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Como converter o Revell 747-400 em outras versões do 747

Como o Airfix e Revell 747-100 e -200 (1/144) estão fora de produção, o único kit disponível do 747 é o 747-400. Esse artigo explicará como transformar o kit da Revell em uma das várias versões do Boeing 747, embora para a versão SP, seja recomendado usar o kit da Welsh!

Variantes Civis:

747-100          Protótipo e versão inicial de produção. Todos com motores JT9D, 
                 exceto oito aviões com RB211 para a Saudia. Entregues com três janelas 
                 de cada lado do deck superior, mas muitos foram elevados ao padrão -200.
                 Bordo de ataque dos estabilizadores retos.

747SR            -100 de "Curto Alcance" , com reforço estrutural para vôos de curta duração,
                 rotas pesadas. Usada pela JAL em vôos domésticos, Visualmente idêntico ao -100.

747SP            Fuselagem encurtada, -48' (14.63 m), uma porta de cabine a menos.
                 Motores  JT9D ou RB211. Mesma asa do -100 com flaps de peça única, ao
                 invés de triplo-slot e removidas as saias trilho do bordo de fuga.
                 Cauda e estabilizadores recebem um aumento de 60" (1.52 m). A montagem da cauda
                 (incluindo deriva e estabilizadores) é abaixada em 38" (0.96 m),
                 dado formato cônico à cauda. Essa diferença é óbvia se compararmos  
                 a posição relativa da porta traseira e os estabilizadores de um SP e outro 747.

747-200          Melhoramento do -100 com melhor desempenho. Opção de motores: JT9D, RB211 ou CF6.
                 Nos JT9Ds, a cabide difere dos -100. 10 janelas no deck superior
                 (às vezes menos, devido as especificações da companhia). Estabilizadores
                 tem uma pequena curvatura, quando encontram a fuselagem.

747-200C         Versão conversível do -200 com uma porta de carga atrás e opcionalmente,
                 uma porta de carga no nariz. Opção de motores: JT9D, RB211 ou CF6.

747-200F         Cargueiro puro, sem janelas do -200, com porta do nariz e opcionalmente,
                 portal lateral traseira. Opção de motores: JT9D, RB211 ou CF6.

747-300 (ou SUD) Um -200 com Deck superior alongado, +23'6" (7.16 m). Muitos foram entregues novos,
                 outros modificados - As diferenças entre ambos podem ser ignoradas pelos modelistas.
                 Opção de motores: JT9D, RB211 ou CF6. Muitos vem com a raíz das asas do -400.

747-400          A maior modernização do 747. Fuselagem do -300 "SUD" com asas extendidas
                 6" (1.83 m) de cada lado, com um ou mais seções de Kreuger flap,
                 winglets, e raíz das asas revisadas. Opção de motores: PW4056, RB211 ou CF6.

747-400D         Versão de curto alcance do -400 usado no Japão. Mesmo que os -400, mas sem winglets.

747-400C         Versão conversível do  -400 com porta de carga traseira e opcionalmente porta 
                 do nariz. Motores: PW4056, RB211 ou CF6.

