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Revell Martin B57B Canberra 1/72

<PORTA BOMBAS:

O primeiro B-57B voou em 18 de junho de 1954. Quatro cabides externos foram adicionados debaixo de cada asa para carregar bombas ou foguetes. Um porta-bombas giratório em uma só peça foi incorporado ao compartimento de bombas (uma característica desenvolvida original para o XB-51). A porta girava 180 graus em torno de dois pivôs centrais, levando quatro segundos para abrir e seis para um giro completo. As bombas eram colocadas no lado interno da porta, de modo que quando a porta abria só se via as bombas montadas externamente após o giro completo.


Os pontos de fixação presentes na peça do porta-bombas permitiram carregar uma grande variedade de artefatos bélicos (incluindo armas nucleares). A "porta giratória" tornou possível efetuar bombardeios em velocidades mais elevadas, pois os efeitos "buffeting" ("efeito sopro") associados às portas de bombas convencionais dos aviões (quando abertas) foram eliminados. O desenvolvimento desta porta foi a razão principal pela qual o B-57B se transformou no avião de pontuação mais certeira observado nos testes e treinamentos. Outra característica vantajosa era que a placa inteira poderia facilmente ser removida do aparelho em terra, rearmada e rapidamente guinchada no lugar, dentro da fuselagem, permitindo rápido retorno ao combate. O conjunto completo era içado já na posição, pelo uso de quatro gruas de manivela. Tão logo as conexões elétricas fossem feitas aos circuitos de liberação, a porta era girada em seus eixos novamente à posição fechado.


Um sistema de orientação de radar aéreo para bombardeio APW-11 foi instalado. Ajudou o piloto na pontaria exata do alvo. O sistema de bombardeio SHORAN foi adicionado para uso pelo bombardeador/navegador. Um sistema de alarme de radar APS-54 foi instalado visando aumentar o ângulo de cobertura por trás do avião e avisar aos tripulantes quando iluminados por AI.

Para retratar esse porta-bombas do B-57B, efetuei cortes na ?barriga? do modelo...


As partes destacadas foram coladas e trabalhadas com putty e alumínio...


Confeccionei o mecanismo de acionamento giratório utilizando arame e chapas de alumínio. Tudo colado com isocianoacrilato...




Um dry-fit da fuselagem mostra o resultado do porta-bombas. Claro que vão ser agregados mais detalhes, mas já se nota a semelhança com o modelo real...



Posição aberta...


Posição Fechada... Agora algumas fotos para entendimento de como ficou o mecanismo... Funciona como no modelo real!


Seqüencial "1" (porta aberta)...


Seqüencial "2" (porta começando a fechar)...


Seqüencial "3" (porta fechando)...


Seqüencial "4" (porta quase fechada)...


Seqüencial "5" (porta completamente fechada)...

A parte interna do habitáculo do porta-bombas herdou a estrutura original do Canberra, porém sem os fixadores instalados...


Porta-bombas original do Canberra...

Para retratar esse detalhe, efetuei o desenho do mesmo, calculando as dimensões para a escala...


Desenho da estrutura interna do habitáculo do porta-bombas. Notem as marcas para dobra...

Recortado em chapa de alumínio e devidamente dobrado, já aparenta com o original...


Os furos foram feitos usando broca de 01 mm...


Agora segue uma seqüência de dry-fits para averiguação de posicionamento...








Para finalizar a estrutura, usei fios de um cabo elétrico desmontado, colando com isocianoacrilato. Não é uma tarefa fácil e a escala não ajuda, porém, com a pintura, vai melhorar...



O visual já pode ser percebido nas fotos abaixo:



CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

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