Avro Vulcan (Airfix 1/72)
Construção do Vulcan 1/72 da Airfix, com melhoramentos
Com o porão do trem dianteiro instalado, posso começar a trabalhar nas peças de photo-etched que compõe a cabine dos tripulantes. Tive que recortar o encaixe do piso traseiro para envolver a caixa do trem dianteiro porque esse piso foi desenhado para usar o porão normal do kit. A peça da Two Mikes é bem mais larga.
Retirei a tinta dos locais que vão ser colados na divisória da cabine dos pilotos e do piso da cabine traseira. Antes de instalar o conjunto na fuselagem, vou detalhar o espaço sob o piso, apesar de toda a área ser pintada de preto e ter poucos detalhes em outra cor. A parede vertical deve ficar a 3 mm da abertura da porta de entrada dos tripulantes. Se essa medida for maior, vai interferir com o piso do cockpit e entortar.
Duas fotos do cockpit pronto com cintos em photo-etched.
Três fotos do resultado da pintura do bombay e seu teto. Como o Bonfim chegou atrasado ao Clube Superkits nesta semana, o Sérgio Scheinkmann o substituiu nessa tarefa.
O teto do bombay pintado pelo Sérgio.
Depois de pintado o bombay, notei que as paredes sobressaíram um pouco por baixo da fuselagem. Para corrigir, passei uma lima de metal em todo o perímetro.
Na mesma ocasião, o Sérgio pintou de branco a parte interna das quatro portas do bombay.
Instalei arames de aço nas duas portas principais para representar o atuador da parte móvel (em vermelho), preso em baixo por um terminal em photo-etched (em azul).
As asas do Vulcan têm muita área e não possuem nenhum reforço interno. Achei mais prudente colocar alguns reforços para evitar que flexionem e estourem as juntas depois de prontas. Coloquei 4 pinos de sprue em cada parte superior, aparando a altura de cada um com uma serra.
Nas superfícies inferiores de cada asa foram colados os porões do trem principal (de resina, da Two Mikes), que foram pintados e detalhados. Tive um pouco de dificuldade com o alinhamento, mas acho que deu certo.
A porta de entrada da tripulação (peça 68 do kit) teve os relevos eliminados e as duas peças de photo-etched foram moldadas sobre ela para lhes dar a curvatura necessária e depois coladas, a maior por fora e a menor por dentro, com o pequeno recorte para trás.
A porta de entrada praticamente pronta.
As entradas e saídas das tomadas de ar no ventre da aeronave (peças 82 a 85 do kit) foram retificadas (à direita da foto) para adquirir uma aparência mais afilada.
Também as 4 pequenas saídas de ar no ventre da fuselagem (peças 87 a 90 do kit) foram retificadas para ter uma aparência mais real. A peça à esquerda já está pronta.
Duas fotos do trem dianteiro. O conduit de freio da Flightpath é muito largo e foi substituído por arame de aço (em azul). Na abertura no alto da perna foi colocado um arame de aço (em vermelho), conforme fotos.
Duas fotos do trem principal ainda sem as rodas.
Os dois trens principais prontos (com todas as 16 rodas). O triângulo sem pintura na parte superior vai ser retirado e substituído por outro de resina da Two Mikes. Os conduits de freio de photo-etched da Flightpath foram cortados e usados somente as partes de baixo. Como a parte superior era muito larga e plana, foi substituída por arame de aço.
Foto dos escapamentos do avião real. Resolvi confeccionar mais uma chapa de photo-etched para melhorar os tubos dos escapamentos, aproveitando para fazer também elevons posicionáveis com bordos de fuga melhores e ainda novos suportes para os freios aerodinâmicos.
Para melhor detalhar as saídas dos escapamentos, tive que vazar as peças de resina que acompanham o conjunto da Flightpath, como visto à esquerda. Comecei com uma broca bem fina, fazendo que atravessasse a peça de resina, sempre trabalhando com a broca em um suporte manual, sem a furadeira. Depois fui aumentando o tamanho da broca e dei o acabamento final com um estilete, lima e lixa.
A terceira chapa de photo-etched.
Enrolando os tubos de escape em cabos de estiletes, limas redondas, lápis, etc.