747-400F         Versão Cargueiro puro, sem janelas, do -400 com porta do nariz e
                 opcionalmente uma porta lateral traseira. Deck superior estilo
                 -100/-200 com número variável de janelas (se existir). Motores:
                 PW4056, RB211 ou CF6.                     
Notas - principalmente para os - -100, -200, -300, e até -400 pois o kit da Revell não é perfeito! (notas específicas para o SP em separado, para masoquistas...)
  • O kit da Revell é oferecido nas cores da KLM ou Lufthansa com motores CF6 ou nas cores da British Airways com motores RB211. Já ouvi falar que existe uma caixa com as cores da United, no EUA, mas nunca a vi. Aparentemente, vêm com motores CF6, o que é errado pois os -400 da United todos tinham PW4056 - a diferença não é óbvia, citei apenas para constar.
  • Para os motores JT9D não há opção senão canibalizar um kit antigo da Revell ou Airfix, ou um Welsh 747SP. Sets em resina do JT9D estão disponíveis em lojas de modelismo; são os mesmos usados no kit da Welsh.
  • Muitos -100s e -200s tem uma pequena bolha onde o deck superior encontra com a fuselagem. Lá fica a antena SATCOM. O 747-200 da Revell tem essa antena, mas não o da Airfix. Esse dispositivo foi removido anos depois.
  • Existe uma exceção a notar nos JT9D. O JT9D-70A é um JT9D, mas parece-se com o CF6. Somente uma leva foi construída e atualmente, quase todos estão em cargueiros.
  • Os primeiros JT9D dos -100 e -200 tinham doze entradas extra de ar na lateral dianteira. Essas portas foram removidas entre 1971 e 1972. Elas são mantidas no Revell -200.
  • Existem dois tipos de bordo de fuga dos cabides para o JT9D. Um é reto e começa do exaustor; o outro é angulado e começa do cone de ejeção. O primeiro tipo vêm no kit antigo da Revell -200 e no Airfix -100; o segundo tipo vêm no kit da Welsh 747SP (somente o protótipo SP tinha o primeiro tipo). É fácil cortar a extensão do bordo de fuga para transformar o segundo tipo no primeiro.
  • Existem dois tipos de bordo de ataque para os cabides do JT9D externos (Motores 1 e 4). O tipo inicial específico ao -100 (embora tenha fotos da entrega 1 modificados com o segundo tipo), tem um bordo de ataque reto, iniciando abaixo do bordo de ataque da asa. O segundo tipo é um pouco angulado e como resultado, ele começa no meio do bordo de ataque. Ele também alarga-se quando se aproxima da nacele. Isso parece um adendo preso para mim. Como as fotos que tenho são sempre cinza claro, sugere-se que é feito que algum material composto ao invés de metal natural (mas me corrija se estiver errado; estou apenas passando minhas observações). Parece que todas as combinações de bordo de ataque e fuga dos cabides são possíveis. Verifique as fotos de referência.
  • As asas da Revell são corretas para a versão -400 ...com os tanques das asas vazios! Quando carregado, as pontas das asas abaixam-se ligeriamente reduzindo o diedro - Isso é particularmente visível no bordo de fuga.
  • Para converter as asas do Revell -400 em -100, -200, -300, simplesmente, remova 0.5' (12.7 mm) de cada ponta. É claro, você precisará fazer manualmente pontas das asas convicentes com atenas traseiras. Você também precisa eliminar a curvatura do bordo de ataque perto a junção da fuselagem. Teoricamente, o trabalho é de apenas remover plástico e não precisa massa. A junção com a fuselagem é boa, mas você precisa ajustar para asas com bordo de ataque reto.
  • O -100 e o -SP têm linhas escuras claramente visíveis no bordo de ataque, correndo perpendicular do bordo de ataque para a caixa das asas: São ligas estruturais. Em versões posteriores, eles não são mais visíveis, mas o formato da asa não muda.
  • Para converter o deck superior alongado da Revell para o curto do -100, -200 e -400F, remova 1.96' (49.7 mm) da parte reta. Esse é o comprimento exato onde começa a curva do deck superior do -400 - no kit da Revell, os painéis são bem delimitados . Você precisará remover a área especificada, mover a curva para frente e preencher o espaço aberto - felizmente a fuselagem é perfeitamente cilíndrica nesse ponto. As 10 janelas restantes devem estar localizadas exatamente sobre as janelas 3 a 10, entre as portas 1 e 2 do deck principal. Na disposição com 3 janelas, elas devem estar localizadas acima das janelas 4, 7 e 10 do deck principal, entre as portas 1 e 2. Sempre há uma porta no deck superior, do lado direito; às vezes no lado esquerdo, aproximadamente sobre as janelas 1 e 2 antes da porta 1.
  • Ironicamente, os estabilizadores da Revell são bons para o -100, mas não para as versões -200 e posteriores. Eles tem uma pequena curvatura no bordo de ataque, perto da fuselagem - parecido com as asas do -400.

Notas para o SP - você realmente deve procurar o kit da Welsh, mas tudo bem, se você quer um Revell SP, ai vamos nós. A única vantagem do kit da Revell é que ele tem janelas abertas (vendo abaixo, não será tanta vantagem assim), agora as desvantagens...

Pronto para a flagelação? Então leia:

  • Motores: JT9D somente (ver acima) - sem soluções simples, exceto comprar o kit da Welsh.
  • Asas: Ver modificações para o -100 e -200. Como o SP não tem flaps com triplo-slot, você dever preencher algumas fendas e precisará remover as saias dos trilhos - coisa difíci para fazer, elas estão do lado vazio, então você precisará encher os buracos.
  • Fuselagem: Existem somente nove janelas entre as portas 1 e 2, MAS a porta 2 fica sobre o bordo de ataque, MAS lembre-se que o -400 tem o bordo de ataque curva, então a asa começa cerca de 1 cm para trás ... em outras palavras, o que sobra da fuselagem frontal deve ser passada para sobre a asa.
    Não há porta 3 e o espaço entre as portas 2 e 4 é reduzido, com 21 janelas entre ambas, sem espaçamento fixo. As duas janelas isoladas, comum a todos os 747 estão ai, com seis janelas à frente (ao invés de 12). O problema é com as 13 janelas, com um espaçmento engraçado. Eu não tenho certeza se você gostará das janelas do Revell após isso.
    Não é suficiente? Então tem mais: porta 4 e todo o resto da fuselagem. É movida para frente sobre o final da junção da asa/fuselagem. 10 janelas são removidas entre as porta 4 e 5.
  • Cauda: O cone de cauda é abaixado em 38" (0.96 m). Como você gosta de sofrer, não vou dividir isso por 144 para você. A deriva e os estabilizadores são alongados em 60" (1.52 m). E é claro que ninguém irá alinhar esse cone para você. Boa sorte, e tenha toneladas de putty e lixa à mão.
  • Deck superior: Mesmo que nos -100 e -200. O SP nunca teve o layout de 3-janelas. Ele agora fica sobre a asa.

Sinceramente? Use o kit da Welsh.

Texto: Laurent Herjean
Agradecimentos: Richard Walker

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