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Avro Vulcan (Airfix 1/72)

Construção do Vulcan 1/72 da Airfix, com melhoramentos

Examinei o kit que estava comigo há bastante tempo, mas que eu ainda não tivera a vontade de montar por achar que era muito rudimentar. Fiquei animado ao encontrar alguns acessórios de boa qualidade e diversas fotos e desenhos que me permitiram confeccionar muitas peças em photo-etched e resolvi partir para a montagem, com a idéia de fazer uma peça superdetalhada.

PREPARAÇÃO INICIAL DO KIT

Para adaptar os acessórios, tive que fazer diversos cortes no kit, seguindo as instruções que acompanham cada produto. Iniciando com as instruções da TWO MIKES e utilizando uma serra circular na furadeira Dremmel, retirei a caixa do trem de pouso dianteiro da metade inferior da fuselagem.


O porão do trem dianteiro original na metade inferior da fuselagem.


O porão recortado.


Também os porões dos trens principais foram retirados para dar lugar às peças da Two Mikes, exigindo recorte de partes da fuselagem inferior e das metades inferiores das asas.


Como ficou e como eram os porões do trem principal nas superfícies inferiores das asas.


Um dos porões de resina da Two Mikes.


As tomadas de ar para os motores, também da TWO MIKES, não provocam alterações no kit e são injetadas em resina branca, dispensando inclusive a pintura. Basta substituí-las pelas peças da Airfix, as quais têm uma emenda muito difícil de ser trabalhada. Terão a base de injeção retirada em um passo lá adiante e receberão as novas frentes dos motores.


O conjunto da Flightpath é composto de uma folha de metal photo-etched e das tubeiras dos escapes.


Foram retiradas as saídas dos escapamentos originais, que serão substituídas pelas peças em resina da FLIGHTPATH.



Abri as aberturas para os freios aerodinâmicos nas duas metades da fuselagem.




As peças de metal photo-etched que produzi para a baia de bombas deverão ser o ponto central das modificações e então caprichei nos detalhes, lembrando que o processo somente permite reproduzir partes planas. A representação de tubos, canos e outros materiais redondos será feita com arames, fios, tubos e agulhas, seguindo as referências fotográficas. A primeira chapa trás as peças para as paredes e cavernas do bombay. Em aço. Depois fiz novo desenho da peça em metal mais flexível, pois é muito difícil trabalhar com pequenas peças em aço.


Peças em latão para as portas e complementos do bombay, além do habitáculo dos tripulantes.


Para encaixar o bombay de photo-etched, houve apenas uma modificação: por interferir com o novo teto do bombay, retirei 15 mm da caixa do leme na parte de cima da fuselagem. Da base do leme, também retirei um canto que penetra no dorso da fuselagem. Num passo posterior, a abertura será fechada com um pedaço de plasticard e dado um acabamento homogêneo. Depois de colado o leme na fuselagem, nada aparecerá por fora.



A parte descartada na base do leme.

INÍCIO DA MONTAGEM


Vou iniciar a construção pelo novo bombay. Assim, colei as peças externas do kit (Partes 65 e 66) na parte inferior da fuselagem (Peça 19). Agora tenho a abertura do bombay bem delimitada, onde serão coladas as peças de photo-etched.



Alinhamento da frente e laterais do bombay.


Instalação na fuselagem com a parede de fundo do bombay já montada.


Montagem das peças na frente do bombay. Isso tem que ser feito nesta etapa, pois não haverá espaço depois de colar as cavernas. Veja as instruções abaixo.



Montagem da parede frontal do bombay.


Montagem de peças no fundo do bombay. Na posição em que foi colada, a travessa traseira interferiu com as portas do bombay. Tive que removê-la e colar 5 mm para cima da posição original. Na continuação do trabalho, fui corrigindo os problemas e erros encontrados nas chapas de photo-etched.


Colagem das cavernas dianteiras. As cavernas 1 e 3 foram coladas. A caverna 2 somente será colada depois de fixada a tampa 1.