Tentei fazer anéis de metal para contornar o tubo de escapamento, mas encontrei diversos problemas. Depois de diversos protótipos, confeccionei uma nova chapa de photo-etched para produzir diversas peças. Resolvi fazer tiras de metal (em vermelho na foto acima), que eu pudesse enrolar e encaixar pela metade nas peças de resina, obtendo assim mais superfície para colagem, possibilitando centralizar cada tubo de escape. O tubo foi feito enrolando uma peça de photo-etched (em azul na foto acima) em torno de um estilete, diversos cabos de pincéis, limas redondas, etc., até conseguir uma circunferência homogênea e encostar os dois lados o mais perfeitamente possível. Logo que achei que estava bom, passei uma camada de super-bonder por fora.
Outra imagem da tira suporte enrolada e introduzida até a metade na peça de resina. À esquerda o tubo de escape já colado na emenda.
O tubo de escape introduzido no suporte, sem colar.
O tubo deverá ficar nesta posição, cerca de um milímetro para dentro da peça de resina e bem centralizado.
O conjunto visto pelo lado de dentro. As tiras foram enroladas e forçadas para entrar nas aberturas da peça de resina. Os tubos do escapamento foram enrolados, bem arredondados e tiveram suas emendas coladas. Observei a acomodação do conjunto nas duas partes da fuselagem a fim de manter os tubos bem paralelos.
O conjunto visto pela parte de fora (traseira). Agora só falta colar a grelha na ponta de dentro e pintar o conjunto de alumínio.
Ainda sem colar, só testando na parte de baixo da fuselagem.
Vai necessitar massa putty entre as duas metades da fuselagem e a peça de resina.
Os tubos foram colados e as saídas pintadas de alumínio. As grelhas do fundo foram pintadas ainda na árvore. Uma delas já foi colada, com a parte pintada voltada para dentro do tubo.
Como ficou, lá no fundo.
Começando a construir os elevons. Primeiro colei a faixa traseira que une as nervuras depois dobrei cada nervura 90 graus e comecei a colar uma a uma na placa maior que vai ser a parte de cima do elevon. Uma alternativa para facilitar o posicionamento da faixa traseira é: primeiro dobrar a 90o a porção dianteira da placa maior (a longarina).
Todas as nervuras coladas e a longarina dianteira dobrada para cima e colada. Note a inclinação lateral da primeira nervura pela diferença de tamanho das setas vermelhas. A longarina é mais alta na extremidade direita acompanhando o aerofólio da asa.
O segmento interno do elevon direito. As nervuras e a longarina dianteira estão coladas na chapa superior. Depois de colada a chapa inferior, o segmento será montado de cabeça para baixo.
O elevon como estava na foto anterior, emborcado sobre a parte superior da asa direita. Como foi dito antes, esta é a parte de cima do elevon (metade externa). Agora vou colar a chapa inferior e o bordo de ataque deste segmento do elevon.
Os dois segmentos do elevon direito sobre a asa do kit. Essas peças de metal foram manufaturadas um décimo de milímetro maior que os originais para dar um ajuste melhor na hora de colar na asas. Talvez seja necessário limar um pouco as bordas externas.
Os dois segmentos do elevon ainda estão sem o bordo de ataque. O afilamento do bordo de fuga é notável em comparação com o kit.
O primeiro corte dos elevons na asa do kit.
As duas metades da asa direita cortadas e os dois segmentos do elevon ainda sem o bordo de ataque.
Decidi colar os elevons abaixados. Para isso, afilei ao máximo o bordo de fuga SUPERIOR (A) e afilei menos o bordo de fuga inferior (B), onde vai encaixar o bordo de ataque do elevon.
O elevon de cabeça para baixo. O bordo de ataque foi curvado aos poucos e colado de maneira a deixar um degrau de cerca de 1/2 milímetro, para encaixar no bordo de fuga (B) da foto acima. Se tivesse optado por montar os elevons voltados para cima, teria feito o degrau do lado oposto. Optei por tirar todas as orelhas de colagem do bordo de ataque e colar direto com bastante super-bonder. Na montagem final, vou examinar a necessidade de tampar as aberturas nas extremidades do bordo de ataque.
Como vai ficar, visto por baixo. O degrau encaixa no bordo de fuga da asa.
