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Como converter o Airfix Trident 1C em outras versões

O Trident foi construído em quatro variantes principais. As 2E e 3B foram modificadas durante sua vida operacional. Pontas das asas foram cortadas depois que falhas estruturais foram descobertas:

Variantes:                       Comprimento                      Envergadura
1 / 1C                         114'9"  34.97 m                 89'10"  27.38 m
1E                             114'9"  34.97 m                 95'     28.96 m
2E antes das mod.              114'9"  34.97 m                 98'     29.87 m
2E depois das mod.             114'9"  34.97 m                 95'     28.91 m
3B antes das mod.              131'2"  39.98 m                 98'     29.87 m
3B depois das mod.             131'2"  39.98 m                 95'     28.91 m

Fuselagem:

O Trident 3 foi um alongamento das versões anteriores: + 16'5" (5.01 m) foram adicionadas em 3 lugares:

  • + 22", (0.56 m) pouco atrás da primeira porta
  • + 79", (2.01 m) entre a segunda porta e a asa
  • + 96", (2.44 m) atrás da asa

    Em 1/144, isso seria:

  • + 0.15", (3.9 mm) (1 janela)
  • + 0.55", (14 mm) (+/- 4 janelas)*
  • + 0.67", (16.9 mm) (+/- 4 janelas + espaço vago)*

    (*) Nas versões do Trident, as janelas não são iguamente espaçadas entre a porta 2 e os motores. Isso não aparece no kit da Airfix.

    No Trident 3, uma porta de serviço (não uma porta traseira) foi adicionada. Ela é separada do motor por uma janela, A'la 727-200 (nesse caso, ele tem duas janelas).

    Cauda:

    As caudas do 1 e 2 tem alguns detalhes diferentes, mas são praticamente a mesma. O Trident 3 tem uma cauda de mesmo tamanho, mas um pequeno motor auxiliar foi adicionado na base, acima do motor central. O leme é menor. A APU foi movida para acima do duto-S, a junção da deriva com o motor 2 se dá em um ponto mais alto. Também, no 3, o bordo de ataque da deriva e o duto do motor 2 encontram-se em ângulo. Nas versões anteriores, esse encontro era curvado.

    Foi dito em um fórum que o kit da Airfix tinha reproduzida o exaustor da APU no 1C, mas de ponta-cabeça. O meu deve ser um molde antigo, pois não vejo nada. O exaustor da APU parece-se com um pequeno entalhe na parte de baixo do leme, onde a APU está instalada. Isso é correto para os 1 e 2. No 3 eu assumo que o exaustor seja uma pequena grande no lado esquerdo da entrada de ar... alguém sabe?

    Asas:

    Asas dos Trident

    Essa é a parte difícil! Entre as quatro versões, não menos que seis desenhos de asa foram usadas! Isso sem contar os inúmeros arranjos das aletas de asas. As aletas internas, externas ou ambas nunca estavam na mesma posição. Tenho fotos do 1/1C que mostram todas os arranjos possíveis, exceto o do próprio 1C.

    O bordo de ataque tem um notável diedro extra, aproximadamente na terceira parte da asa. É um ângulo respeitável, embora não tanto quanto um Caravelle. Esse detalhe foi totalmente ignorado no kit da Airfix e provavelmente é difícil de corrigir.

    Modelos 1 a 1E:

  • envergadura aumentada: + 0.22", (5.5 mm) de cada lado

    Modelos 1 a 2-não-modificado:
    A corda da asa é aumentada como o descrito (medidas para 1/144 Airfix):
    O bordo de fuga original consiste de duas linhas, interna e externa, formando um ângulo, no primeiro terço da asa. Imagine um ponto cerca de 2 mm atrás do ponto onde as linhas formam um ângulo. Agora junte a raíz da asa a esse ponto (novo bordo interno) e desse ponto à ponta da asa (novo bordo externo). Pode-se ver que o ângulo entre ambos diminui um pouco.

    Se você quer, realmente, levar isso adiante, observe que os flaps não precisam ser reposicionados, apenas reforçados após a massa e lixa. Já os ailerons, flaps externos e freios deverão ser reposicionados para que formem um desenho próximo ao original na asa refeita.

  • Comparando com a asa original do Airfix 1C, existe um pequeno aumento da envergadura, +0.34" (8.6 mm), de cada lado. A junção entre a borda e bordo de ataque é muito sutil - na verdade, não forma um ângula, mas uma pequena curva, ao contrário do 1C. Os bordos de ataque e fuga são a continuação daquilo que você está construíndo.

    Modelos 1 a 2-modificado:

  • Mesmo que as acima, exceto pela envergadura reduzida - mas maior que no original 1: +0.21" (5.3 mm).

    Modelos 1 a 3-não-modificado:

  • (Para experientes (ou masoquistas) Agora existem três linhas no bordo de fuga. O primeiro vai de um ponto 1 mm atrás da raíz da asa a outro a 3 mm do ângulo interno. O ponto final da asa fica 1 mm atrás da ponta original. Marque um ponto que fique a 23 mm de distância da ponta da asa. Agora una todos os pontos. Esse será seu novo bordo de fuga. A diferença de ângulos externo não é muito visível.
  • Todos os flaps e ailerons mudam: Maiores flaps externos, maiores freios e ailernos menores e rearranjados.
  • Existe um aumento de incidência das asas (+2.5 graus)
  • Comparando com a asa original do Airfix 1C, existe um pequeno aumento da envergadura, +0.34" (8.6 mm), de cada lado. A junção entre a borda e bordo de ataque é muito sutil - na verdade, não forma um ângula, mas uma pequena curva, ao contrário do 1C. Os bordos de ataque e fuga são a continuação daquilo

    Modelos 1 a 3-modificado:

  • Mesmo que as acima, exceto pela envergadura reduzida - mas maior que no original 1: +0.21" (5.3 mm).

    Caixa das Asas

    Como resultado da modificação da incidência da asa no Trident 3, a caixa das asas é mais "gorda". Em uma visão 3D do 1 e 2, a caixa é chata, uma linha reta une a caixa do trem dianteiro à porta de carga. No trident 3, a caixa é ligeiramente inchada embaixo - Parecido com o ERJ145, mas não tão exagerado.

    As fuselagens curtas tem uma pequena porta de carga (?) atrás da caixa das asas, geralmente colocada do lado esquerdo (mania inglesa? os VC10 também tinham-nas semelhantes). Como conseqüência, as junções da asas eram assimêtricas, sendo mais curtas do lado esquerdo. Isso foi totalmente ignorado no kit da Airfix. No Trident 3, existe um amplo local para essa porta e ambas as junções têm o mesmo tamanho.

    Trem de Pouso:

    A Airfix esqueceu totalmente o detalhe do trem de pouso. Sim, veja! O trem do nariz é um pouco fora do eixo central, do lado esquerdo. Isso é porque ele não recolhe longitudinalmente como aviões "normais", recolhe dobrando-se para a direita. Quem inventou o Trident seguiu premissa "pra-quê-simplificar-se-pode-complicar?": Não somente trens de pouso centrais têm quatro rodas em um único eixo, mas eles pivotam 90 graus ao recolher, para caberem no compartimento.

    Esse documento é apenas uma tentativa de listar todas as diferenças que podem ser vistas em todas as versões do Trident.

    Texto: Laurent Herjean
    Agradecimentos: Richard Walker

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