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Como converter o A330/340-300 em -200
O Aribus A330 e A340 pertencem a uma mesma família e usam uma estrutura comum. A diferença óbvia é que o A330 é um bimotor, enquanto o A340 é quadrimotor. Os direitos exclusivos de reprodução dos aviões da Airbus foram, recentemente, cedidos à Revell Germany, ou seja, somente a Revell faz os A330 e A340, ambos na 1/144 e na fôrma do -300. Assim como no real, ambos os kits são o mesmo com a diferença dos motores. Inclusive, a caixa do A330 vêm com o trem central do A340, com a indicação "não usar"! A escolha da Revell pelo -300 é muito conviniente para nós...e para eles. Para nós, a versão -200 é menor que a -300 e a conversão é quase somente cortar alguns pedaços da fuselagem. Para eles porque ao contrário do -200, a fuselagem do -300 é idêntica para o A330 e A340. É importante notar que o A330-200 é mais curto que o A340-200. A330-200 59.00 m 193 ft 7 in A330-300 63.70 m 208 ft 10 in A340-200 59.40 m 194 ft 10 in A340-300 63.70 m 208 ft 10 in A340-500 67.90 m 222 ft 7 in A340-600 75.30 m 247 ft 3 in (Dados: Airbus e Airliners.net) A conversão mais fácil é a do A340. Primeiro remova 4 janelas entre a porta 2 um pequena parte onde a janela está faltando (12.9 mm): Ao invés de 8 janelas, você terá 4. Nota: Muitas companhias fecham algumas janelas, então analise as fotos com cuidado. As janelas fechadas, costumam ser visíveis ainda. Você precisará fazer um zig-zag no corte, pois o encaixe das asas deve ser mantido intacto e localizado abaixo da porta 2. 4 janelas devem ser removidas entre as portas 3 e 4. Se você prefere abrir janelas, lembre-se de removê-las imediatamente atrás da porta 3. Como qualquer Airbus wide-body o piso da e as janelas levantam-se suavemente, como em um teatro e você não irá querer refazê-las. Fazendo isso, você também manterá a porta de carga que deve haver no -200. Todos os A340 tem um trem central. Você deve notar que a porta 3 é menor que as outras. Veja as fotos! No kit isso deve ser corrigido. Uma linha colorida irá corrigir isso facilmente, mas é uma pena, pois as portas da Revell são bem entalhadas. Não há escolha de motores no A340, todos são impulsionados por 4 CFM-56-5C (os mesmos da linha A320) Para conversão do A330-300 para A330-200, as 4 janelas entre as portas 2 e 3 devem ser removidas, extamente como no A340. 6 janelas (19.4 mm) devem ser removidas entre as portas 1 e 2, de preferência, próximo a porta 2 se você quiser manter a porta de carga no lugar certo! O A330 tem três opções de motores: GE CF6-80E1 (fornecido em todas as caixas de Revell A330), PW4000 (somente no Revel LTU A330) e RR Trent 700, disponível como acessório da e XXX. A TAM, única operadora nacional do A330-200, os tem com motores CF6 e PW4000. Devido a comprimento menor, a deriva e estabilizadores do -200 são maiores que no -300. Além da deriva mais alta, ela tem uma corda maior; Use um plasticard de 3.8 mm de altura e 7.9 mm de comprimento. O comprimento será a base para se colocar um novo bordo de ataque da deriva. Alguma massa e lixa serão inevitáveis! Os estabilizadores também são maiores, mas não achei nenhuma informação a respeito. As novas versões do A340, -500 e -600, voam desde 2002. Eles tem uma fuselagem alongada (mais comprido que um 747). No entanto, os kits existentes não irão ajudar, pois tem novas asas (mais 3.20 m / 11 ft) e enflechamento (31.1 graus ao invés de 30). Além disso, o -600 tem um novo trem de pouso central com quatro rodas ao invés de duas.
Texto: Laurent Herjean
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