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Revell Martin B57B Canberra 1/72

TREM DE POUSO (PARTE 4):

Em relação do Canberra original, o trem de pouso do B-57 recebeu mínimas alterações. A mais perceptível são as proteções tipo "polainas" da viga principal do tem de pouso, visando proteger o cabeamento do sistema hidráulico de freio que atua nas rodas principais.



No modelo, retratei tal detalhe usando alumínio de tampa de achocolatado devidamente recortada. Este material é mais fino que a chapa de latinha de cerveja, possibilitando melhor manejo do material e é indicado para peças que não vão sofrer pressão ou executar algum tipo de movimento.


O sistema de retração do trem de pouso principal do B-57 não é muito complexo...


Trata-se de uma haste retrátil por giro central acionada por um braço hidráulico...


Este conjunto foi retratado usando plástico de cartão de telefone público, fio elétrico desmontado e chapa de alumínio...


Semelhante ao sistema real, esta peça pode manter o trem de pouso recolhido...


Ou estendido...


Braço hidráulico estendido. Ainda virão os detalhes de fiação dos mesmos...

Preso à caixa de rodas por um alfinete de costura, o sistema funciona bem para baixar o trem de pouso...


Quanto para recolher o mesmo...


Ainda virá o cabeamento dos acionadores, mas já se nota um realismo no conjunto...


ASAS (PARTE 2):

Fechar as metades da asa não é tão simples. Primeiro tenho que detalhar a parte interna da entrada do compressor. Usei pedados minúsculos de cartão de telefone público e um disco feito de palito de pirulito infantil. Um montante para colocar o "motor" na altura certa foi aplicado usando plástico de lacre de loja de departamento...


Em seguida, a parte dianteira recebe seu devido detalhamento com micro furos para simular as entradas de ventilação e saída de gases dos cartuchos de acionamento do motor...



Um dry-fit mostra como está ficando...


Como podem ver nas fotos seguintes, temos protetores nestas peças...



Tentei simular os detalhes com chapa de alumínio...


Motor Esquerdo...


Motor Direito...

Vale comentar que a Revell estranhamente moldou as entradas de resfriamento alinhadas mais a esquerda de quem vê de frente o compressor do motor. Sinceramente não achei fotos da versão "A" ou "B" com essa característica, fato que, para não comprometer a montagem, resolvi deixar como está.

As partes internas das asas e seus "acessórios" recebem pintura apropriada, bem como os dutos dos motores (internamente e externamente)...


Os adendos internos (isso inclui as fiações) são precedidos de muitos dry-fits e colados minuciosamente para somente então fechar a asa...


Após colar as asas verifiquei que a caixa de rodas atendeu ao propósito em realismo...


Caixa de rodas detalhada: notem as fiações, polainas protetoras e estruturas...

As fotos a seguir tentam mostrar o resultado até o momento (sem a roda adicionada)...


Fiação...


Protetores e acionadores...


Estrutura da caixa de rodas...


O "visual" do conjunto...

Finalmente, a roda é adicionada...


As fotos de ponta-cabeça dão uma idéia da apresentação final...


Sem flash...


Com Flash...

O recolhimento da roda ficou muito bom...


O Canberra possui luzes de navegação bem grandes dentro de uma transparência. No kit Revell, a opção é apenas a pintura das lentes. No caso, optei por retratar esse detalhe também. O primeiro passo é moldar a ponta da asa através do processo de vácuo-form...


Depois é remover a ponta da asa observando o tamanho para não cortar muito...


Usei micro-brocas para furar o interior do corte e após recortar a peça feita com plástico transparente (obtida do vácuo-form), já tenho o necessário para detalhar as luzes de navegação...


Não posso colar ainda a peça transparente. Somente após a pintura definitiva da asa é que esse detalhe entra, porém, um dry-fit mostra o resultado aparente (já com o tanque externo pintado como teste)...




A asa está quase pronta...


CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Texto e Fotos:

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