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Como converter o Airfix Trident 1C em outras versões Conversão do Hasegawa L1011-1 para L1011-500 (1/200)

Breve história:
Introduzido em 1978, a série L1011-500 era a tentativa da Lockheed de aumentar as vendas do seu Tristar com um modelo de alcance muito longo. Isso foi feito com a diminuição da fuselagem (4.1m), aumentando a envergadura das asas (2.7m) e novos ailerons. Finalmente união tipo "Frisbee" foi colocada na frente do motor 2. Essa estrutura tipo rampa vindo do teto da fuselagem à entrada de ar tinha o objetivo de aumentar o alcance e reduzir o ruído. Muitas fotos dos aviões da BA não mostram essa união, não sei porquê. O alcance passou de 8376 km para 9748 km para modelos de fuselagem longa. Penso que a versão da Lockheed dos 747SP e DC8-62. Interessante também pelo fato incomum de os três aviões terem quase o mesmo tamanho de envergadura e fuselagem. Note que nem todos os aviões tiveram asas alongadas, mas eu acredito que isso tenha sido adicionado mais tarde.

Pan Am e a British Airways tinham os maiores vôos, mas TAP Air Portugal, Delta, LTU e BWA além de outras também compraram alguns. Os aviões da Pan Am foram para a United, mas não por muito tempo, quando foram passados para a Delta e a RAF. A RAF converteu-los e mais alguns da BA em aviões-tanque. Esses tanques são chamados de série K.Mk.2. Minhas fontes dizem que dos 250 Tristar contruídos, 49 era -500. Delta opera atualmente (NT: Na época desse artigo) 10. O modelo high-tech e de longo alcance não conseguiu salvar o programa comercial da Lockheed.

Dimensões
Série           Envergadura        Comprimento       Altura
-50              47.53m             54.33m            18.88m
-100/150         50.09m    164'4"   50.05m  164'2"    18.86m        
-250             47.53m             54.20m            18.88m
-500             50.09m    164'4"   50.05m  164'2"    18.88m   
Modificações no kit da Hasegawa 1/200:

Fuselagem:
O corte real da fuselagem ocorre à frente e atrás das asas. Eu não lembro qual a minha fonte (já faz dez anos que montei meu modelo), mas o corte remove .81" no total. Eu removi seis janelas à frente das asas (cada janela tem .1") e duas atrás da asa.

O corte frontal é reto e remove seis janelas. O corte traseiro é mais complicado. A união com com as asas extende-se bem atrás da fuselagem, em direção à cauda e é necessário cortá-la. Remova duas janelas bem atrás das asas, no início da união com a asa. Então corte em volta da união (Boa Sorte!). Você deve terminar com uma seção central reta do teto ao mesmo ponto embaixo, na união das asas. Mova a seção da cauda para frente e alinhe-os cuidadosamente! Certifique-se que a fuselagem continua reta, alinhando-a em uma superfície plana. É claro que isso não irá acontecer, porque a união estará no caminho, mas faça o possível. Lembre-se que você pode precisar mais peso no nariz agora.

Outra modificação é mudar a união do motor 2 com a fuselagem para o tipo "Frisbee". O kit da Hasegawa tem uma entrada tipo 727-200. O -500 tem uma rampa à frente e abaixo do motor que se eleva até a entrada (eliminando a pequena diferença entre a fuselagem e a entrada de ar) e depois se junta novamente ao duto-S. Isso pode ser feito com putty.

Eu consultei fotos para as posições de portas e janelas. A porta dianteira é seguida de 19 janelas, um espaço entre elas e a porta à frente das asas que fica à mesma distância da asa como nas outras séries. Essa é seguida de dois espaços (novamente como nos outros modelos), então porta 25 janelas e uma porta grande traseira. A porta menor dos outros Tristar foi removida e não há saída sobre as asas.

As extensões nas pontas das asas pode ser feitas cortando as pontas das peças superiores da asa. Após corte as pontas inferiores da asa na tamanho necessário. Invertendo a parte de baixo (no lado de cima da outra ponta) e vice-versa, você terá conseguido o alongamento necessário. Isso requer algum estreitamento para conseguir linhas suaves no bordo de fuga e ataque. Corte um pedaço de estireno muito fino ou até mesmo papel de máquina e cole entre os metades superior e inferior aumentado a largura da mesma

Não fiz outras modificações na cauda, motores ou controles nas asas. Os motores do -500 são Rolls Royce RB211-524B, nos modelos anteriores eram os RB211-22B. Não tenho certeza de qualquer diferença visual. Por favor, sinta-se à vontade para adicionar informações que eu tenha esquecido ou negligenciado

Referências:

  • Aviões comerciais do mundo; David Mondey
  • A Enciclopédia Ilustrada dos Aviões Comerciais; Bill Gunston
    (Grande foto do Pan Am N64911, o primeiro -500 e uma bonita visão em corte)
  • Jetliners; Clinton.H Groves
  • WIDEBODY Trijets Homepage

    Decais:

  • AD5025 destinado ao Pan Am 727 (1/144)
  • 200AD34 Pan Am (1:200)
  • A2-083 Delta L-1011 (1:200)
  • AHS2018 AIR CANADA -Two Reds Scheme (1/200)
  • A2-030 EASTERN WHITE TOP HOCKEY STICK
  • 200AD16 EASTERN
  • A2-042 TWA TWIN GLOBES (Não sei se os -500 usaram esse esquema)
  • A2-074 TWA NEW SCHEME (Não sei se os -500 usaram esse esquema)
  • Outra idéia seria fazer uma versão modificada para a RAF, usando decais e sonda de reabastecimento do kit da Hasegawa.
  • TWA 1974 (Não sei se os -500 usaram esse esquema) que é incluso nos kits da Minicraft e novos Hasegawa precisam de modificações.

    Texto: by Gary D. Bonolo

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