A quem se destina Escolhendo seu kit Antes de começar Montando a cabine Cockpit em 8 passos Os Canopies Fazendo Canopis Re-Scribbing Rebites Estais Metal Fatigado Shading Giz Pastel Wash Envelhecimento Em Andamento... Especiais Walk-Arounds Downloads Referências Sites de Aviões Outros Sites <<Voltar |
Revell Martin B57B Canberra 1/72
CAIXA DE RODAS: O kit Revell é bem simples e não explorou o bom espaço disponível nas asas e fuselagem para retratar as caixas de rodas.
Com o devido cálculo de escala desenhei as caixas de rodas para detalhamento dos modelos (não se esqueçam que são dois B-57B que estou montando), imprimindo em seguida...
Tentei aproximar ao máximo a estrutura das mesmas...
Recorto, dobro e efetuo um teste no local devido...
Uma vez recortadas em chapa de alumínio e devidamente detalhadas com partes de alto relevo (usando fios elétricos), obtive um resultado razoável...
Um dry-fit da peça pronta em seu local devido apresentou um excelente visual, refinando ainda mais o kit...
No B-57 não há nenhum atuador de direção na roda do nariz. O avião era dirigido com freio e pressão de motor de oposição (mais pressão de motor de um determinado lado vira o aparelho em terra). Os pneus eram enormes, porém de fácil mudança. Não havia nenhum sistema antiderrapagem.
Segundo relatos do pessoal de manutenção em terra, inspecionar a caixa de rodas não era divertido em tempos de chuva devido à distância ao solo ser bem baixa.
A luz de aterragem abaixo da asa ficava a frente do porão da roda. Antes de decolar, o porão da roda era inspecionado nos atuadores de porta, suportes para altura apropriada e extintor de incêndio contra fogo de motor. Para retratar esse detalhe, desenhei no Corel a caixa de rodas dianteira em suas medidas adaptadas para a escala 1/72. Reparem nos detalhes minúsculos...
Em seguida, efetuei testes de encaixe com a fôrma de papel recortada...
A roda tem que caber lá dentro...
Uma vez aprovado o tamanho e encaixes, recorto na chapa de alumínio e efetuo os furos com broca 0,2 mm adicionando fio elétrico desmanchado para compor as longarinas estruturais (é bem trabalhoso)...
Já tenho agora a caixa de rodas dianteira...
Agora uma novidade: as portas do trem de pouso dianteiro recebem um detalhamento compatível com as fotos e Walkarounds pesquisados, obtendo esse resultado...
Anexada à caixa de rodas dianteira, o resultado promete...
Mas a novidade que me referi é o ?movimento?... Elas abrem e fecham, permitindo o recolhimento do trem de pouso...
Vou confeccionar o trem de pouso e o conjunto será escamoteável... O motivo? Pretendo fazer uma vinheta com os dois B-57B voando em formação...
Se precisar, posso colocá-los em posição de pouso...
CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA... Texto e Fotos:
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links Melhor visualizado em resolução 1366 x 768 |