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Como Converter o Fokker 100 em F70 ou F28

Especificações

(Valores para um modelo 1/144)
Variante          Comprimento                       Envergadura
F28-1000        89'10¾",  27.40 m               77'4¼",  23.58 m
F28-1000C       Mesmo que o F28-1000 com porta dianteira de carga, do lado esquerdo
F28-2000        97'1¾",   29.61 m               77'4¼",  23.58 m
F28-3000        89'10¾",  27.40 m               82'3",   25.07 m (sem slats no bordo de fuga)
F28-4000        97'1¾",   29.61 m               82'3",   25.07 m (sem slats no bordo de fuga)
* F28-5000      89'10¾",  27.40 m               82'3",   25.07 m (com slats no bordo de fuga)      
* F28-6000      97'1¾",   29.61 m               82'3",   25.07 m (com slats no bordo de fuga)      
F70             101'4½",  30.91 m               92'1½",  28.08 m
F100            115'10¼", 35.31 m               92'1½",  28.08 m

Em suma, o F28 é disponibilizado em dois tamanhos de fuselagem e envergadura. A asa mais longa é disponibilizada com ou sem slats do bordo de fuga.

*O F28-5000 nunca foi produzido. Dois -6000s foram fabricados, mas nunca entregues. Ambos foram modificados para o -4000s e entegue para a Air Mauritanie (um caiu devido ao mau-tempo).

Asas:
Essa é, provavelmente, a coisa mais fácil a fazer. De um Revell F100 1/144:

  • para F70: sem modificações
  • para -3000, -4000, -5000, -6000: remova 0.49" (10.4 mm) de cada ponta
  • para -1000, -1000C, -2000: remova 0.62" (15.6 mm) de cada ponta
  • Para qualquer F28: adicione uma aleta no bordo de ataque. Ela fica a meio-caminho entre a fuselagem e o primeiro ângulo do bordo de fuga. No F70 e F100, essa aleta é deslocada para a frente do mesmo ângulo e é menor que no F70/F100. Cuidado, isso está faltando no kit da Revell!
  • O formato das pontas das asas do F28 é diferente do F70/F100: são mais arredondadas. Também, a corda do F70/100 é um pouco maior.

    Estabilizadores:
    Veja que o F28 são mais curtos que no F70/100. Corte toda a última borda dos estabilizadores - Ok, é no olhômetro mesmo. O formato também é diferente; eles são mais arredondados.

    Fuselagem:
    (Incluindo muita observação e as instruções de Russell Brown para o F70; ver Airline Modeller Volume 3 Número 2, Julho 1997, www.airline-hobby.com)
    Do 1/144 Revell F100...:

  • Para F70: remova 15 mm (5 janelas) à frente da asa e 14.8 mm (aprox. 5 janelas) atrás. Tire as três portas de carga do F100; A porta do meio é apagada no F70 (à frente da asa). A posição da porta dianteira de carga com o nariz muda um pouco (para baixo), mas não me preocupo com isso, em 1/144. Apague a saída dianteira sobre a asa, mas deixe a janela.
  • Para F28-2000, -4000, -6000: remova 24 mm (7 janelas) à frente da asa e 17 mm (5 janelas) atrás.
  • Para F28-1000, -1000C, -3000, -5000: remova 31.5 mm (9 janelas) à frente da asa e 23 mm (5 janelas + saída traseira sobre a asa e o espaço deixado por ela) atrás da asa. Apague a saida sobre a janela traseira. Onde o espaço foi deixado, fazer duas novas janelas. Nos cargueiros, remova as janelas frontais 2 e 6 - é onde ficam as bordas das portas de carga.

    Motores:
    RR Tay impulsionam os novos F70 e F100. O velho F28 era impulsionado pelos RR Spey, menores em diâmetro. Uma troca não tão ruim para os originais Revell Tays é um conjunto de RR Avons do Caravelle da Airfix - corte os exaustores. Não encaixa corretamente, mas com um pouco de trabalho eles ficarãm bem.

    Texto: Laurent Herjean
    Agradecimentos: Johan van Hasselt

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