Colagem da tampa 1 das cavernas 1 e 3. Em seguida colei a caverna 2 por cima. Na foto as cavernas 4 e 5 já estão coladas.


Todas as cavernas e tampas coladas, vistas por baixo.


O conjunto visto por cima. Na revisão do conjunto photo-etched, encurtei as abas para dobrar para que o plastimodelista somente as coloque nas ranhuras, sem dobrar essas pontas, evitando torções ao conjunto. Somente a caverna no. 1 deverá ter as pontas dobradas.


Fechando a abertura no encaixe do leme.



Depois de lixado o reparo, colei o teto do bombay. A parte da grade que encobre as aberturas dos freios aerodinâmicos foi recortada depois que a peça foi inteiramente colada e recebeu um verniz para prender os elementos muito finos. Recomendo deixar esta etapa bem para o final, porque sempre estou manipulando a fuselagem e arrebentando partes da grade.


Como ficou o teto depois de colado.


Só testando para ver como vai ficar.



As cavernas 8 e 9 recebem uma tira de acabamento por baixo (flechas vermelhas) e as três primeiras estruturas receberam um reforço na raiz (flechas azuis).


Colagem do miolo das portas de fora do bombay. Por cima será colada mais uma peça, formando a porta completa.


A porta completa, formada de três camadas. O miolo é menor, deixando a peça com este aspecto. As aletas serão dobradas 90 graus e serão coladas na parte superior da porta principal.


Início da dobragem para cima das nervuras das portas principais do bombay.


Depois de dobradas todas as nervuras, foram dobradas para cima também as duas longarinas. A peça ficou bastante desfigurada por sofrer torções múltiplas, mas como será colada nervura por nervura no fundo da porta, será acertada no processo. O fundo da porta, que aparece na foto, foi enrolado em um cilindro (um cabo de vassoura) para se tornar um pouco curvo.


Duas vistas da porta com as nervuras e longarinas instaladas. Esse conjunto também é um pouco menor que a porta, deixando sobras para os quatro lados.



A mesma lateral da porta após a instalação dos segmentos da longarina central. Agora vou aguardar secar bem para instalar por cima a outra face da porta.


A face interna da porta foi dobrada no comprimento e a parte de baixo pressionada contra o cabo redondo de um estilete de metal, para assumir uma forma côncava mais acentuada que o necessário. Quando for pressionada contra a parte já montada, deverá assumir a curvatura correta como visto na foto abaixo.



O perfil obtido após a colagem.


A ferragem para o hidráulico dianteiro já instalada.


A ferragem para o hidráulico traseiro. Agora as portas irão para limpeza e pintura.


A porta principal completa só encaixada no bombay.

Está terminado o trabalho com os photo-etched para o bombay do Vulcan. O próximo passo foi pedir ajuda ao Marcos Bonfim para pintar algumas partes do kit para poder dar continuidade ao trabalho. As frentes das turbinas de resina, pintadas em alumínio, foram instaladas nas tomadas de ar da Two Mikes e o conjunto montado a seco na parte inferior da fuselagem. Foram coladas as molduras dos freios aerodinâmicos da Flightpath. Isso foi feito para poder examinar o que aparece através dessas aberturas e o que terá que ser acrescentado para dar melhor detalhamento ao modelo. Em seguida coloquei sem colar a parte de cima da fuselagem e examinei a abertura por esse ângulo.




Parte de baixo vista de lado.


Por baixo e para a frente.


A abertura do freio inferior ficou assim depois do detalhamento. O interior é branco.


A parte de cima ainda sem detalhes.


O interior da parte de cima é pintado de preto.


Os dois conjuntos de tomadas de ar instalados. Também já foi instalado o novo porão do trem dianteiro.


O porão do trem dianteiro visto por baixo. A peça de resina estava um pouco empenada e teve que ser ajustada com um pouco de trabalho. Valeu à pena, pois o detalhamento é incrível.


O porão dianteiro visto do outro lado. Também cheio de detalhes.

CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Texto e Fotos:

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