Airbus A300

  Airbus A320

  Airbus A330/340

  Bac 1-11

  Bae 146

  Boeing 707

  Boeing 727

  Boeing 737

  Boeing 737NG

  Boeing 747

  Boeing 757

  Boeing 767

  Boeing 777

  Caravelle

  Comet

  DC8

  DC9

  DC10

  Fokker 100

  Trident

  Tristar

 <<Voltar
Como converter o A330/340-300 em -200

O Aribus A330 e A340 pertencem a uma mesma família e usam uma estrutura comum. A diferença óbvia é que o A330 é um bimotor, enquanto o A340 é quadrimotor.

Os direitos exclusivos de reprodução dos aviões da Airbus foram, recentemente, cedidos à Revell Germany, ou seja, somente a Revell faz os A330 e A340, ambos na 1/144 e na fôrma do -300. Assim como no real, ambos os kits são o mesmo com a diferença dos motores. Inclusive, a caixa do A330 vêm com o trem central do A340, com a indicação "não usar"!

A escolha da Revell pelo -300 é muito conviniente para nós...e para eles. Para nós, a versão -200 é menor que a -300 e a conversão é quase somente cortar alguns pedaços da fuselagem. Para eles porque ao contrário do -200, a fuselagem do -300 é idêntica para o A330 e A340. É importante notar que o A330-200 é mais curto que o A340-200.


A330-200        59.00 m         193 ft 7 in
A330-300        63.70 m         208 ft 10 in
A340-200        59.40 m         194 ft 10 in 
A340-300        63.70 m         208 ft 10 in
A340-500        67.90 m         222 ft 7 in 
A340-600        75.30 m         247 ft 3 in
(Dados: Airbus e Airliners.net)

A conversão mais fácil é a do A340. Primeiro remova 4 janelas entre a porta 2 um pequena parte onde a janela está faltando (12.9 mm): Ao invés de 8 janelas, você terá 4. Nota: Muitas companhias fecham algumas janelas, então analise as fotos com cuidado. As janelas fechadas, costumam ser visíveis ainda. Você precisará fazer um zig-zag no corte, pois o encaixe das asas deve ser mantido intacto e localizado abaixo da porta 2.

4 janelas devem ser removidas entre as portas 3 e 4. Se você prefere abrir janelas, lembre-se de removê-las imediatamente atrás da porta 3. Como qualquer Airbus wide-body o piso da e as janelas levantam-se suavemente, como em um teatro e você não irá querer refazê-las. Fazendo isso, você também manterá a porta de carga que deve haver no -200.

Todos os A340 tem um trem central. Você deve notar que a porta 3 é menor que as outras. Veja as fotos! No kit isso deve ser corrigido. Uma linha colorida irá corrigir isso facilmente, mas é uma pena, pois as portas da Revell são bem entalhadas.

Não há escolha de motores no A340, todos são impulsionados por 4 CFM-56-5C (os mesmos da linha A320)

Para conversão do A330-300 para A330-200, as 4 janelas entre as portas 2 e 3 devem ser removidas, extamente como no A340. 6 janelas (19.4 mm) devem ser removidas entre as portas 1 e 2, de preferência, próximo a porta 2 se você quiser manter a porta de carga no lugar certo!

O A330 tem três opções de motores: GE CF6-80E1 (fornecido em todas as caixas de Revell A330), PW4000 (somente no Revel LTU A330) e RR Trent 700, disponível como acessório da e XXX. A TAM, única operadora nacional do A330-200, os tem com motores CF6 e PW4000.

Devido a comprimento menor, a deriva e estabilizadores do -200 são maiores que no -300. Além da deriva mais alta, ela tem uma corda maior; Use um plasticard de 3.8 mm de altura e 7.9 mm de comprimento. O comprimento será a base para se colocar um novo bordo de ataque da deriva. Alguma massa e lixa serão inevitáveis! Os estabilizadores também são maiores, mas não achei nenhuma informação a respeito.

As novas versões do A340, -500 e -600, voam desde 2002. Eles tem uma fuselagem alongada (mais comprido que um 747). No entanto, os kits existentes não irão ajudar, pois tem novas asas (mais 3.20 m / 11 ft) e enflechamento (31.1 graus ao invés de 30). Além disso, o -600 tem um novo trem de pouso central com quatro rodas ao invés de duas.

Texto: Laurent Herjean
Atualização:

Referências:
Airways No 56, Março/Abril 1999
Airline Modeller No 17, Julho 1999, Ed. AHS, www.airline-hobby.com

Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1366 x 768