamento.
Após vários estudos e, principalmente, avaliando as fotos referência contendo a junção asas/fuselagem, concluí que a melhor forma de representá-las seria da mesma forma que fizeram com o modelo real: Estrutura de reforço em blocos na raiz das asas!
Avaliando o desenho frontal do LAVI, idealizei o reforço pretendido...
Esse "reforço" foi dividido em três blocos para a parte direita e três blocos para a parte esquerda do modelo. Usei o CorelDraw© para desenhar as peças...
Longe de ser um esquema "Hi-Tech", as peças foram recortadas em plástico de cartão telefônico e devidamente dobradas para obter seu formato "3D". Testes de concatenação são previamente aplicados, antes de se colar no lugar...
Observados o alinhamento e objetivo estrutural (com muitos dry-fits), colei os blocos na fuselagem...
A princípio parece estranho, principalmente se olharmos de frente o modelo...
Mas com o teste das asas já se nota o que pretendo fazer...
Paralelamente, aproveito as pequenas aletas traseiras do kit do F-16 para compor as superfícies fixas (também traseiras) do LAVI que previnem o efeito "stool" (Superstall Prevention), mais conhecidas como "Srakes"...
Elas são fixas e bem maiores no LAVI, por isso tive que aumentar a altura, além de adequar o tamanho lateral com lixa (lembrando que estou usando as próprias peças do kit para a conversão)...
O encaixe, ângulo de colagem e alinhamento são testados...
E as peças finalmente são coladas...
Pequenas chapas de reforço lateral são coladas para aumentar a rigidez do conjunto...
E o detalhamento fino (rebites) é aplicado nas superfícies fixas...
O resultado agrada...
Testes com os canards encaixados proporcionaram um visual interessante...
CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA... Texto e Fotos:
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