Todas as medidas são 1/1; Isso irá ajudar você nos cálculos de acordo com a sua escala.
Quando o primeiro protótipo do Caravelle voou em 1955, ningúem imaginou que ele seria produzido em nada menos que doze versões! Bastante, se levarmos em conta que apenas 282 aviões foram produzidos; muitas modificações foram feitas, a maioria delas visível o suficiente para ser reproduzida em escala. As versões são:
Fuselagem Janelas (p/ lado)
Protótipos 31.50 m, 103 ft 4 in 14
I 32.01 m, 105 ft 16
IA 32.01 m, 105 ft 16
III 32.01 m, 105 ft 16
6R 32.01 m, 105 ft 16
6N 32.01 m, 105 ft 16
7A (protótipo) 32.01 m, 105 ft 16
10A (protótipo) 33.01 m, 108 ft 4 in 16
10B "Super Caravelle" 33.01 m, 108 ft 4 in 18
(às vezes a última janela é fechada,
perfazendo um total de 17 janelas)
10R 32.01 m, 105 ft 16
11R (cargo door) 32.94 m, 108 ft 1 in 15 esquerda, 17 direita
12 "Super Caravelle" 36.24 m, 118 ft 11 in 21
Para nós modelistas, as graciosas linhas de um jato clássico fazem dele um "obrigatório" em nossa coleção. Disponível em várias escalas, embora o Heller 1/100 esteja agora fora de produção. O novo modelo 1/72 da Mach 2 tem sido esperado pelo mundo todo. Airfix continua fazendo o 1/144 a partir de um bom molde feito nos anos 60 e a Heller relançou o 1/220 da série "Cadet". Todos os modelos são similiareas às séries I, IA e III.
Ambos os kits da Heller tem detalhes dos rebites - escala 1/1! Cada rebite deveria parecer-se com uma abóbora. Alguma lixa será necessária aqui! O kit 1/100, embora suponha-se pertecer a série I, incorpora detalhes do protótipo: Posição da luz de pouso e 14 janelas ao invés de 16.
O Kit da Airfix, também a série I, é bom exceto que a porta da cabine é muito pequena - ao menos que você queira fazer a porta aberta (nota: As portas do Caravelle abrem-se para dentro; não para fora. A porta aberta de um Caravelle é apenas um buraco!), massa e lixa irão resolver. Os cabides dos motores são muito grandes, curte o cabide pela metade e ajuste essa metade à curvatura da fuselagem, se necessário.
O kit da Mach 2 tem vários detalhes interessantes, incluindo acabamento interno, mas os decais poderiam ser melhores. A parte de baixo das janelas do cockpit deveriam inclinar-se para frente muito suavemente, e os freios aerodinâmicos devem ser movidos alguns milímetros à frente.
O Densil Wade da Welsh Models é considerado um Caravelle 12, vacumform, na 1/144.
Os detalhes a saber para as conversões são os seguintes (baseados nos kits I e III disponíveis):
Protótipos:
Fuselagem curta
Sem antena dorsal
Luzes de pouso no radome
Porta de Carga
Naceles dos motores curtos
I, IA:
Kits da Heller e Airfix. Ambos são visualmente idênticos, diferindo somente por versões diferentes do motor RR Avon. Todos os I foram convertidos para IA e então para o padrão III (exceto o SAS OY-KRB, c/n 14, desativado em 1960).
III, 6N:
Kit da Mach 2. Todas as versões são idênticas, a única diferença do I/IA são seus exaustores tipo "tulipa" (seis pétalas).
6R:
O 6N com reversores de empuxo (não notável para fins de modelismo) e janelas do cockpit aumentadas. Os entregues para a United não tinham antena dorsal (c/n 86 a 104 e 114).
7A "Santa Maria":
c/n 42, N420GE, originalmente um III, convertido pela General Electric com CJ.805-23C.
10A "Horizon":
c/n 63, contém todas modificações para o 10B (ver a diante) além de motores GE CJ.805-23C.
10B "Super Caravelle":
Um 6R com:
Sem antena dorsal (exceto c/n 183, 184, 186, 190, 212, 249, 266, 268)
1 m (3'4"), 2 janelas, alongado à frente da asa (em alguns deles, a última janela era fechada, mas o espaço era mantido à frente do motor)
Extensão do bordo de ataque com área extra e um diedro negativo próximo à fuselagem
Aletas das asas de tamanho diferente e localização modificada
Uma junção onde os estabilizadores encontram com a deriva
Uma divisão do leme resultado dessa junção. O bordo de fuga do leme inferior é vertical
Estabilizadores aumentados, 70 cm (2'3") de cada lado
Um pequeno sulco antecedendo as entradas de ar de cauda
Janelas da cabine levantadas em 20 cm (8"). Alinha com a janela da porta, que permanece no lugar; essa diferença não é visível em escala!
Motores P&W JT8D com cabides modificados - seu bordo de fuga é modificado em um formato triangular para acomodar os condutores dos exaustores.
Exaustor da APU no cone de cauda.
Das quatro saídas sobre as asas, as duas à frente são maiores.
10R:
Um 6R com novos cabides e motores JT8D, e antena dorsal
11R:
Um 10R com 93 cm (3'1") alongados a frente das asas, uma porta de carga no lado esquerdo (3.32 m x 1.835 m / 10'11" x 6') e APU.
12:
Um alongamento do 10B, 2 m (6'6") à frente das asas e 1.21 m (4') atrás, com qautros saídas sobre as asa aumentadas. Das 21 janelas de cada lado, a última delas e separada por um espaço maior
Eu espero que isso ajude você a construir seu próprio Caravelle.
Texto: Laurent Herjean
Referências:
Sud Est Caravelle; Alexandre Avrane
Replic (France), Maio 1999