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Revell/Scratchbuilt IAI LAVI 1/32

TREM DE POUSO (PARTE 01):

Não idêntico, mas seguindo a linha do F-16, o trem de pouso do LAVI tinha pouco peso, a roda do trem de pouso dianteiro foi posicionada atrás da entrada de ar, com recolhimento para trás, e o trem de pouso principal era montado na fuselagem, acionado por trilhos um pouco estreitos com abaixamento por gravidade.


O trem de pouso dianteiro e a perna direita do trem de pouso traseiro possuem um farol de aterragem que é acionado durante o pouso e decolagens.

Curiosamente, o trem de pouso dianteiro podia estender-se para elevar o bico do avião. Talvez a IAI já pensasse em algo futuro para porta-aviões (?)...


As "pernas" do trem de pouso do F-16 são em forma de "V". Já no LAVI a perna é única por lado, reforçadas e pouco mais separadas uma da outra se compararmos ao F-16.

As peças do kit foram cortadas e anguladas de forma que atendessem ao que o modelo necessita...


A junção foi obtida com um pedaço de canudo de pirulito infantil (bem resistente por sinal)...

Os trilhos de acionamento foram desenhados no computador e cortados em plástico proveniente de cartão de telefone público usado...


As rodas do kit são razoavelmente detalhadas (não são de borracha) e compostas por quatro peças para pneu e roda, sem frisos nos pneus, embora apresentem as marcações da Goodyear...


Avaliando fotos dos pneus do LAVI, vemos que este tem três frisos em sua banda de rolagem...


Colei as metades dos pneus e após uma pequena dose de lixa 600, usei uma punção para fazer os três frisos característicos do pneu...


Avaliando as peças do cubo central, percebi que podia efetuar pequenas alterações na peça e uma pintura adequada tornaria a roda bem parecida com a que foi usada no LAVI...


Pequenos furos no cubo central da roda e um pequeno anel de conexão formarão o conjunto pretendido...

Os pneus recebem pintura com preto fosco e ficam aguardando a confecção das rodas...


Baseado no esquema de pintura das rodas reais tentei simular o mesmo efeito nas rodas "modificadas" que dispunha...



Em comparação, parece que obtive sucesso no conjunto final, ficando este próximo ao real. Vejam a foto comparativa abaixo:


A perna do trem de pouso dianteiro que veio no kit do F-16 recebe cortes para adequá-la às modificações necessárias ao trem de pouso do LAVI. Um pequeno eixo metálico é usado para unir as partes e pedaços dos trilhos que vieram no kit deram ao conjunto uma aparência próxima ao que pretendo apresentar...


Perna do trem de pouso dianteiro. Sua parte central vai permitir virar a roda do modelo...

O detalhe do farol foi obtido via técnica do vácuo-form manual usando uma tampa de remédio spray e uma chapa de acetado transparente...


Agregando peças feitas com alumínio, cartão de crédito velho, borracha escolar, arame e muita paciência, o trem de pouso dianteiro "nasce" para meu modelo do LAVI...




Trem de pouso dianteiro semi-acabado. Reparem no farol e pára-lama feitos em vácuo-form manual...


A roda dianteira também recebeu lixa e frisos via punção...





Numa eventual pré-montagem, chego à conclusão de que vai ficar bom o resultado...



Avaliando o trem de pouso traseiro do LAVI, pude observar que ele possui alguns detalhes que precisavam compor a peça adaptada do F-16...



Decidi começar pelo atuador hidráulico do trem de pouso. Efetuei mudanças na peça que veio no kit do F-16 para adequar o formato...


Depois desenhei o sistema de amortecedores e outras peças que se destinam a compor o trem de pouso principal...


Devidamente cortados e dobrados em alumínio, obtenho as peças desejadas...


Juntando os conjuntos, obtenho a perna do trem de pouso principal em sua forma "bruta"...





Agregando a roda, pude notar que o resultado ficou muito próximo ao avião real...





Com os três componentes agora prontos, o próximo passo será a "pintura" e agregar "detalhes finos"...


CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Texto e Fotos:

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