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Revell Martin B57B Canberra 1/72

UMA RESSALVA:

Lembram da etapa anterior, quando questionei: "Será que realmente ficou bom?" referindo-me aos "finger likes?"

Confesso que errei o cálculo da escala quanto à largura dos mesmos... O processo de criação é bom e funciona para o objetivo, porém a largura correta seria 0,5 mm cada "finger" e não os 01 mm que usei.

Meio frustrado, resolvi mudar a forma de criação deste detalhe, usando o arame dos "grampos de grampeador" (que são planos e na medida ideal para compor os "finger likes").

Não estou abolindo a técnica anterior. Ela funcionaria igualmente se eu resolvesse refazer o detalhe com o plástico do cartão telefônico... Somente quis demonstrar que tem outro modo de se fazer tal detalhe.

Primeiro quebro os grampos na sua junta. Todos saem do mesmo tamanho...


Em seguida corrigi o desenho no CorelDraw11© (03 mm de altura por 0,5 mm de largura) e desenhei o esquema de furação dos "finger likes" para não errar o alinhamento dos furos...


Já havia pintado o fundo do modelo com preto fosco. Tinha até melhorado, mas realmente não estava me agradando...


Removi o detalhe em plástico, lixei e colei o gabarito para me guiar nos furos (broca 0,5 mm)...


Gabaritos devidamente identificados, presos no local destinado a receber os furos (desculpem a qualidade das fotos... é madrugada!)


Efetuo os furos com micro-broca de 0,5 mm...


Resultado após furar e remover o gabarito de papel. Uma pequena verificação se ficou bom...

Colei os "dedos" da parte superior da asa... Vejamos o resultado agora:




Comparando com os "dedos" de baixo... Realmente a diferença é grande...



A parte inferior recebe a correção do detalhe:



Fique mais tranqüilo para seguir com o trabalho...

PINTURA (PARTE 01): Sem mascaramento algum, o fundo do avião recebeu a cor preta (NATO BLACK - FS 37038)...


Não foi difícil... Bastou fechar o trem de pouso, flaps e porta-bombas antes de pintar...


E abrir após secagem da tinta...


PINTURA (PARTE 02):

Erros na fase de pintura são comuns para quem pratica o modelismo sem muita "neura" (controverso?) nesta segunda etapa da pintura, vou relatar um processo básico seguido de uma correção. O motivo disso? Quem erra, deve aprender a "consertar" o erro. Isso também é um tipo de "aprendizado".

Anteriormente eu já havia definido as cores para o modelo e seus respectivos "FS":


Na etapa anterior, o modelo recebeu a pintura negra em sua parte inferior. Após secar, chegou a fase da pintura superior. Primeiramente pinto todo o modelo com a cor mais clara: FS-30219 da Hobby Cores (somente a parte superior)...




Até aqui, tudo ok. Notem que com o uso de um aerógrafo de precisão, não é necessário mascarar nada mais que o canopy...

No dia seguinte, a segunda cor mais clara é aplicada: FS-34102 também da Hobby Cores...


Não usei mascaramento para a camuflagem. Apenas segui visualmente o esquema da imagem abaixo, pintando sem pressa e com calma:



Reparem que o resultado do rebaixamento de painéis ficou muito bom...


Aguardando mais 24 horas, apliquei a terceira cor: FS-34079 também da Hobby Cores...






OK... Mas comecei a achar "esquisito" o esquema visual da camuflagem... Pensei: "Deve ser minhas vistas e o cansaço da madrugada..." Continuei com o detalhamento aplicando o tradicional pós-shadding com preto fosco e um desgaste metálico usando caneta de tinta prateada...

























Achei o resultado da pintura e desgastes muito bom, porém algo ainda me incomodava...

Pela manhã, minha ajudante chegou e falou "Ficou bonito!"


Deixei de lado minhas preocupações e animei em envernizar o modelo à noite... Comecei pela parte de baixo...


Em seguida a parte de cima... Daí "acordei" para o erro: A cor "Dark TAN" FS-30219 da Hobby Cores não condiz com o FS pesquisado...


Ficou muito escuro... Verifiquei na embalagem e o FS-30219 estava lá, mas não condiz com o FED...


Para comparar, pesquisei a mesma referência FS da TAMIYA e vi que FS correto realmente não tinha sido utilizado...


Pensei: "Danou-se"... Busquei referências para comparação...




Apliquei uma simulação no computador para ver o resultado da cor "TAN"...


Até achei um B-57A de exposição usando a camuflagem com o "Dark Tan", mas para os B-57B usados no Vietnam, não estava correto...


É nesse momento que o modelista não deve desanimar. Às vezes temos vontade de desistir e "deixar como está", mas eu em particular não ficaria satisfeito se deixasse assim, logo, parti para a correção via "improvismo".

Não tinha a tinta "TAN" da TAMIYA, então, peguei a atual "Dark Tan" da Hobby Cores e misturei com um pouco de branco, cinza e reforcei com verde e marrom terra até chegar numa tonalidade semelhante ao "TAN" da TAMIYA.

Lixei de leve com lixa 1200 as partes "Marrons" da camuflagem e pintei novamente com o novo tom de cor obtendo esse resultado...


Agora sim! Ficou mais parecido com um B-57B usado no Vietnam...





Reparem que na mudança de luz, o tom varia, porém fica muito semelhante à cor vista nas fotos reais com o avião iluminado pelo sol...




Ufa! Agora posso continuar o trabalho!

CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Texto e Fotos:

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