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BAC 1-11: Especificações e Dicas de Conversão
O BAC 1-11 foi disponibilizado em várias versões. Alguns foram construídos sob licença na Romênia e chamados de Rombac 1-11.
Basicamente, os -200, -300 e -400 tinham fuselagem menor com asas mais curtas. O -500 e Rombac 560 tinham fuselagem e asas maiores. As outras versões combinavam fuselagem curta com asas extendidas. O -475 podia ter uma grande porta de carga à frente da asa Fuselagem: O kit 1-11 da Airfix é um -200 enquanto o Vaculform da Welsh é um -500, ambos são na 1/144. O -475, -670 e Rombac 495 são teoricamente factíveis com a fuselagem da Airfix e asas da Welsh. Se você realmente precisar esticar um Airfix -200 ou diminuir um Welsh -500, as seções para adicionar ou remover são 18.1 mm à frente das asas (5 janelas) e 10.5 mm atrás (3 windows) - isso, segundo minhas observações e medidas. Observe que a última janela no -200 (atrás do encaixe do motor; lugarzinho desconfortável!) deve ser apagada no -500. O -500 também tem duas saídas extras (uma em cada lado) sobre as asas. O kit da Airfix não tem APU. Se você quiser instalar uma, use um pequeno tubo plástico, apontando para cima, colocado no cone de cauda. O grande tail-skid atrás das barbatanas devem ser removidos do kit da Airfix - eles existiram apenas nos protótipos, para teste. O cone arredondado do nariz também só foi usado em protótipos. Os aviões de produção tinham uma nariz mais comprido e mais pontiagudo. Cauda: Eu penso, posso estar errado, mas a corda da cauda parece um tanto estreita. Quando montei o meu, coloquei um pequeno pedaço de estireno ao longo do bordo de ataque para corrigir isso. Asas: Tendo visto somente o kit da Airfix, não posso comentar sobre o kit da Welsh, embora possa esperar que seja bom! Isso não é o caso das asas do Airfix: A aleta da asa está errada (seria a configuração do protótipo?). Corte cuidadosamente (deixando o bordo de ataque intacto!) e coloque-o na altura do primeiro terço (a contar do centro), do segundo bordo de fuga. Os paineis/linhas do freio estão ok, mas são em alto-relevo - puristas terão que rebaixá-los. Extensão da ponta da asas, para versões de envergadura aumentada? Envergadura extra de 5.3 mm de cada lado, com corda constante. Motores: O -200 era motorizado pelos Speys Mk 506. As outras versões receberam os Speys Mk 511 e 512 em naceles mais compridas. Muitos deles tinham exaustores específicos que o modelista pode reproduzir facilmente com um tubo de estireno (diametro aprox.: 5mm)
Texto: Laurent Herjean
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