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Revell Martin B57B Canberra 1/72

CAIXA DE RODAS:

O kit Revell é bem simples e não explorou o bom espaço disponível nas asas e fuselagem para retratar as caixas de rodas.



Com o devido cálculo de escala desenhei as caixas de rodas para detalhamento dos modelos (não se esqueçam que são dois B-57B que estou montando), imprimindo em seguida...


Tentei aproximar ao máximo a estrutura das mesmas...


Recorto, dobro e efetuo um teste no local devido...


Uma vez recortadas em chapa de alumínio e devidamente detalhadas com partes de alto relevo (usando fios elétricos), obtive um resultado razoável...



Um dry-fit da peça pronta em seu local devido apresentou um excelente visual, refinando ainda mais o kit...



No B-57 não há nenhum atuador de direção na roda do nariz. O avião era dirigido com freio e pressão de motor de oposição (mais pressão de motor de um determinado lado vira o aparelho em terra). Os pneus eram enormes, porém de fácil mudança. Não havia nenhum sistema antiderrapagem.


Segundo relatos do pessoal de manutenção em terra, inspecionar a caixa de rodas não era divertido em tempos de chuva devido à distância ao solo ser bem baixa.


A luz de aterragem abaixo da asa ficava a frente do porão da roda. Antes de decolar, o porão da roda era inspecionado nos atuadores de porta, suportes para altura apropriada e extintor de incêndio contra fogo de motor. Para retratar esse detalhe, desenhei no Corel a caixa de rodas dianteira em suas medidas adaptadas para a escala 1/72. Reparem nos detalhes minúsculos...


Em seguida, efetuei testes de encaixe com a fôrma de papel recortada...




A roda tem que caber lá dentro...


Uma vez aprovado o tamanho e encaixes, recorto na chapa de alumínio e efetuo os furos com broca 0,2 mm adicionando fio elétrico desmanchado para compor as longarinas estruturais (é bem trabalhoso)...


Já tenho agora a caixa de rodas dianteira...


Agora uma novidade: as portas do trem de pouso dianteiro recebem um detalhamento compatível com as fotos e Walkarounds pesquisados, obtendo esse resultado...



Anexada à caixa de rodas dianteira, o resultado promete...


Mas a novidade que me referi é o ?movimento?... Elas abrem e fecham, permitindo o recolhimento do trem de pouso...



Vou confeccionar o trem de pouso e o conjunto será escamoteável... O motivo? Pretendo fazer uma vinheta com os dois B-57B voando em formação...


Se precisar, posso colocá-los em posição de pouso...



CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Texto e Fotos:

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