Como irá ficar. Visto por cima. Vou ter que afilar um pouco mais a borda da parte de cima da asa para obter uma aparência mais real. A raiz da asa também vai receber um acabamento melhor. As manchas nas peças de photo-etched se devem ao excesso e aos vapores da cola de cianoacrilato e ao primeiro acabamento feito com estilete, lima e lixa. Todas essas partes depois serão limpas e receberão uma camada de primer antes da pintura. Lá adiante, na fase de pintura, a idéia do primer revelou ser inadequada e desnecessária, pois criou uma superfície irregular e as peças tiveram que ser lixadas até ficar no metal limpo e novamente pintadas.
Construção do primeiro freio aerodinâmico superior. Aproveitei somente a chapa frontal da Flightpath e fiz novas estruturas e dobradiças que agora constam da minha terceira chapa de photo-etched. A aparência ficou bem melhor, agora vou colocar outros itens scrath para completar a peça. Os freios superiores são pintados de preto internamente.
Construção do freio aerodinâmico inferior. Aqui também só foi utilizada a chapa maior da Flightpath. Todos os demais elementos são da terceira chapa de photo-etched.
O freio inferior tem mais peças em photo-etched. Com um arame fino e uma mola, construí os amortecedores inferiores.
A peça pronta. Toda a parte interna dos freios inferiores é pintada de branco.
Quando tudo dá certo é fácil. Se não, tem que dar um jeito. Este é o conserto em uma asa, depois de deixá-la muito perto de uma lâmpada ligada. Tive que tirar a parte que afundou e retraiu com o calor, e colocar uma nova superfície com plasticard e putty.
O mesmo conserto visto pela parte de fora. Espero dar um acabamento melhor na hora da pintura.
Como os elevons ficaram muito bons, resolvi fazer também o leme horizontal e os ailerons em metal photo-etched. Para ocupar a quarta chapa de photo-etched, incluí partes para reproduzir o tanque de combustível carregado no bombay em missões de longo alcance. Além disso, aproveitei a sugestão do Matias, no sentido de reproduzir a mesa e os painéis de instrumentos para os tripulantes traseiros.
A quarta folha de photo-etched.
O leme do kit foi cortado com uma serra e o novo leme de photo-etched já está pronto. As paredes do kit foram muito afiladas para encaixar a nova peça.
O leme instalado com um arame servindo de dobradiça. Necessitou de alguns preenchimentos com plasticard na parte de cima e embaixo, porque um lado do kit não é igual ao outro.
Início da montagem da mesa e painel traseiros. Uma peça (D7) forma a mesa, a parede inferior traseira e a frente. O painel (peça D9) tem uma aba inferior que é dobrada para trás e colado sobre a mesa. As duas separações inferiores (peças D15) são individuais e duplamente dobradas.
O painel foi pintado de preto brilhante e as peças que o sobrepõe (D10 e D11) foram pintadas em preto fosco. Usei plástico estirado a quente para fazer os fios e relevo acrílico para fazer o fundo dos instrumentos e para as maçanetas.
A metade superior da fuselagem deitada de dorso, mostrando o cockpit traseiro com a mesa e painel de instrumentos principal, além dos painéis laterais (peça D14) e de teto (peça D16), que foram pintados de preto fosco. A peça (D12) não é pintada. Note que parte do teto é pintado de branco.
Painel traseiro de uma aeronave real.
Duas fotos do tanque de combustível para o bombay. O diâmetro do tanque ficou um pouco maior que o devido, provocando problemas de alinhamento dos suportes, que tiveram que ser um pouco esticados e tiveram as pontas aparadas.
O tanque no bombay do Vulcan real.
Cortei o aileron que é moldado inteiramente na parte de cima da asa. Será substituído por duas peças de photo-etched. Os bordos de fuga da asa foram afilados ao máximo.
A montagem do primeiro aileron. Primeiro colei a longarina traseira, depois as nervuras, depois rebati o bordo de ataque sobre a cabeça das nervuras. A tampa teve o bordo de ataque já dobrado e será colada por cima, fechando a unidade.
O aileron à esquerda foi montado normalmente, mas teve as dobras que formam o bordo de ataque eliminadas para encaixar melhor na asas do kit. Devido a um erro, os dois segmentos do aileron foram confeccionados com igual espessura - sem a devida atenção para o afilamento da asas - daí tive que limar cada nervura para conseguir um encaixe correto no segmento próximo à ponta da asas: o aileron á direita. Foi a parte mais trabalhosa da montagem deste kit até agora. Note os bordos de fuga com espaçadores, corretos para o Vulcan.
Detalhe do bordo de fuga dos ailerons da aeronave real. Note que se movem separadamente.
CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...
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