A quem se destina Escolhendo seu kit Antes de começar Montando a cabine Cockpit em 8 passos Os Canopies Fazendo Canopis Re-Scribbing Rebites Estais Metal Fatigado Shading Giz Pastel Wash Envelhecimento Em Andamento... Especiais Walk-Arounds Downloads Referências Sites de Aviões Outros Sites <<Voltar |
Revell Martin B57B Canberra 1/72
TREM DE POUSO (PARTE 4): Em relação do Canberra original, o trem de pouso do B-57 recebeu mínimas alterações. A mais perceptível são as proteções tipo "polainas" da viga principal do tem de pouso, visando proteger o cabeamento do sistema hidráulico de freio que atua nas rodas principais.
No modelo, retratei tal detalhe usando alumínio de tampa de achocolatado devidamente recortada. Este material é mais fino que a chapa de latinha de cerveja, possibilitando melhor manejo do material e é indicado para peças que não vão sofrer pressão ou executar algum tipo de movimento.
O sistema de retração do trem de pouso principal do B-57 não é muito complexo...
Trata-se de uma haste retrátil por giro central acionada por um braço hidráulico...
Este conjunto foi retratado usando plástico de cartão de telefone público, fio elétrico desmontado e chapa de alumínio...
Semelhante ao sistema real, esta peça pode manter o trem de pouso recolhido...
Ou estendido...
Preso à caixa de rodas por um alfinete de costura, o sistema funciona bem para baixar o trem de pouso...
Quanto para recolher o mesmo...
Ainda virá o cabeamento dos acionadores, mas já se nota um realismo no conjunto...
ASAS (PARTE 2): Fechar as metades da asa não é tão simples. Primeiro tenho que detalhar a parte interna da entrada do compressor. Usei pedados minúsculos de cartão de telefone público e um disco feito de palito de pirulito infantil. Um montante para colocar o "motor" na altura certa foi aplicado usando plástico de lacre de loja de departamento...
Em seguida, a parte dianteira recebe seu devido detalhamento com micro furos para simular as entradas de ventilação e saída de gases dos cartuchos de acionamento do motor...
Um dry-fit mostra como está ficando...
Como podem ver nas fotos seguintes, temos protetores nestas peças...
Tentei simular os detalhes com chapa de alumínio...
Vale comentar que a Revell estranhamente moldou as entradas de resfriamento alinhadas mais a esquerda de quem vê de frente o compressor do motor. Sinceramente não achei fotos da versão "A" ou "B" com essa característica, fato que, para não comprometer a montagem, resolvi deixar como está. As partes internas das asas e seus "acessórios" recebem pintura apropriada, bem como os dutos dos motores (internamente e externamente)...
Os adendos internos (isso inclui as fiações) são precedidos de muitos dry-fits e colados minuciosamente para somente então fechar a asa...
Após colar as asas verifiquei que a caixa de rodas atendeu ao propósito em realismo...
As fotos a seguir tentam mostrar o resultado até o momento (sem a roda adicionada)...
Finalmente, a roda é adicionada...
As fotos de ponta-cabeça dão uma idéia da apresentação final...
O recolhimento da roda ficou muito bom...
O Canberra possui luzes de navegação bem grandes dentro de uma transparência. No kit Revell, a opção é apenas a pintura das lentes. No caso, optei por retratar esse detalhe também. O primeiro passo é moldar a ponta da asa através do processo de vácuo-form...
Depois é remover a ponta da asa observando o tamanho para não cortar muito...
Usei micro-brocas para furar o interior do corte e após recortar a peça feita com plástico transparente (obtida do vácuo-form), já tenho o necessário para detalhar as luzes de navegação...
Não posso colar ainda a peça transparente. Somente após a pintura definitiva da asa é que esse detalhe entra, porém, um dry-fit mostra o resultado aparente (já com o tanque externo pintado como teste)...
A asa está quase pronta...
CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA... Texto e Fotos:
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links Melhor visualizado em resolução 1366 x 768 |