Airbus A300

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Como converter o Airfix A300B2 em outra versão
(com dicas para o Revell A310)

Variantes do A300:

B1              Primeiros dois protótipos, fuselagem curta.
B2, B4          Primeiros tipos em produção, diferentes pesos operacionais.
B2K, B4K        B2, B4 com flaps Kreuger - não visível em  1/144!
-600            Tecnologia avançada,
                componentes do A310,
                asa melhorada,
                aumento da fuselagem e tamanho da cabine.
-600R           Alcance Extendido -600
..C, ..F        Versões cargueiro e Combi.
ST              Super Cargueiro "Beluga"

Variantes do A310:

-200            Versão básica
-300            Com Winglets

Kits disponíveis:

A300B2:

  • Airfix 1/144, Air France (pintura antiga) e Lufthansa. Fora de linha.
  • Airfix Americana 1/144, Eastern. Mesmo molde. Fora de linha.
  • Heller 1/125, Air France (pintura atual). Fora de linha.

    A300B4:

  • Hasegawa 1/200.

    A310-200:

  • Revell 1/144 Revell, KLM. Fora de linha.

    A310-300:

  • Revell 1/144 Revell, Balair CTA. Fora de Linha.
  • Revell 1/144 Revell, Interflug.

    A300-600ST

  • Revell 1/144.

    Dimensões:

    
                                      A300B2, B2K   A300-600
    1/1 Dimensões:         A300B1     A300B4, B4K   A300-600R   A300-600ST     A310
    Envergadura            44.84 m      44.84 m      44.84 m      44.84 m      43.90 m
                           147" 1'      147" 1'      147" 1'      147" 1'      144"
    Comprimento            50.97 m      53.62 m      54.08 m      56.16 m      46.66 m
                           167" 2'      175" 1'      177" 5'      184" 3'      153" 1'
    
         No -600 e -600R o comprimento total é resultante de 3 seções adicionadas, 
    5'3" (1.59 m), atrás da porta número 3 e uma menor seção de cauda - 3'8"
     (1.13 m) removidos.
    
    Altura                 16.94 m      16.94 m      16.26 m      16.61 m      16.26 m
                           55" 7'       55" 7'       53" 4'       54" 6'       53" 4'
    

    Motores:
    No A300 podia usar CF6 ou JT9D. O Airfix A300B2 e Beluga têm CF6 de gerações diferentes - quase intercabiável entre os modelos, mas não exatamente. O motor alternativo, JT9D, não parece ser muito diferente do CF6, exceto que ele não tinha um cone de ejeção visível, exaustores um pouco mais compridos e a parte traseira do cabide de forma diferente.

    Notas de Conversão:
    O objetivo desse artigo não é realmente manipular os kits existentes de A300B2, A310-200, A310-300 e Beluga; eles têm qualidade suficiente para fazer um modelo convincente. No entanto, um cometário: o Beluga é feito com uma tecnologia nova, com linhas de painel rebaixadas. O Airfix e os dois Revell são da década de 70 e 80, respectivamente ... com linhas de painel em alto-relevo.

    Uma falha da Airfix é não reproduzir o formato curvado das portas dianteiras. Se você construir o modelo com portas fechadas, um pouco de lixa e um decal corrigido da porta irão resolver. Se você quiser portas abertas, então pegue sua X-acto e comece a trabalhar! O A310 da Revell tem portas fechadas com o formato correto.

    A300B1:
    O B1 é basicamente uma redução do B2 (5 seções). Em 1/144, a diferença é 0.7" (8.4 mm). Remova 0.3" (7.4 mm) (duas janelas) à frente da asa e 0.4" (11 mm) atrás da asa, mas antes da porta 3. Note que uma única entrega (F-WUAC, então OO-TEF) tinha uma porta 3, na primeira entrega (F-WUAB, então F-OCAZ) ela foi subsittuida por duas janelas. O B1 não tinha janelas atrás da porta 4 (todos os outros têm uma). Nos primeiros meses, via-se duas janelas no lado esquerdo, atrás da porta 4, uma junto a porta e outra quase na raíz da cauda, entre elas um espaço. Isso parece ter sido removido na segunda entrega comercial - OO-TEF.

    A300B1, B2, B2K, B4, B4K e cargueiros:
    Você pode usar a asa do Revell Beluga, pois ela tem mais detalhes que a da Airfix. Mudanças: Remova os winglets, rebaixe um novo aileron e faça um aleta no bordo de ataque do tipo do 727, aproximadamente a 3/5 da distância entre o motor e a ponta da asa, partindo do motor.

    A300-600, -600R
    Você pode juntar a fuselagem do Airfix, com as asas dos Revell Beluga e os estabilizadores (e as junções apropriadas com a fuselagem). Um kit pelo preço de três, má idéia! A fuselagem é mais comprida com três janelas adicionadas atrás da porta 3 - 0.4" (11 mm) e uma pequena seção removida sob a cauda - 0.3" (7.8 mm). Quando cortar essa seção, você precisará ajustar as demais seções com massa e lixa nessa parte. Observar que com as três janelas extras a porta traseira é movida para trás, sob a raíz da cauda. Não é problema caso você esteja fazendo janelas e portas com decais. Modelistas que fazem janelas abertas irão usar sua furadeira...

    Observe que os A300, A310, A330 e A340 compartilham a mesma fuselagem e seção de nariz. Isso vem a calhar se você estiver convertendo um A330/40-300 para a -200 (Veja o artigo específico): a fuselagem restante serve teoricamente para alongar um Airfix B2 em -600 ou -600R.

    A300 ..C, ..F (COMBI e CARGUEIROS)
    Esse NÃO é o A300-600ST Beluga. Aparentemente somente o B4 e -600 (e derivados) existem como cargueiros, vindos da fábrica ou convertidos. Na teoria nada impede que os B2 sejam convertidos também, embora ninguém o tenha feito.

    Não tenho idéia das diferenças entre um C e F. Para mim, ambos são como A300 com porta de carga e geralmente, sem janelas. No A300F com janelas, apague as nove janelas entre as portas 1 e 2. Janelas 2, 3 e 9 são apagadas onde fica as bordas da porta de carga. Janelas 4 e 8 ficam na porta de carga. are. Windows 4 to 8 are in the cargo door.

    Nos A300F sem janelas, somente as portas 1 e 4, de ambos os lados, são mantidas Existe uma janela entre a porta 1 e a porta de carga e uma sobre as asas.

    Texto: Laurent Herjean

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